Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gaps de competência : o que fazer com o seu

Gaps de competência : o que fazer com o seu
Laís Santiago
jul. 7 - 4 min de leitura
000

 

Fala gente, tudo bem ? Espero que sim!

Geralmente quando se fala de gaps é o RH tratando de entender os dos seus colaboradores, mapeando para melhor diagnosticar o que vai precisar fazer para diminuir ou resolver essa questão.

Mas, e você universitário que está procurando estágio ou emprego ?

Ou quer fazer uma transição de carreira  e sabe que vai necessitar sair da organização que está, para outra.

Como saber seus gaps desempregado, não é verdade ?

Então... vamos entender algumas definições e para que isso aconteça, precisamos trazer conceitos atualizados e de fontes que dominam mais o assunto no mercado.

O que são gaps de competência ?

Conforme  a startup Tangerino , são diferenças entre o perfil ideal de talentos desejado para determinado cargo ou função e aqueles que o profissional realmente possui.

Na identificação dos gaps de competência é  que se pode definir estratégias para aperfeiçoar as habilidades das equipes e por isso é fundamental identificar rapidamente o que pode estar prejudicando a produtividade e a entrega dos resultados da organização.

Dicas para diminuir ou resolver seus gaps de competência e dar seu próximo passo na carreira em direção ao que você quer

  • Pesquise e em seguida mapeie as competências e habilidades do cargo que você quer conseguir, para que possa saber o que a vaga pede e você não tem. Nesse momento pode aproveitar para ver salários, palavras -chave para colocar no currículo ,por exemplo, nesse artigo aqui, vai conseguir encontrar sites de  referência.
  • Depois que descobri o que precisa ter de habilidades dentro do requisito da função, será necessário criar um plano de ação, também conhecido  como PDI (Plano de Desenvolvimento Individual),dá para montar de boa,clique aqui para ver a instruções .
  • Pesquise os objetivos das organizações que envia currículo, pode ser que você já tenha alguma habilidade que possa se destacar na entrevista, seu ponto forte. Será contratada (o) para resolver problemas da empresa, certo?
  • Se estiver em transição de carreira entenda seus gaps,mas não esqueça das suas habilidades transferíveis, são fundamentais.
  • Como estão em busca de uma oportunidade, é importante desenvolver o autodidatismo, entenda melhor aqui.
  • Recomendo que leia um pouco do que é o CHA e  Deep skills vai te ajudar a ter mais motivação em relação a sua carreira.
  • Nada como a prática aliada a tantas possibilidades teóricas, então não se esqueçam, se por acaso vocês puderem realizar um trabalho voluntário, faça ! Pode abrir muitas portas e acelerar seu desenvolvimento, te explico as vantagens aqui.
  • Trabalhe suas crenças limitantes e passe a  exercitar seu mindset de crescimento, o medo, achar que não vai chegar sua vez muita das vezes são pensamento recorrentes ,isso prejudica muito. A inteligência emocional deve ser aliada.
  • Não adianta fazer tudo acima e não ativar ou manter seu networking né ?Ele poderá te salvar em algum momento, então esteja o mais preparado(a) possível. 
  • Esteja no Linkedin para ontem e no Peixe 30 também, conseguirá ver o movimento do mercado de trabalho bem de perto.
  • Usufruam  ao máximo das metodologias ativas de aprendizagem  e da era do lifelong learning que estão disponíveis para você, para facilitar sua aprendizagem .
  • Fique por dentro de temas atuais como trabalhabilidade e empregabilidade e suas diferenças, pois o futuro é agora!

Planeje, tenha foco no seu compromisso e acima de tudo gestão do tempo e flexibilidade, pois não é fácil, muita coisas poderão atravessar seu PDI e te tirar do seu caminho para almejar seus objetivos de carreira.

Seja perseverante, o mercado está exigente, mas procure através do autoconhecimento achar seu diferencial e trabalhar em cima das dicas citadas, pois quando a vaga certa chegar, o  match terá o percentual suficiente para você conseguir sua oportunidade.

Confie e seja protagonista da sua carreira, ela depende somente de você!

 

Até...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você