Fala gente,tudo bem?
O termo mais conhecido pela galera é emprego . Isso vem muito da influência da geração Baby e X . Nossos pais e avós sempre falando da necessidade da carteira assinada.
E antigamente o mercado de trabalho se modificava de maneira um pouco mais lenta,ter um emprego ''fixo'' continua tendo a sua importância para muita gente,é claro, mas sabemos que a geração Y e Z não prioriza e nem vê a ''estabilidade'' da mesma forma e tudo bem!
E você, é um profissional empregável no dias atuais ?
E trabalhabilidade, já ouviu falar ?
Uma definição objetiva da Gupy , esclarece bem o que é empregabilidade :
''A empregabilidade é caracterizada pela busca constante do aprimoramento das habilidades profissionais de um indivíduo, com o objetivo de se tornar apto à atender as demandas do mercado de trabalho.''
Para ser empregável hoje em dia, o profissional precisa entender que é fundamental se manter atualizado,se permitir ter uma visão ampla da área que pretende ficar ou entrar. Acompanhar as mudanças rápidas que acontecem no mercado,está aberto a utilização de tecnologia.
O autoconhecimento é fundamental para você entender quais são suas competências e habilidades. Seus pontos fortes e os que faltam desenvolver, justamente para saber o quão está empregável ou não,se tratando de seus objetivos de carreira.
Se você está em transição, o caminho a seguir deve ser o mesmo. Começar do zero é um pensamento muito comum quando falamos desse assunto e fazer mudanças não é uma tarefa fácil.
Em seguida, precisará se recolocar e será preciso participar de processos seletivos em que terão profissionais com mais experiências, na área em que você é novato.
Sendo assim,oriento sempre que fiquem atentos as suas habilidades transferíveis,além de desenvolver as novas que a área solicita. Tenho um outro artigo que falo melhor dessas habilidades,clica aqui.
E já adianto uma coisa : é mito esse lance de ''começar do zero''.
Antigamente, a maneira como as carreiras eram desenhadas era outra , as chamadas : carreiras tradicionais (sólidas) ,eram as organizações que ficavam à frente dessas decisões em relação aos seus funcionários, e nem se falava de transição de carreira,por exemplo.
Hoje não só as carreiras, como o mundo, estão mais líquidos . Se quiser entender melhor desses conceitos, clique aqui. E como pensar nisso, sem falar de trabalhabilidade ?
A Workalove é uma edtech que aborda muito a trabalhabilidade dos alunos e fecha parcerias com instituições do ensino superior por todo o Brasil, e tem compromisso com o sucesso do estudante.
E a definição que ela traz é a seguinte:
''A Trabalhabilidade é entendida como a capacidade que o ser humano tem em absorver habilidades, conhecimentos e competências para gerar renda, trabalho e riquezas. Seja como empreendedor, como autônomo ou como profissional liberal. Se traçarmos um paralelo com a língua inglesa e analisarmos o conceito de “work ability”, o sentido no português para “trabalhabilidade” significa a capacidade ou potencial produtivo de uma pessoa para gerar soluções efetivas em um determinado contexto. ''
''O diferencial entre ambas está na capacidade de mobilizar a criatividade humana, a colaboração e as mais diversas habilidades desenvolvidas ao longo da vida profissional do indivíduo que vão muito além das experiências profissionais. A trabalhabilidade atende a um mercado que busca e necessita cada vez mais de profissionais criativos, flexíveis e adaptáveis.''
Convido vocês a seguirem as redes da Worka, tem muito conteúdo gratuito e que me impacta até hoje. Ela e a AU são parceiras com propósitos parecidos e que faz muito sentido para mim. Acredito que irá agregar valor na carreira de vocês também.
#ficadica
Segue meu relato,depois de ter estudado e seguido dicas das profissionais da Worka. Você encontra outros lá na página também ,na parte dos estudantes.
Faz sentido com que acredito e surte efeito para quem segue,eu faço propaganda,sem pena! rsrsrs
Quer continuar por dentro dos conteúdos referentes a carreira ?
Me siga por aqui e no LinkedIn ,sempre posto por lá...
Inté...