Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Pesquisas necessárias que ampliam sua visão em relação ao mercado de trabalho

Pesquisas necessárias que ampliam sua visão em relação ao mercado de trabalho
Laís Santiago
Jun. 29 - 6 min read
000

 

Fala galera,tudo de boa? Espero que sim!

Entender como o mercado funciona,as tendências que surgem são fundamentais, pois, as relações e comportamentos hoje são mais rápidos e  fluidos nesse mundo contemporâneo, impactados pelo capitalismo globalizado e que a pandemia potencializou .

Caso queira entender melhor o que é a modernidade líquida, clique aqui.  Explico o novo olhar para as relações no mundo do trabalho, a diferença entre carreira líquida e a tradicional,as habilidades que esse mundo líquido pede a todos nós, para podermos melhor nos desenvolvermos dentro desse novo conceito, que vem se instalando no mercado de trabalho.

No processo de orientação profissional e de carreira (OPC),um pilar a ser trabalhado com os orientandos são informações profissionais e mercado de trabalho ,que de maneira nenhuma deve ser negligenciado,pois, influencia diretamente a tomada de decisão profissional que precisa ser consciente.

Alguns sites de referência para pesquisas de profissões e mercado de trabalho

  • Mapa de Carreiras do Vagas.com

Serviço gratuito que mostra as principais trajetórias profissionais
do mercado a partir de dados informados nos currículos de todos os candidatos cadastrados no site.

Tem informações como salário,escolaridade,formação acadêmica,cargos próximos mais comuns,divisões por gênero de cada profissão e vagas de emprego.

Tem mais de 7 mil cargos diferentes,o Vagas.com entende ser um mapa vivo das carreiras, vocês conseguem ver quais cargos mais se conectam entre si,além de conseguir saber, quais as palavras-chave que são mais colocadas nos currículos ,de acordo com a profissão pesquisada.

https://www.vagas.com.br/mapa-de-carreiras/

#Dica 1

Aproveitem essas palavras-chave para colocar no currículo de vocês, seja em um editor de texto ou no LinkedIn , e se tratando de um editor, salve sempre em PDF.

# Dica 2

É importante não só usar as palavras corretas,mas de uma forma que faça sentido com  resto do currículo,pois isso influencia na hora que o recrutador estiver buscando nos sites, os candidatos. Então,fique atento ao que está na descrição da vaga,principalmente em sites que seu currículo se encontra cadastrado,isso ajuda no melhor reconhecimento pelo robô ,na hora da busca.

Suas palavras-chave precisam estar alinhadas com a descrição da vaga!

Mais informações que podem te auxiliar a entender mais, como funciona o que explico na dica acima : Dicas de SEO para currículo: veja como ser encontrado.

  • LinkedIn

Rede social profissional em que você conseguirá visualizar o perfil  e trajetória de carreira de diversos profissionais que já estão trabalhando nas profissões que você está pesquisando.

Também é uma excelente fonte de informação para identificar vagas abertas e o que está sendo exigido para os profissionais que desejem ocupar determinado cargo.

Uma de suas principais funções é criar networking. Isso nos ajuda a nos conectarmos ao mundo do trabalho,novas áreas de atuações e profissões.

https://br.linkedin.com

#Dica 3

E em falar em rede de contatos, tenho um artigo que pode te ajudar a entender a importância disso hoje, no mundo do trabalho, e dou algumas dicas que funcionam comigo até dentro do LinkedIn e que vejo como fundamentais,clique aqui.

#Dica 4

Essa serve para você, que ainda não está na rede e não sabe nada com nada a respeito, ou que até já está,mas que não se movimenta ainda por receio e tudo bem né? Quem nunca ?

A Rock Content tem uma matéria maraaa que te dar o caminho para salvação kkk digamos assim. Super completa ,clique aqui.

  • GlassDoor

Site dedicado a divulgar vagas e a reputação das empresas. É fonte excelente
fonte de informação para checar: média salarial, reputação de empresas (na visão dos funcionários ou ex-funcionários), escopo de função / habilidades exigidas (através das vagas anunciadas).

https://www.glassdoor.com.br/index.htm

# Dica 5

Se tratando da reputação das empresas,é interessante perceber se os relatos em sua maioria, correspondem e seguem uma ''certa'' coerência e até mesmo repetições de fatos considerados bons ou ruim para cada um de vocês.

Se batem com os critérios profissionais seus,pois muita das vezes o que é relatado pode não ''encaixar'' com que você quer para sua trajetória,então o site se torna muito bom para isso,evitando você precisar entrar em uma determinada empresa para depois se dar conta que não é compatível com o clima organizacional dela. Não desconsiderando que esse risco ainda exista depois dessa busca,faz parte!

O LinkedIn também traz relatos e desabafos que acendem muita das vezes um alerta.

  • CBO – Classificação Brasileira de Ocupações

Site mantido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A CBO tem como
objetivo a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins
classificatórios junto aos registros do órgão.

Excelente opção para saber mais sobre formação exigida e atividades realizadas. Para fazer a pesquisa basta clicar na opção “Buscas” (localizada no menu lateral esquerdo) e realizar a verificação que desejar utilizando qualquer palavra-chave e os critérios de busca disponibilizados pela página.

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

#Dica 6

Atenção!!

A CBO tem o reconhecimento no sentido classificatório da existência de determinada ocupação e não da sua regulamentação. Essa classificação não tem poder de regulamentar profissões. Seus dados alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego. Clique aqui para mais informações.

  • Salário.com

Neste site você encontrará salários de todas as profissões, cargos,
remunerações, estatísticas e estudos do mercado de trabalho.

https://www.salario.com.br/

 

  • Dicas de ouro para 2022

Quer mais informações atualizadas fornecidas por uma profissional da área de carreiras,assim como eu?

Então,segue 2 vídeos bem importantes com dicas bem legais dadas pela Adriana Cubas :

Competências 2022 - O que as empresas esperam dos profissionais em 2022 !

Mercado de trabalho em 2022

 

Aproveitem e sigam nas redes esse canal no YouTube,eu super recomendo!

 

Inté...

 

#pormaisescolhasprofissionaismaisconscientes

#pesquisem

#seinformemaomáximo

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you