Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Que CHA é esse, que não é de beber? Me explica aê!

Que CHA é esse, que não é de beber? Me explica aê!
Laís Santiago
Sep. 23 - 5 min read
010

 

Falem comigo! Espero que todos estejam bem .

Para começo de conversa, gostaria de saber:

1-Você se acha competente?

2- Sabe o que é competência? 

3- Sabe quais são as suas competências? Seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos?

4- Sabe como e a importância de desenvolvê-las?

Então... essa 3° pergunta, os recrutadores adoram, inclusive. E sabe o motivo? Sua resposta trará evidências se você trabalha o autoconhecimento ou não.

O autoconhecimento é outro tema que ainda incomoda muita gente, apesar de hoje está sendo mais  abordado , acredite, quando eu falo com algumas pessoas percebo que elas ainda  associam esse tema a somente  livros de autoajuda ,outras falam que é  blá blá que não leva a nada.

Mas uma resposta que mais me chamou a atenção é quando uma pessoa disse  o seguinte :

''Eu estou há tanto tempo no piloto automático da vida e que eu tenho medo de descobri coisas a respeito de mim e não saber lidar  e nem o que fazer com elas. Sei que isso gera uma acomodação e acabo meio que deixando sempre para depois, o que pode ser uma redescoberta.''

E você, tem esse receio também ?

Mas, como chegamos nesse tal CHA ? 

Não existe uma única maneira de responder o que são competências. Diversos autores propõem variações , mas, como base,  todos defendem:

Que é um conjunto de conhecimentos ,habilidades e atitudes ,também conhecido como (CHA),esse termo é muito utilizado pela gestão de pessoas dentro das organizações, quando se trata de gestão de competências.

Existe um artigo publicado na SciELO Brasil ,que fala justamente dessa  ''construção'' do conceito de competência ,a importância e como se relaciona com o indivíduo e organização. Espero que gostem! clique aqui.

Bora lá...para as  definições.

Conhecimentos: São saberes teóricos e práticos que podem ser adquiridos pelos indivíduos.

Habilidades: Capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido para resolver problemas. 

Atitudes : São comportamentos (emoções, valores, sentimentos) de cada um. E está atrelado ao querer fazer algo.

#Dica

Não esqueça, quando estamos dentro de uma organização, precisamos ser resolvedores de problemas através do nosso conhecimento ,seja trabalhando em grupo ou sozinho. E isso, está super conectado com as atitudes que a empresa espera e precisa de você ,e como colocará suas habilidades em prol dos desafios apresentados. 

                                                                      

                                                                                  

Principais pontos  para começar  a  desenvolver suas habilidades:

  • É preciso se autoconhecer e a partir disso , ter uma noção de quais são seus pontos fortes e os que precisa desenvolver.  Não ignore essa etapa! Clique aqui ,para saber como desenvolver o autoconhecimento.
  • Tenha sempre em mente, seus objetivos pessoais e profissionais, é importante saber o que quer almejar na vida, a curto, médio e longo prazo.
  • Criar  um plano de  desenvolvimento individual (PDI) e entenda que não terá como desenvolvê-las da noite para o dia ,ou seja, precisará priorizar. Clique aqui ,para saber como fazer um PDI, não esqueça das metas e prazos ,que serão essenciais. 
  • Praticar o mindfulness, atenção é no aqui, no agora! Clique aqui, para saber mais a respeito e como começar a praticá-la. 

Importância do desenvolvimento do CHA.

  • Estar sempre em acordo com que o mercado solicita. Por isso nunca deixe de acompanhar as tendências dele, mesmo quando está inserido no mesmo.
  • Ter um diferencial perante os demais, é importante se atentar aos pontos fortes, geralmente eles são ou se tornarão, um grande diferencial seu.
  • É fundamental para conseguir observar  no futuro ,os frutos do seu sucesso.
  • Terá impactos positivos em crescimento mental, físico, emocional e social.

 

            O autodesenvolvimento também é uma soft skill, não é mesmo?

 

#Dica

 Esse tema  fundamenta a importância do fit cultural,  que é  o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato. Ou seja, o perfil do candidato deve estar de acordo e encaixar com o que é esperado na cultura organizacional de uma empresa.

Então... até para analisar se concorda com a vibe da empresa ou não, é preciso estar alinhado, primeiro , consigo mesmo!

Beba desse CHÁ !

                                                                             

                                                                           

 

#sempretorcendopornoiz

Inté...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you