Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Resenha com Foco #2: 4 LIÇÕES de como desenvolver e aprimorar seu PENSAMENTO CRÍTICO

Resenha com Foco #2: 4 LIÇÕES de como desenvolver e aprimorar seu PENSAMENTO CRÍTICO
Maria Clara Martins
set. 18 - 7 min de leitura
8 Curtidas
6 Comentários
1

Pensar pouco é abrir mão da nossa capacidade de não vivermos de modo automático, sem consciência clara e sem nitidez sobre os nossos porquês e nossos rumos. Pensar um pouco, por sua vez, é propositadamente dedicarmos algum tempo para refletir sobre certos temas e assuntos que nos ajudem a sermos mais decididos e cuidadosos com as escolhas que fazemos e as opiniões que manifestamos.”

(Mario Sergio Cortella)

 

O que seria de nós sem as lições que nos fazem pensar e nos ajudam a crescer?

Você sabe por que precisamos pensar?

Precisamos desenvolver nosso pensamento crítico para formar opiniões sobre as diversas situações do dia a dia, para que não nos deixemos ser enganados por pessoas de má índole, tampouco enganemos as pessoas ao nosso redor.

O pensamento crítico é uma das 10 habilidades do futuro segundo o Fórum Econômico Mundial. Ele faz com que você seja uma pessoa melhor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Foi pensando nesse assunto que trouxe hoje a resenha com foco sobre o livro Vamos Pensar Um Pouco?, uma parceria entre as sábias palavras de Mário Sérgio Cortella e a amada Turma da Mônica de Mauricio de Sousa.

 

É livro pra criança, Maria? 

 

Não, meu caro leitor, é um livro pra alma, com dicas valiosas que podem ser usadas para todas as idades!

É um livro que nos leva a pensar na forma como agimos na sociedade e como podemos mudar para melhor sempre. É separado em lições, e eu selecionei as melhores que irão te ajudar a saber como você pode desenvolver seu pensamento crítico:

 

Lição #1: Aprenda para sempre

Você já ouviu falar em “Lifelong Learning”? Em português é traduzido como educação continuada, e é o conceito de que nunca é tarde demais para se aprender, que na vida precisamos sempre aprender, desaprender e reaprender, e que precisamos estudar para o resto da vida, porque o mundo vive em constante mudança, e quem vive de passado é museu!

Para se desenvolver um pensamento crítico, é necessário viver um aprendizado constante. Cortella diz que “saber que não sabe tudo e querer saber mais, mesmo sabendo que nunca saberá tudo, é sinal de sabedoria!”. Sabe aquela pessoa que nunca quer aprender nada novo, que se contenta com o que já sabe, e que acha que o “novo” é sempre ruim? Essa pessoa não desenvolve o pensamento crítico, pois para poder opinar sobre a atualidade é necessário se informar sobre ela, e não dá pra fazer isso sem aprender coisas novas.

 

Lição #2: Esteja aberto a mudanças

Sabe aquela pessoa que não muda de opinião de jeito nenhum, mesmo estando errada a ponto de estar prejudicando outras pessoas, e que só ela é que sempre tem razão? Esse ser com certeza não desenvolve o pensamento crítico, pois não reflete sobre o que está acontecendo ao redor. Se você mantém a mesma opinião durante anos, sem mudar nem que sejam mínimos detalhes, há algo de errado.

Pensa comigo: você ainda tem a mesma visão sobre o mundo que tinha aos 10 anos? Provavelmente não, porque desde lá o mundo já mudou muitas vezes, e você amadureceu com suas experiências e seu aprendizado vindo do que você estudou e do que alguém ensinou para você. Se você ainda tem quase as mesmas opiniões sobre tudo de quando tinha 10 anos, é melhor você parar e refletir sobre como você tem alimentado seu pensamento crítico.

Quando você se torna aberto a mudar sua opinião para melhor ao longo dos anos, sabe o que acontece? Você se torna livre! Quanto mais você entende do mundo, mais próximo você está de poder ajudar a melhorá-lo para você e para quem vier depois de você. Cortella diz que “não é livre apenas aquele que pensa só com a própria cabeça o tempo todo do mesmo modo. Também é livre quem tem a capacidade de acatar aquilo que o orienta, que o coloca numa trajetória mais correta.”

 

Lição #3: Leia, fale e escreva

Para que você desenvolva seu pensamento crítico, é primordial que você faça essas 3 coisas 👇:

- Ler: a leitura serve para te instruir, te orientar, para que você amplie seu repertório de conhecimento e não fique só no raso.

- Conversar: ao entrar em contato com a opinião de outras pessoas, você tem a oportunidade de mostrar sua opinião, e pode afirmá-la ou então mudá-la se a outra pessoa tiver bons argumentos. É também o momento para saber se seus próprios argumentos são bons.

- Escrever: a escrita é a junção da leitura com a conversa e serve para afirmar que você sabe tanto de algo a ponto de conseguir escrever sua opinião de uma forma clara, nítida, com precisão, de modo que as pessoas entendam. Na hora de escrever é necessário ter domínio sobre o assunto, senão pode ser que a mensagem que você transmite chegue de forma distorcida para quem está lendo, e sua opinião pode ser jogada contra você.

No livro, Cortella ilustra a importância de ler, conversar e escrever com uma frase de Francis Bacon: “A leitura faz do homem um ser completo, a conversa faz dele um ser preparado, e a escrita o torna preciso”.

 

-Lição #4: Não seja ignorante

A dica daqui é: estude! Estude sempre, leia e assista jornais, leia livros, leia muito, assista conteúdos sobre vários assuntos, alimente o seu intelecto. Dizem por aí que a única coisa que não tiram de nós é o conhecimento, e essa é uma das maiores verdades da vida.

Não fuja do conhecimento, não insista em permanecer sempre no mesmo lugar. Cortella diz que “a ignorância persistente é aquela que recusa os utensílios para a aprendizagem. O ignorante, ao desejar persistir nessa condição, mais ignorante fica.”

Não se acomode. Se você dispõe de meios para elevar seu pensamento crítico, então eleve. Busque e queira sempre aprender mais e mais.

Pra terminar, Cortella diz que a leitura é como um agradável distanciamento momentâneo para repousar o espírito. Depois de ler esse artigo espero então que sua leitura tenha sido agradável a ponto de te inspirar a alimentar seu pensamento crítico, lendo o livro “Vamos Pensar um Pouco?” e tudo mais que te faça crescer.

Comenta aí embaixo se você gostou do artigo 👇

 

Que a força do pensamento esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário

Anda dormindo nas aulas online? Confira 10 dicas para se manter acordado

Descubra se sua faculdade combina com os games que você anda jogando


Denunciar publicação
8 Curtidas
6 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você