Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Resenha com Foco #2: 4 LIÇÕES de como desenvolver e aprimorar seu PENSAMENTO CRÍTICO

Resenha com Foco #2: 4 LIÇÕES de como desenvolver e aprimorar seu PENSAMENTO CRÍTICO
Maria Clara Martins
Sep. 18 - 7 min read
060

Pensar pouco é abrir mão da nossa capacidade de não vivermos de modo automático, sem consciência clara e sem nitidez sobre os nossos porquês e nossos rumos. Pensar um pouco, por sua vez, é propositadamente dedicarmos algum tempo para refletir sobre certos temas e assuntos que nos ajudem a sermos mais decididos e cuidadosos com as escolhas que fazemos e as opiniões que manifestamos.”

(Mario Sergio Cortella)

 

O que seria de nós sem as lições que nos fazem pensar e nos ajudam a crescer?

Você sabe por que precisamos pensar?

Precisamos desenvolver nosso pensamento crítico para formar opiniões sobre as diversas situações do dia a dia, para que não nos deixemos ser enganados por pessoas de má índole, tampouco enganemos as pessoas ao nosso redor.

O pensamento crítico é uma das 10 habilidades do futuro segundo o Fórum Econômico Mundial. Ele faz com que você seja uma pessoa melhor tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Foi pensando nesse assunto que trouxe hoje a resenha com foco sobre o livro Vamos Pensar Um Pouco?, uma parceria entre as sábias palavras de Mário Sérgio Cortella e a amada Turma da Mônica de Mauricio de Sousa.

 

É livro pra criança, Maria? 

 

Não, meu caro leitor, é um livro pra alma, com dicas valiosas que podem ser usadas para todas as idades!

É um livro que nos leva a pensar na forma como agimos na sociedade e como podemos mudar para melhor sempre. É separado em lições, e eu selecionei as melhores que irão te ajudar a saber como você pode desenvolver seu pensamento crítico:

 

Lição #1: Aprenda para sempre

Você já ouviu falar em “Lifelong Learning”? Em português é traduzido como educação continuada, e é o conceito de que nunca é tarde demais para se aprender, que na vida precisamos sempre aprender, desaprender e reaprender, e que precisamos estudar para o resto da vida, porque o mundo vive em constante mudança, e quem vive de passado é museu!

Para se desenvolver um pensamento crítico, é necessário viver um aprendizado constante. Cortella diz que “saber que não sabe tudo e querer saber mais, mesmo sabendo que nunca saberá tudo, é sinal de sabedoria!”. Sabe aquela pessoa que nunca quer aprender nada novo, que se contenta com o que já sabe, e que acha que o “novo” é sempre ruim? Essa pessoa não desenvolve o pensamento crítico, pois para poder opinar sobre a atualidade é necessário se informar sobre ela, e não dá pra fazer isso sem aprender coisas novas.

 

Lição #2: Esteja aberto a mudanças

Sabe aquela pessoa que não muda de opinião de jeito nenhum, mesmo estando errada a ponto de estar prejudicando outras pessoas, e que só ela é que sempre tem razão? Esse ser com certeza não desenvolve o pensamento crítico, pois não reflete sobre o que está acontecendo ao redor. Se você mantém a mesma opinião durante anos, sem mudar nem que sejam mínimos detalhes, há algo de errado.

Pensa comigo: você ainda tem a mesma visão sobre o mundo que tinha aos 10 anos? Provavelmente não, porque desde lá o mundo já mudou muitas vezes, e você amadureceu com suas experiências e seu aprendizado vindo do que você estudou e do que alguém ensinou para você. Se você ainda tem quase as mesmas opiniões sobre tudo de quando tinha 10 anos, é melhor você parar e refletir sobre como você tem alimentado seu pensamento crítico.

Quando você se torna aberto a mudar sua opinião para melhor ao longo dos anos, sabe o que acontece? Você se torna livre! Quanto mais você entende do mundo, mais próximo você está de poder ajudar a melhorá-lo para você e para quem vier depois de você. Cortella diz que “não é livre apenas aquele que pensa só com a própria cabeça o tempo todo do mesmo modo. Também é livre quem tem a capacidade de acatar aquilo que o orienta, que o coloca numa trajetória mais correta.”

 

Lição #3: Leia, fale e escreva

Para que você desenvolva seu pensamento crítico, é primordial que você faça essas 3 coisas 👇:

- Ler: a leitura serve para te instruir, te orientar, para que você amplie seu repertório de conhecimento e não fique só no raso.

- Conversar: ao entrar em contato com a opinião de outras pessoas, você tem a oportunidade de mostrar sua opinião, e pode afirmá-la ou então mudá-la se a outra pessoa tiver bons argumentos. É também o momento para saber se seus próprios argumentos são bons.

- Escrever: a escrita é a junção da leitura com a conversa e serve para afirmar que você sabe tanto de algo a ponto de conseguir escrever sua opinião de uma forma clara, nítida, com precisão, de modo que as pessoas entendam. Na hora de escrever é necessário ter domínio sobre o assunto, senão pode ser que a mensagem que você transmite chegue de forma distorcida para quem está lendo, e sua opinião pode ser jogada contra você.

No livro, Cortella ilustra a importância de ler, conversar e escrever com uma frase de Francis Bacon: “A leitura faz do homem um ser completo, a conversa faz dele um ser preparado, e a escrita o torna preciso”.

 

-Lição #4: Não seja ignorante

A dica daqui é: estude! Estude sempre, leia e assista jornais, leia livros, leia muito, assista conteúdos sobre vários assuntos, alimente o seu intelecto. Dizem por aí que a única coisa que não tiram de nós é o conhecimento, e essa é uma das maiores verdades da vida.

Não fuja do conhecimento, não insista em permanecer sempre no mesmo lugar. Cortella diz que “a ignorância persistente é aquela que recusa os utensílios para a aprendizagem. O ignorante, ao desejar persistir nessa condição, mais ignorante fica.”

Não se acomode. Se você dispõe de meios para elevar seu pensamento crítico, então eleve. Busque e queira sempre aprender mais e mais.

Pra terminar, Cortella diz que a leitura é como um agradável distanciamento momentâneo para repousar o espírito. Depois de ler esse artigo espero então que sua leitura tenha sido agradável a ponto de te inspirar a alimentar seu pensamento crítico, lendo o livro “Vamos Pensar um Pouco?” e tudo mais que te faça crescer.

Comenta aí embaixo se você gostou do artigo 👇

 

Que a força do pensamento esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário

Anda dormindo nas aulas online? Confira 10 dicas para se manter acordado

Descubra se sua faculdade combina com os games que você anda jogando


Report publication
    060

    Recomended for you