Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Anda DORMINDO nas aulas online? Confira 10 DICAS para se manter acordado!

Anda DORMINDO nas aulas online? Confira 10 DICAS para se manter acordado!
Maria Clara Martins
set. 7 - 10 min de leitura
16 Curtidas
12 Comentários
2

 

“Mais um dia de aula. Você pega o caderno, as canetas, e liga o computador ou celular. A menos que seja regra manter aberto, você confere várias vezes pra ver se desligou o microfone e a câmera, pra que ninguém veja seu cabelo em pé ou ouça sua mãe gritando com você. Tudo nos conformes, você se senta pra assistir e de repente...você acorda assustado e percebe que dormiu a aula toda!” 💤

 

Quem nunca sentiu sono durante a aula, seja no modo presencial ou online? Provavelmente você já se pegou com os olhos pesados, querendo sua cama. Se você ainda não vivenciou essa experiência, parabéns, você é um verdadeiro guerreirinho! Agora, se você já viveu isso, principalmente você que tem entre 14 e 25 anos, que sente mais sono e precisa dormir bem porque está em fase de crescimento, e não sabe o que fazer pra se manter acordado durante as aulas, vou te mostrar algumas dicas que podem te ajudar:

 

Dica #1: Masque um chicletinho 👄

Em algumas instituições o consumo de doces em sala de aula é proibido, mas um dos benefícios da aula online é poder comer o que quiser sem ninguém reclamar, então a primeira dica quando o sono bater é: masque um chiclete!

Quando você masca um chiclete, você estimula os músculos da face, fazendo com que seja necessária uma melhor circulação sanguínea no local. Segundo um estudo da cientista Kate Morgan, da Universidade de Cardiff, levando mais sangue e oxigênio para a região da cabeça você melhora a sua concentração e mantém seu estado de alerta. Porém, o efeito dura pouco: você só consegue se manter mais atento por 20 minutos. Se mesmo depois do “turbo” do chiclete o sono voltar, terá que recorrer às outras dicas.

 

Dica #2: Coma alimentos ricos em “concentração e foco” 🎯

Aqui há algumas opções de alimentos que irão dar um gás no seu cérebro 👇:

Aveia 🥣 – é um alimento que te mantém saciado por um tempo maior, te dando mais energia.

Chocolate amargo 🍫 – aumenta o nível de serotonina e endorfina no corpo, fundamentais para a concentração. Também é fonte de antioxidante, vitaminas e minerais, que ajudam a controlar a pressão sanguínea e melhoram o fluxo de sangue no cérebro. Mas calma: um quadradinho já é o suficiente, sem exageros!

Banana 🍌 – possui alto nível de potássio, que é um mineral essencial para o cérebro, os nervos e o coração, influenciando no fluxo sanguíneo e no funcionamento do sistema nervoso.

 

Dica #3: Anote o que o professor fala ✍️​🗒️

Quando você anota, você força seu cérebro a ficar atento, para processar as informações mais importantes e passá-las para o papel. Quem anota entende mais, pois está sempre focado em sintetizar o que está sendo dito. Nossa cabeça vaga menos, e o sono tende a ir embora.

Mas isso só é válido se você anotar no papel mesmo, nada de abrir o bloco de notas no celular ou no PC, que não terá o mesmo efeito. O ato de escrever à mão é que traz uma maior síntese do conteúdo e uma maior concentração para o seu cérebro.

 

Dica #4: Evite refeições pesadas 🍛

Já percebeu que quando você come feijoada, lasanha, ou alguma comida “pesada”, você fica sonolento depois? É porque após as refeições o fluxo sanguíneo se concentra nos órgãos da digestão, e menos sangue vai pra outras partes do corpo, o que nos dá uma sensação de sonolência. Evite comer muito antes de estudar, senão com certeza o sono vai vencer.

 

Dica #5: Ouça música 🎵

Segundo uma pesquisa da psicóloga Emma Gray, escutar música durante os estudos pode melhorar seu desempenho, e cada tipo de matéria a ser estudada exige um tipo de música.

Música clássica faz você se concentrar mais em matérias de exatas, pois te leva a um estado de relaxamento, porém te mantendo alerta, ampliando sua concentração.

Música pop é boa para quem é da área de ciências, humanidades ou línguas, pois estimula o lado esquerdo do cérebro, que é o lado “resolvedor de problemas”, uma habilidade necessária pra quem é de alguma dessas áreas.

Rock é bom para os estudantes de arte e teatro, pois cria um estado de excitação da mente, levando a uma performance criativa.

 

Dica #6: Tenha postura! 🧘

Uma das primeiras coisas que pensei quando as aulas online começaram foi: vou poder assistir aula deitada! Na minha cabeça era uma ideia muito boa, mas na prática é claro que não deu certo. 😂

Quanto mais você deixa seu corpo em uma postura “relaxada”, mais o seu cérebro pensa que está perto da hora de dormir, e aí o sono vem. Além disso, se você se senta em uma posição totalmente “torta”, você deixa seu corpo cansado, além de fazer mal para a sua coluna.

Sente sempre em uma posição confortável, com a coluna ereta e os pés encostados totalmente no chão, de modo que seus joelhos fiquem em um ângulo próximo de 90°. Assim, você prestará mais atenção na aula e não ficará “corcunda” depois.

 

Dica #7: Busque sempre o lado da luz 💡

A produção de melatonina, que é o hormônio do sono, é estimulada quando estamos em ambientes mais escuros. Então se você assistir aula com a luz apagada em um ambiente que está escuro, você dormirá na certa, além de você não conseguir seguir a dica 3 desse post, já que não dá pra escrever com a luz apagada, né? O ambiente escuro também causa uma fadiga ocular que pode causar dores de cabeça, então mantenha sempre uma boa iluminação na hora de estudar.

 

Dica #8: Fuja das telas na hora da pausa 📲 💻

Nos intervalos entre as aulas, aproveite para mexer o corpo, se alongar um pouquinho, comer algo, fazer qualquer outra coisa que não seja ficar no celular ou no computador, pois a luz azul das telas cansa os olhos, e aí a pausa não adiantará de nada.

Se você estiver estudando por conta própria para alguma prova ou no dia a dia mesmo, mantenha uma rotina de intervalos intercalada com os estudos, porque o corpo humano não foi feito para exercer uma mesma tarefa por muito tempo, e se você não der pausas irá se sobrecarregar demais.

 

Dica #9: Dessa água eu bebereis 💧

O ser humano é feito de 70% de água, então manter-se hidratado é fundamental para que tudo funcione direitinho, o que a gente chama na área da Saúde de homeostase corporal. A letargia, que é aquele estado de sonolência constante, e a sensação de baixa energia são indicadores fortes de que você está desidratado. Um copo de água gelada logo após você se levantar pela manhã irá deixar seu corpo e seu cérebro mais alertas e seu dia renderá mais. Além disso, você deve se hidratar bem durante o dia todo, e pra saber quanta água você precisa beber é só multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Beba a quantidade adequada pra você ao longo do dia, e verá a diferença que fará em seu corpo.

Há também outro truque pra quando o sono estiver forte: a água gelada faz os vasos sanguíneos se contraírem, forçando o seu coração a bombear mais sangue e deixando seu corpo em maior estado de alerta. Se você estiver prestes a dormir no meio da aula, lave seu rosto com água fria, molhe a nuca e os pulsos também, e beba água gelada. E você também pode recorrer a uma medida mais drástica ainda: coloque seus pés em um balde de água fria por 15 segundos que o sono vai embora.

 

Dica #10: Café ou Chá? ☕

Provavelmente o principal truque usado pelas pessoas para manter-se acordado, a cafeína presente no café é um estimulante que pode te deixar em estado de alerta por um período de 3 a 5 horas. Você deve tomar o café de 30 a 45 minutos antes da tarefa que deseja realizar, para que ele seja metabolizado pelo organismo e faça efeito. O máximo que você deve beber de café diariamente são 600ml, senão você pode adquirir taquicardia, que é o aumento dos batimentos cardíacos, além de não conseguir dormir na hora certa depois e também há o risco de você se viciar na cafeína, então tome cuidado.

A Talita Oliveira, também colunista da Comunidade do Estágio, fala mais sobre o café nesse artigo aqui.

Se você quiser uma opção com um menor risco de vício, pode optar pelo chá verde. Ele também possui cafeína, só que em uma menor quantidade que é balanceada com a teanina, que é uma substância que ajuda na concentração.

 

P.S.: não se esqueça que, apesar das dicas, a melhor forma de sentir menos sono sempre será manter uma rotina, acordar e dormir sempre no mesmo horário, não há nada melhor que um sono regulado, ok?

 

E aí, já usava algum dos truques? Teve um que foi novidade pra você? Conta aqui nos comentários 👇

 

Que a força da concentração esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

Descubra se sua faculdade combina com os games que você anda jogando

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário


Denunciar publicação
16 Curtidas
12 Comentários
2
0 respostas

Indicados para você