Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não xingue seu orientador! Escreva sua pesquisa com essas 3 dicas

Não xingue seu orientador! Escreva sua pesquisa com essas 3 dicas
Gabriele Fernandes da Silva
abr. 1 - 3 min de leitura
000

A universidade é um espaço em que a promoção de informações e compartilhamento de conhecimentos são incentivados. Dessa forma, normalmente, ela é dividida em 3 pilares: ensino, extensão e pesquisa.

O ensino é constituído pelo que é passado através dos cursos de nível superior, aprofundando-se em determinados temas de alguma grande área do conhecimento humano, como ciências sociais, ciências da natureza, etc. Em seguida, tem-se o pilar de extensão, que pretende reunir a universidade e a sociedade civil, contribuindo para a prática e estudo profissional do estudante, bem como a promoção de entendimentos à população. Por fim, há a pesquisa, em que o estudante deverá, em grupo ou individualmente, durante toda sua graduação, estudar de maneira aprofundada sobre determinado tema, seja no TCC ou até em grupos de pesquisa. Contudo, como escrever uma pesquisa de maneira adequada? Por isso, seguem abaixo 3 dicas que poderão ajudar nesse momento:

  1. Não escreva de acordo com seu "zap": Procurar fontes confiáveis pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente nesse momento em que há um bombardeio de notícias falsas, mas confiar na mensagem que seu tio mandou pode não ser uma boa escolha também. Desse modo, investigue bem suas fontes para a pesquisa, pois elas afetarão o resultado do que procuras. Sites como Google Acadêmico e CAPES possuem um vasto respositório de artigos, além de serem considerados seguros. 
  2. Você não é Deus para escrever por linhas tortas: Realize com cuidado a formatação, ela não existe somente para deixar belo seu artigo, mas para padronizar todos. Dessa maneira, é uma regra que precisa ser seguida para ser aprovada por seu orientador ou onde quer que esteja aplicando. A Universidade Federal de Santa Catarina possui uma ferramenta que pode auxiliar nesse momento para padronizar as referências, além disso o site Menthor contribui para ajudar na formatação de maior parte do texto. 
  3. Cada passo a cada vez: Conheça cada etapa da redação da pesquisa, desde a escolha do tema com cuidado à conclusão. Talvez, essa seja uma das partes em que a maioria das pessoas se perdem, por isso é interessante observar qual o objetivo de cada elemento textual, inclusive a separação dos tópicos, caso a pesquisa seja um pouco mais longa. O que pretendo dizer? Por que estou separando em partes? O que os diferem? Anotar em um papel e deixar ao lado pode ser uma boa ideia para não esquecer enquanto escreve.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você