Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

DESCUBRA SE SUA FACULDADE COMBINA COM OS GAMES QUE VOCÊ ANDA JOGANDO!

DESCUBRA SE SUA FACULDADE COMBINA COM OS GAMES QUE VOCÊ ANDA JOGANDO!
Maria Clara Martins
ago. 24 - 9 min de leitura
33 Curtidas
11 Comentários
0

 

Seja no celular, no computador ou no console, os games são uma febre em todas as idades.

Criados com o intuito de serem um passatempo, hoje já empregam muitas pessoas, sendo o Brasil o 13° maior mercado de games do mundo e o maior da Latam, movimentando 5,6 bilhões por ano.

Esta semana uma pesquisa da Comscore revelou que o setor de games cresceu o equivalente a dois anos nos últimos três meses, e que já faltam profissionais para atuar na área de desenvolvimento de jogos.

E quem domina a área são elas: 49% do público é feminino, e as mulheres são a maioria nos jogos online (Girl Power né, baby)!

Mas será que o tempo gasto pelos brasileiros nos games, o equivalente a 9 horas em média por mês (e a gente sabe que é muito, muito mais quando se trata do público jovem), é em vão?

Eu acredito que não, até porque segundo uma outra pesquisa da Comscore, 61% das pessoas que ocupam cargos de Diretoria jogam ocasionalmente, e se os “grandes” gastam o tempo deles nos games, quem somos nós pra não gastar também?  ¯\_(ツ)_/¯

 

"Mas Maria, minha mãe vive dizendo pra mim que jogar o dia inteiro não dá futuro, e aí?"

 

Bom, se você não for um streamer ou um pro player famoso, jogar o dia inteiro não vai fazer tão bem assim (ouça sua mãe, cara!). Mas se você souber equilibrar tudo direitinho, os games podem te trazer benefícios. Vou mostrar aqui e agora pra você as habilidades que você desenvolve jogando alguns dos jogos mais jogados de 2020, e os cursos que mais se encaixam nessas habilidades. Será que sua facul dá match com o que você anda jogando? Vamos descobrir:

 

1 - League of Legends

Pra quem nunca jogou: é um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena ou Arena de Batalha Multijogador Online), que é jogado em partidas que duram em média meia hora, no modo tradicional do jogo. Há dois times de 5 jogadores em busca do mesmo objetivo: chegar à base do inimigo e destruir seu Nexus. O mapa é dividido em três rotas e uma selva, onde o time se distribui nas suas posições estratégicas. Ganha quem tiver a melhor estratégia para destruir o Nexus inimigo.

E esta semana o Brasil fez história no LoL: João Victor “Jovirone” Nery foi contratado para ser streamer da Fnatic, uma organização internacional de e-sports sediada na Inglaterra, vice-campeã do Mundial de 2018 de League of Legends! Incrível, não?

O que desenvolve: atualmente o jogo mais jogado do mundo, jogando LoL você desenvolve uma mente estratégica, trabalhando seu raciocínio lógico. Estimula sua concentração, porque precisa de atenção a todos os detalhes, assim como uma coordenação manual e visual. Treina também o seu trabalho em equipe, porque você precisa pensar nas melhores estratégias com e para o seu time.

Quem joga LoL provavelmente cursa: Administração e suas áreas, Engenharias, Relações Públicas, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e suas áreas

 

2 - Call of Duty: Warzone

Pra quem nunca jogou: Call of Duty é um jogo de tiro, guerra e ação em primeira pessoa. O Warzone é uma das edições do jogo em gênero battle royale (em português Jogo de Batalha Real), que pode ser jogado em squad (4 jogadores), trio, duo ou solo. Você começa em um avião e escolhe no mapa onde quer aterrissar. Quando você chega ao chão precisa procurar armas e proteção pra entrar em combate com os outros jogadores. No mapa há uma zona de gás tóxico que vai diminuindo ao longo da partida, dificultando a jogada e restringindo a área de jogo, restando apenas no final os vencedores em uma área segura sem gás.

O que desenvolve: Com a incrível marca mundial de 75 milhões de jogadores, jogando CoD você desenvolve uma melhor tomada de decisões, melhor raciocínio espacial, boa percepção visual, além do aumento da capacidade de memória. E se tratando especificamente da visão, uma pesquisa inglesa descobriu que 1 hora de videogame jogando jogos como Call of Duty podem melhorar a visão tanto quanto 400 horas usando tapa-olho, no caso de pessoas que possuem o “olho-preguiçoso”. 😱

Quem joga CoD provavelmente cursa: Relações Públicas, Jornalismo, Arquitetura, Engenharias, Medicina, Odontologia, Pedagogia

 

3 - Ludo

Pra quem nunca jogou: originário da China do século VI, onde se chamava Pachisi antes do nome atual, Ludo é um clássico jogo de tabuleiro que atualmente está sendo muito jogado online. O jogador começa com 4 pinos e o objetivo é dar a volta no tabuleiro levando todos eles para o ponto de chegada. Pra iniciar o jogo é preciso tirar o número 6 no dado. Jogam de 2 a 4 pessoas, geralmente, e você pode atrapalhar os outros jogadores tirando os pinos deles da jogada se eles pararem na mesma casa do tabuleiro que você.

O que desenvolve: 8° jogo mais baixado da Google Play Store atualmente, esse jogo estimula a competitividade e a rapidez de raciocínio, além de estimular também a persistência e a antecipação, essa última sendo uma habilidade clássica dos jogos de tabuleiro (se você for um bom jogador, é claro rs).

Quem joga Ludo provavelmente cursa: Gestão e suas áreas, Marketing, Publicidade e Propaganda, Tecnologia da Informação e suas áreas, Engenharias, cursos da Área da Saúde

 

4 - Fall Guys

Pra quem nunca jogou: o jogo consiste em 60 jogadores, que disputam 6 etapas valendo uma coroa de vencedor. Pra cada etapa o jogo sorteia um desafio, que vai eliminando quem não consegue cumprir e avançando para a final os ganhadores. Os desafios são sempre minijogos divertidos, que aliados ao gráfico colorido tornam o jogo uma experiência ótima de entretenimento.

O que desenvolve: o Brasil é o 4° país que mais comenta sobre Fall Guys no Twitter, e jogando esse jogo você desenvolve o senso de estratégia, a memória, melhor orientação espacial, coordenação motora e estimula também a criatividade.

Quem joga Fall Guys provavelmente cursa: Administração e suas áreas, Engenharias, Biomedicina, Arquitetura, Jornalismo, Tecnologia da Informação e suas áreas, Medicina, Letras, Moda

 

5 - Counter Strike: Global Offensive

Pra quem nunca jogou: é um jogo de tiro multiplayer em primeira pessoa. O principal modo é o ranked, com dois times adversários de 5 jogadores cada. São 30 rounds, sendo que em 15 deles seu time defende e em 15 seu time ataca. Quem ganhar 16 rounds primeiro é o vencedor. Há um esquema de patentes também, que começa no Silver I até chegar no Global Elite, um caminho longo e complicado.

O que desenvolve: eleito o melhor jogo de e-sports de 2019 pelo The Game Awards, por ser um game em primeira pessoa CS:GO desenvolve sua atenção, o poder de observação, a capacidade de organização e a de planejamento, segundo a PhD em Ciência Cognitiva Daphne Bavelier.

Quem joga CS provavelmente cursa: Medicina, Engenharias, Tecnologia da Informação e suas áreas, Biblioteconomia, Arquivologia, Administração e suas áreas, Contabilidade, Marketing, Publicidade e Propaganda

 

 

 

E aí, deu match? 🤔

Conta aqui nos comentários pra mim 👇

Lembrando que a relação dos cursos com os jogos é só uma estimativa levando em conta as habilidades trabalhadas e o perfil de estudante que cada curso tem “pré-definido”. Pode ser que combine com você, mas pode ser que não combine também, e tá tranquilo 😉

Espero que você tenha gostado do artigo e que a força dos games esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

 

 

(Meu agradecimento a todos os gamers de Pindamonhangaba que me ajudaram a escrever esse artigo explicando como funciona os jogos pra noob aqui, um beijo e um abraço❤️)

E se você chegou até aqui confere lá na Twitch o melhor jogador de CS de Pindamonhangaba, o Bisauti

 

 

 

 

Outros artigos da autora:

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário

Petrus Logus e a importância de um mentor

 


Denunciar publicação
33 Curtidas
11 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você