Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Aprenda com Séries #1: Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário

Aprenda com Séries #1: Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário
Maria Clara Martins
Aug. 2 - 6 min read
0250

Imigração. Sexualidade. Religião. Empoderamento feminino. Sexo antes do casamento. Amor daqueles de cinema. Amizade verdadeira. Pai ausente. Mãe solteira. América. Crimes. Reviravoltas. Muito choro. Muita risada.

Essas são algumas palavras e expressões que definem a série Jane The Virgin (em português Jane A Virgem), aclamada pela crítica – ganhou Globo de Ouro, Teen Choice Award, People´s Choice Award – e disponível no catálogo da Netflix.

A série narra a história de uma jovem (a Jane) que está protegendo sua virgindade até o dia do casamento por conta de uma promessa que fez à avó, e que acaba sendo acidentalmente inseminada artificialmente, o que faz com que sua vida vire uma verdadeira novela.

- Ok Maria, mas o que essa série tem a ver com a vida de universitário? 🤔

Bom, o sonho da Jane é ser escritora e ter seus livros publicados e vendidos para todo o mundo. As técnicas de escrita dela são de dar inveja. Ela sempre foi uma aluna exemplar e é uma pessoa que constrói e cumpre suas rotinas, o que só é possível graças à organização que ela tem e sempre teve. Essa organização é crucial pra ela poder conciliar a vida de escritora, mãe e aluna.

E o fato é que, querendo ou não, você universitário também precisa ser (ou pelo menos buscar ser) organizado.

No nosso dia a dia na universidade, quando falta organização acabamos perdendo prazos de trabalhos, provas, apresentações, ou nos vemos deixando tudo pra última hora, o que rende uma nota mediana e uma reputação ruim entre os professores.

A organização é a base de tudo e torna tudo mais fácil de ser realizado, evitando frustrações.

Vamos falar então sobre a organização da Jane:

Jane + Organização = Match <3

Ao longo da série toda, a organização da Jane sempre foi algo que as pessoas ao redor dela admiravam. Em diversos episódios seus calendários e quadros organizativos ilustravam as cenas, todos coloridos e trazendo os mínimos detalhes sobre as tarefas a realizar. E eles eram de todos os formatos: tinha app no celular, plataforma no PC e o clássico quadro branco com post-its na parede.

Essa organização toda sempre foi crucial pra ela conseguir administrar bem todas as atividades da sua vida, seja pra escrever seu livro, se dar bem na facul ou cuidar do filho.

Tanto nos virtuais quanto nos reais, o que se destacava nos seus calendários eram as cores. Sabe por quê? As cores nos ajudam a fixar na mente as diversas áreas em que podemos classificar a nossa vida. Por exemplo, se você definir que a cor rosa será utilizada pra todas as tarefas relacionadas à facul, e a cor verde para todos os seus compromissos pessoais, você irá relacionar mais fácil quando olhar pro seu calendário quais dias você terá que estudar e quais dias você estará mais à vontade, e vai se enrolar menos no seu cotidiano.

No ensino médio eu tinha um professor de matemática que adorava tudo colorido. Nas equações que se precisava descobrir x, y e z cada letra tinha uma cor, e na hora de resolver a conta era mais fácil relacionar as incógnitas e o processo ficava mais fácil.

Essa relação colorida é explicada na Técnica do Arco-íris, abordada pela mestra em literatura portuguesa e professora Eliane Limonti. A técnica consiste em utilizar cores para classificar conteúdos, tornando mais clara para a mente a relação entre uma cor e o que ela representa. É famosa entre os estudantes que estão se preparando para o Enem e para os Concursos, porque torna o estudo muito mais fácil. E pode ser aplicada em todas as áreas da nossa vida.

Aplicativos como o Google Agenda e o Airtable podem te ajudar nesse lance de cores, além dos tradicionais post-its na parede se você gostar mais do analógico.

Assim que você definir se você curte mais o tradicional papel ou as ferramentas virtuais, é hora de ajustar algumas coisas:

- Defina bem as áreas da sua vida (faculdade, estágio, tempo livre): categorizar sua vida torna tudo mais claro para a sua mente, o cérebro gosta de organização

- Escolha uma cor pra cada área: veja que cor combina mais com cada área da sua vida. Não há critérios de escolha, mas vale a pena dar uma olhada na Psicologia das Cores na hora de definir

- Organize seus horários: veja quanto tempo você pode (e quer) dedicar pra cada área da sua vida ao longo da sua semana e coloque isso no seu calendário

- Separe as suas tarefas/metas: depois de dividir seu tempo entre as áreas, comece a organizar as tarefas/metas que você precisa e consegue cumprir naqueles horários. Também dá pra colocar cores nelas se você achar melhor, classificando-as também, mas daí o nível de organização aumenta, vai da sua habilidade em se organizar.

Vá testando como você se adapta melhor, se prefere meios virtuais ou os post-its na parede, se prefere definir cores para as metas também. O importante é você ficar sempre dentro dos prazos, não perder mais nada e evitar atrasos.

Ah, e se você tiver Netflix, dá uma olhadinha na Jane, vê como ela se organiza. Garanto pra você que você vai A-M-A-R a série assim como eu.

Gostou do conteúdo? Deixa um feedback aqui nos comentários 😊👇

Que a força da organização esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

 


Report publication
    0250

    Recomended for you