Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Resenha com Foco #1: Petrus Logus e a importância de uma mentoria

Resenha com Foco #1: Petrus Logus e a importância de uma mentoria
Maria Clara Martins
ago. 16 - 7 min de leitura
36 Curtidas
11 Comentários
0

O quão transformadora uma mentoria pode ser na sua vida?

Qual o poder de um conselho bem dado?

Você tem um mentor?

Você quer transmitir sua experiência para alguém?

O insight de hoje é baseado no livro Petrus Logus – O Guardião do Tempo, escrito por Augusto Cury, o autor mais lido da última década.

Narrado em 3ª pessoa, numa escrita nem muito coloquial nem muito complexa, o livro infanto-juvenil se passa numa realidade pós Terceira Guerra Mundial, que foi denominada pelo autor como “A Catástrofe”. Cem anos depois desse evento terrível, a humanidade começa a se reerguer, e ao invés de aprender com os erros do passado, regressa cada vez mais.

O preconceito, a luta pelo poder, a exclusão social, são todos males que ainda persistem mesmo após o mundo quase ter acabado. E agora, as poucas pessoas que restam são governadas por um tirano e sua corte de “fiéis”. Pra piorar, segundo esse governador chamado rei Apolo, o conhecimento e a tecnologia foram as causas da Catástrofe, e por isso a população não tem acesso a livros, muito menos a qualquer tipo de tecnologia que não seja da indústria farmacêutica (e olhe lá).

Felizmente, sempre há um herói, e o desse livro é Petrus Logus, o filho “rebelde” do rei.

Desde pequeno Petrus sempre se mostrou diferente do seu irmão, Lexus, o qual era o preferido do pai por ser “forte”, enquanto Petrus preferia resolver tudo na base do diálogo.

Conforme o tempo passa, cada vez mais os irmãos se tornam diferentes um do outro, deixando cada vez mais claro qual deles se tornaria o futuro rei segundo o que seu pai pregava.

As injustiças no reino cresciam a todo momento, e certo dia Petrus se rebelou contra o pai, iniciando assim uma revolta que mudaria para sempre a vida do menino e o curso da humanidade.

Bom, isso é tudo que eu posso falar até aqui porque senão vira spoiler 😜

O que interessa pra gente no momento é que Petrus tinha um mentor, chamado Malthus, conselheiro do reino que fora designado pela rainha para guiar o menino em sua jornada de vida.

Malthus é um idoso sábio e mestre, que transmite todos os seus conhecimentos de anos como membro do Conselho do Rei para Petrus, o (talvez) futuro rei.

Todas as características de Malthus podem ser descritas como as características de um mentor. Você tem um mentor? Sabe o que é um mentor? Será que você já tem e nem sabe? Vamos descobrir!

 

"Às vezes um toque de um mentor muda totalmente a nossa percepção em relação à vida."

(Roberto Shinyashiki)

 

Mentor é aquela pessoa experiente em determinado assunto e que está disposta a passar seus ensinamentos para outra pessoa. No caso de Petrus, seu mentor era Malthus porque ele era do Conselho do Rei e sabia muito bem como se portar quando se governa um reino.

Paulo Erlich, consultor em Mentoring Organizacional, define algumas características que todo bom mentor deve ter e que você vai conhecer agora:

1 – Orientação

A principal função de um mentor é a orientação. O mentor orienta seu mentorando a como ele deve agir nas situações diversas de sua vida, com base no que ele já passou e considera melhor para uma boa performance. É a base do Mentoring.

Malthus sempre orientou Petrus para que ele agisse da melhor forma, ainda mais por ele estar sempre na mira do pai extremamente rígido.

2 – Proteção

O mentor sempre protege seu mentorando, porque toda pessoa que é nova em algo comete erros, e às vezes é preciso da ajuda de alguém com mais autoridade para que as coisas se resolvam sem que o novato seja prejudicado. E depois da proteção, dá-lhe ensinamento pra que o erro não se repita!

Malthus sempre protegeu Petrus em diversas situações, por ter uma autoridade maior diante do rei do que o menino, “limpando a barra” dele.

3 – Escuta e Aconselhamento

Um dos maiores pilares do Mentoring, saber escutar e aconselhar é essencial para uma boa relação. Vão surgir inúmeras dúvidas na vida do mentorando, e seu mentor precisa saber escutá-las, sem desvalorizar nenhuma, e apontar o melhor caminho para seguir.

No caso de Petrus, Malthus tinha um trabalho maior ainda, por lidar com as dúvidas de criança do menino, e com dúvidas maiores ainda na fase da adolescência.

4 – Abertura para o relacionamento

Quanto mais próximo do mentor o mentorando for, melhor será a relação de Mentoring. Quando as duas partes se dispõem a ter uma amizade, é mais fácil do mentorando ouvir e aplicar os conselhos do mentor, e é mais fácil para o mentor desenvolver os melhores conselhos quando se trata de uma pessoa especial, que ele quer de fato que cresça e se desenvolva.

Malthus e Petrus desenvolveram uma amizade incrível, com uma ligação capaz de ultrapassar qualquer barreira imposta pela vida.

5 – Modelo

Por último, mas não menos essencial, o mentor tem que ser um modelo para o mentorando, uma inspiração, alguém que de fato seja confiável e saiba muito bem o que faz. 

Com um bom modelo, é bem mais fácil seguir o caminho correto em direção ao sucesso. Malthus era um grande modelo para Petrus, de sabedoria e força, o pai que o rei não era para o menino.

Agora que você sabe as características de um mentor, pense: será que você já tem um mentor e nem sabe?

Aquela pessoa que te inspira, seja no meio profissional ou pessoal mesmo. Aquela que sempre te aconselha com base no que ela já viveu.

Se você tem, agradeça por essa oportunidade!

Você quer transmitir seus conhecimentos e se tornar um mentor? Comece aconselhando pessoas ao seu redor que estão vivendo situações que você já viveu e que você sabe resolver da melhor forma.

E se você gostou do artigo, leia Petrus Logus – O Guardião do Tempo, garanto que você não vai se arrepender!

Deixa um feedback aí nos comentários 😊 👇

Que a força da mentoria esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

 

Outros artigos da autora:

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário

Descubra se sua faculdade combina com os games que você anda jogando


Denunciar publicação
36 Curtidas
11 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você