Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Lavando bem as mãos - Um tutorial que não é sobre higiene

Lavando bem as mãos - Um tutorial que não é sobre higiene
Gabriele Fernandes da Silva
mar. 1 - 4 min de leitura
000

Anda lavando bem as mãos? Emprestando um álcool em gel ou até um sabonete para um colega? E quem sabe sobre ensinar seu sobrinho mais novo sobre hábitos de higiene? Ao final disso tudo, é realmente sobre... limpeza? 

Não tão obviamente que a resposta é um simples "não". A expressão "uma mão lava a outra" reflete sobre a capacidade de colaboração do ser humano, que para completar a ação é necessária de outra mão, e adentrando na analogia, uma outra pessoa.

No ambiente acadêmico, e fora dele também, percebe-se que as relações humanas são pautadas em apoio mútuo. Nenhuma e, absolutamente, nenhuma atividade não teria sentido sem uma finalidade para outro indivíduo. Até mesmo as ações mais técnicas são voltadas para um propósito, e os propósitos são motivados por necessidades

Em 1943, o psicológo Abraham Maslow elaborou uma teoria de psicologia baseada nas necessidades humanas. Dentro dessa teoria, ele construiu uma pirâmide para fundamentar suas ideias sobre como funcionam as demandas de cada pessoa de maneira hierarquizada.

A partir da análise da pirâmide, entre as categorias "sociais", "status" e "auto-realização" é perceptível, por meio da teoria, perceber que para garantir que tais necessidades sejam supridas, é indispensável o contato com o outro. 

Dessa maneira, para contribuir em uma melhor vivência, principalmente no meio acadêmico, segue abaixo duas dicas que podem lhe ajudar a lavar bem as mãos. Ops, quero dizer, aumentar seu nível colaborativo e de socialização.

1. Participe de eventos acadêmicos. Não necessariamente quero dizer festas de DCE, mas palestras, congressos, júri simulado e relacionados. Além de garantir conhecimento sobre o assunto que está sendo abordado, também você poderá ganhar horas complementares, certificados para utilizar em seu currículo e conhecer novas pessoas. Interaja, pergunte sobre o tema. Para aqueles que realizam curso à distância ou mora longe da universidade, então o horário fica "pesado", existem eventos on-line também. Utilizar o recurso do LinkedIn na área de "eventos" lhe ajuda a visualizar palestras ou até cursos que serão ministrados, além disso, o Sympla e EventBrite também são hospedeiros de eventos acadêmicos - é um ótimo recurso também para introvertidos que gostam de interagir apenas pelo chat!

2. Tente se encaixar em algum projeto. A universidade normalmente dispõe de grupos de transcrição, de estudos, coletivos, além de monitorias, grupos de extensão e pesquisa. São diversas possibilidades que, por meio de seu apoio em prol de uma causa, você estará ajudando o próximo e a pessoa com quem você trabalha também, ou seja, uma teia de conexões. Para quem estuda presencialmente, pergunte aos professores de sua disciplina favorita, converse com seu representante se a turma possui um grupo de transcrição. Você demonstrará seu trabalho e portas se abrirão. Para quem estuda EaD, entre em contato com sua secretaria para ter conexão com seu coordenador(a) e, posteriormente, pergunte se a universidade disponibiliza tais atividades aos estudantes, bem como seja ativo nas redes sociais da universidade também, até mesmo o site. 

Para organizar bem as atividades e disciplinas, aqui na Comunidade do Estágio você encontrará artigos sobre organização do tempo e disciplina também! 

Espero que ao final desse artigo, você tenha compreendido sobre a importância das relações na universidade e aprendido sobre uma das principais teorias estudadas pela administração e psicologia. E tenha se lembrado de lavar as mãos também, dessa vez, literalmente.


Fonte da imagem: Ministério da Infraestrutura. A hierarquia de necessidades de Maslow: o que é e como funciona. O que é e como funciona. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/portal-da-estrategia/artigos-gestao-estrategica/a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow. Acesso em: 26 fev. 2023.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você