Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Faça slides LINDOS e garanta NOTA 10 em seus trabalhos acadêmicos!

Faça slides LINDOS e garanta NOTA 10 em seus trabalhos acadêmicos!
Maria Clara Martins
Mar. 31 - 8 min read
030

 

Um dos terrores da aula online, que aumenta em 300% o sono que o EaD traz, são os slides “padrão de professor”: textão enorme, cores neon que não combinam uma com a outra e imagens distorcidas. 😴

 

Mesmo em casa, muitos professores continuaram pedindo seminários, e se você quer inovar e deixar seus slides l-i-n-d-õ-e-s, de causar inveja no professor e nos coleguinhas, segue essas dicas:

 

1 – Slide é que nem filme: o sucesso se garante no roteiro 🎬

Uma apresentação de slides possui dois pilares: o roteiro e o design. O primeiro é a base para o segundo, pois o design deve ser pensado em cima do roteiro. Da mesma forma que um filme só vira campeão de bilheteria se tiver um bom roteiro, sua apresentação de slides só vai ser agradável se tiver um bom roteiro também.

Como escrever um bom roteiro? Na hora de pesquisar, jogue a palavra central de sua pesquisa no Google e vá anotando as informações mais importantes que você encontrar. Depois, vá classificando as informações de acordo com a temática que elas apresentam. Pra que sua apresentação não fique confusa, tente “criar” uma história ou “ir do geral para o específico”.

Vou exemplificar pra vocês: esses dias eu tive que fazer um trabalho acadêmico sobre o Sistema de Saúde na Noruega. Joguei o tema no Google e veio aquela chuva de informações. Separei elas por temática e elas ficaram organizadas, e com isso eu fiz um roteiro em forma de “índice”, como você pode ver aqui:

 

1 – Sobre a Noruega

2 – Modelo de Beveridge: a base do sistema de saúde da Noruega

3 – Regras do sistema

3.1 – Fastlege

                3.1.1 – Consulta ao Fastlege

3.2 – Gestantes e Crianças

3.3 – Tratamento Odontológico

3.4 – Medicamentos

4 – Como o sistema funciona para os turistas e residentes ilegais

5 – Auxílios e Serviços do Sistema de Saúde

6 – Slide de Finalização

 

Se você reparar, primeiro eu falei um pouco sobre o país, sobre a base do sistema e só então entrei no sistema em si, passando primeiro pelas regras e depois para as informações adicionais. Abrangi as informações do geral para o específico, e fui traçando uma “história” no meu roteiro.

 

2 – Capriche no design!

Essa pra mim é a parte mais gostosa, e também a mais difícil, na hora de fazer slides. Todo mundo com certeza tem algum professor que usa aquele slide “padrão”: template pronto do PowerPoint, textos enormes com fontes horrorosas e imagens sem qualidade. Esse tipo de slide não chama a atenção de ninguém, muito pelo contrário, só ajuda o aluno a pegar no sono mais rápido (e se você quiser umas dicas pra ficar acordado durante as aulas online, clica aqui).

Você tem que pensar no slide como se fosse um post do Instagram: tem que ser algo atrativo, com uma paleta de cores boa e com a menor quantidade de texto possível. Se você parar pra pensar, vai perceber que aqueles posts “estilo arrasta pro lado” (post carrossel) nada mais são que mini apresentações de slides!

Pra caprichar no design, há alguns tópicos muito importantes que não podem ser esquecidos:

 

  • Faça uma boa escolha das cores 🎨

Escolher a cor do slide é que nem escolher cor de roupa: a gente faz de tudo pra que a combinação fique boa e agradável. Na hora da escolha das cores, eu gosto de selecionar as que “combinem” com o tema.

Por exemplo: em um trabalho em que o professor peça pra falar sobre nosso país, eu escolheria verde, amarelo e azul, pra combinar com nossa bandeira. Mas não há regras em relação há isto. O importante é que sua escolha de cores chame a atenção, de maneira positiva, na hora da apresentação.

Outra coisa: imagine que você pegou uma imagem com um fundo vermelho, e a sua paleta de cores é azul, branco e rosa. Se você colocar a imagem vermelha no fundo azul, a sobreposição pode ficar muito desagradável. O ideal é selecionar imagens com o fundo da mesma cor do seu slide, pra parecer que a imagem possui fundo transparente, ou mesmo remover o fundo da imagem, o que você pode fazer nesse site aqui.

Observe o slide abaixo, em uma apresentação sobre Cuidados com o Covid-19, usei preto e vermelho, cores que remetem a “chamar atenção”:

 

  • Menos é mais ✍️

A regra aqui é clara: NADA de textão. Sua apresentação de slides tem que ser visual, não pode virar um arquivo de texto. Ninguém lê texto grande em slide, além disso, texto demais não combina com bom design. Use frases ou palavras chaves, pra que o pessoal que esteja assistindo se situe sobre o que você vai falar naquele slide, e nada mais que isso. Pense novamente nos posts do Instagram, que usam poucas palavras. As pessoas dispersam muito rápido, ainda mais em apresentações acadêmicas, então foque em passar as informações mais importantes e centrais de forma resumida nos slides.

Segue aí um exemplo de poucas palavras passando as informações centrais:

 

  • Selecione bem as suas imagens 🖼️

Use sempre imagens de boa qualidade, nada de imagem pixelada, aquela toda quadriculada por conta da baixa resolução. Há diversos bancos de imagens gratuitas, como o Unsplash, onde você pode conseguir inúmeras imagens de alta resolução.

Se você optar por usar ilustrações, pode conseguir gratuitamente no unDrawn. Lembre-se sempre de usar imagens que combinem com a paleta de cores da sua apresentação.

Os ícones são imagens que podem te ajudar na hora de diminuir a quantidade de texto nos slides, e você pode conseguir eles gratuitamente no The Noun Project.

No slide abaixo, eu usei um grande ícone, que já situa que nesse slide haverá algo relacionado a horários, e uma informação em poucas palavras:

 

  • Quais são suas fontes? 📝

Pense por um momento: você acha que dá pra utilizar uma fonte de letra que um jornal utiliza em suas reportagens no seu slide todo caprichado no design? Nem pensar! Escolha cuidadosamente a fonte do seu slide, de forma que ela combine com os outros detalhes. Você pode baixar novas fontes no Google Fontes, DaFont, e em vários outros sites.

Gosto de usar bastante a Montserrat e a Modern Love, que são essas daqui:

 

 

3 – Grand Finale!

E na hora de finalizar? Nada de slide escrito “Obrigado pela atenção”. Invista em uma frase bonita que tenha a ver com o tema da sua apresentação, ou se for uma apresentação profissional, coloque seus contatos no último slide. Eu gosto bastante de utilizar frases no slide final, como essa daqui, que eu utilizei em uma apresentação sobre sistema imune do corpo humano:

 

 

 

 

Então galera, espero que vocês tenham gostado, e que vocês arrasem na apresentação de vocês! Deixo aqui um perfil do insta pra vocês seguirem que é muito show, com muitas dicas de apresentação 🤯

 

Que a força dos slides esteja com você! Um beijo da Maria!

 

Outros artigos da autora:

Como não dormir nas aulas online

Como organizar seu calendário

Como ler mais em menos tempo


Report publication
    030

    Recomended for you