Existem muitos meios de adquirir experiência em sua área de atuação durante a faculdade e através deste trabalho é possível desenvolver um bom networking e atenuar as habilidades comportamentais que lhe farão alcançar papel de destaque. Os profissionais/trabalhadores necessitam estar em constante atualização e realizar atividades que ressaltam qualidades e habilidades profissionais.
O serviço voluntário é regulamentado no Brasil pela Lei n° 9.608, de 1998, sendo uma atividade não remunerada. Esse serviço pode ter diversas áreas de atuação que abrangem os mais diversos segmentos sociais. Os voluntários podem trabalhar na área da educação, na área de meio ambiente, esportiva, com idosos, crianças e animais. Através dele, o voluntário adquire diferenciais para o mercado de trabalho como trabalho em equipe, empatia, liderança, proatividade e altruísmo.
As empresas valorizam os talentos que têm interesse social e que colaboram para causas relevantes, pois enxergam que o trabalho voluntario é capaz de melhorar e estimular o companheirismo, entre os colaboradores, o desenvolvimento de ideias transformadoras, transformações pessoais e a chance de entrar em contato com pessoas de outras culturas, sendo estes uns benefícios do trabalho voluntário.
O objetivo principal é ajudar as pessoas em suas necessidades, geralmente desamparadas pelo governo e a empatia está como fator mais importante.
O trabalho voluntario não possui tempo mínimo e são permitidas 6 horas por dia de dedicação ao próximo, no máximo.
É válido colocar no currículo suas experiências como voluntário e essas experiências dão destaques aos recém-formados, pessoas que não têm tanta experiência profissional e para profissionais que ficaram um tempo fora do mercado de trabalho, pois mostram que não ficaram parados melhorando assim seu currículo profissional e fazendo bem ao próximo.