Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

LEITURA DINÂMICA: como essa técnica pode te ajudar a ESTUDAR MAIS em MENOS TEMPO

LEITURA DINÂMICA: como essa técnica pode te ajudar a ESTUDAR MAIS em MENOS TEMPO
Maria Clara Martins
set. 27 - 9 min de leitura
6 Curtidas
4 Comentários
1

 

Com o passar dos anos, parece que o dia começa a ter menos horas. Estudo, trabalho, família, amigos, hobbies, tantas coisas pra fazer que o tempo passa cada vez mais rápido.

E com a vida tão corrida, o tempo que antes era dedicado a uma leitura, seja ela por lazer, estudo ou trabalho, também diminui.

E aí surge a dúvida: o que fazer para continuar incluindo o ato de ler no nosso dia a dia? 🤔

Foi pensando nisso que hoje resolvi apresentar você à leitura dinâmica.

A leitura dinâmica é uma técnica que busca aumentar a velocidade de leitura sem que haja comprometimento do que você precisa entender e aprender com o texto.

É muito usada por quem estuda para concursos públicos, pois reduz o tempo dedicado à tarefa a fim de que se cumpra o calendário de estudos.

É usada também por quem não tem muito tempo pra ler, mas precisa estudar pra escrever uma tese, um TCC.

É usada ainda simplesmente por quem deseja aumentar seu repertório através da leitura de todos os tipos, mas não tem muito tempo disponível na rotina.

Seja qual for o propósito, a leitura dinâmica é de grande valor e agora você vai descobrir algumas dicas de como tornar sua leitura pelo menos um pouquinho mais rápida!

(As três primeiras dicas eu aprendi com o Renato Alves, o primeiro brasileiro a receber o título de Melhor Memória do Brasil pelo Rank Brasil, o livro dos recordes nacionais)

 

#1 – Treine seu foco 🎯

Já que o tempo é curto e vale ouro, é necessário se aproveitar todos os momentos disponíveis que você possa ter para ler, como por exemplo no transporte público, na fila de um banco, na praça de alimentação no horário de almoço. Pra isso, você precisa treinar seu foco pra conseguir ler em qualquer lugar, conseguindo imergir a ponto de o seu cérebro não desfocar com o barulho e às distrações ao redor.

Samuel Edwards, especialista em motivação, afirma que é possível melhorar seu foco através de práticas como:

Meditação 🧘 - aumenta sua habilidade de se desprender de distrações e manter a mente clara, mesmo em situações de estresse

Exercícios físicos 🏋️ - o cérebro libera endorfinas durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, a conexão entre os neurônios é favorecida, fator que contribui para o aumento dos níveis de concentração e raciocínio

Inclua isso no seu dia a dia e seu foco vai melhorar com o passar do tempo.

 

#2 – Aproveite o olhar à primeira vista 👀

A boa inspeção à primeira vista é crucial pra que você conduza melhor sua leitura. Na área da Saúde, a inspeção é a primeira técnica utilizada quando se examina um paciente. É aquela olhada geral para se ter uma ideia da situação da pessoa, buscando entender o que está acontecendo com ela. Na leitura dinâmica, geralmente de livros ou artigos científicos, acontece o mesmo.

Comece lendo a capa e contracapa, o sumário e a introdução. Assim, você já tem uma ideia geral do que você irá encontrar. Ler a primeira linha de cada texto também pode ajudar. Saber previamente do que se trata a leitura evita que o cérebro fique “meio perdido” no momento em que está processando informações novas, dando um “norte” à sua mente, e em casos de pesquisa, ajuda a saber se o texto que você está lendo é realmente a fonte que você precisa, evitando que você perca tempo com leituras desnecessárias no momento.

 

#3 – Use e abuse do audiolivro 🎧

Uma maneira de acelerar sua leitura é forçando sua mente a fazer isso através dos audiolivros. Muitos livros possuem uma versão em áudio, que você pode ouvir ao mesmo tempo em que lê, fazendo com que você seja “obrigado” a ler na mesma velocidade em que você está ouvindo, estimulando ao mesmo tempo a sua memória auditiva e a visual. Aumente a velocidade de reprodução aos poucos, e isso te ajudará e muito a aumentar a velocidade da sua leitura.

 

#4 – Acompanhe as palavras com o dedo ou com uma caneta 🖊️

Acompanhar o texto com o dedo ou com uma caneta aumenta o foco e a concentração na leitura, o que resulta num aumento da velocidade pois nossos olhos tendem a acompanhar movimentos, então quanto mais rápido você guiar a sua leitura com o dedo ou com a caneta, mais rápido você vai ler. Mas faça isso aos poucos, senão você obterá o efeito contrário se começar rápido demais.

 

#5 – Feche a boca 🤐

Se você é daquelas pessoas que recita em voz alta todas as palavras na hora da leitura, provavelmente você lê mais lentamente. O ato de ler em voz alta automaticamente torna sua leitura mais devagar, pois a fala é um processo mecânico e mais lento que a visão. Esse desequilibro entre voz e visão deixa o cérebro ocioso e atrapalha a concentração, fazendo com que você gaste mais tempo lendo e demore mais para processar as informações.

Esse hábito é algo bem difícil de se desfazer, mas não é impossível. Uma dica é ler com um lápis ou caneta na boca (como na imagem abaixo), o que vai tornar mais difícil sua fala, e seu cérebro se acostumará aos poucos a ler sem precisar recitar.

 

#6 – Não pare para buscar no dicionário 🛑

Quando você interrompe a leitura para fazer uma busca no dicionário, você interrompe o “flow”, fazendo com que o seu cérebro tenha que engajar novamente a concentração na leitura após a busca. O ideal é continuar o texto sem pausas, pois muitas vezes o contexto do que você está lendo já te dá uma ideia do significado da palavra. Se for algo muito incomum, grife para pesquisar depois (se você seguir a dica #4, o lápis já vai estar na sua mão, então a perda de foco será mínima).

 

#7 – Skimming e Scanning

Essas técnicas são as mais conhecidas, porque provavelmente você já as usa em situações cotidianas: sabe aquela “passada por cima”, olhando título, figuras e imagens destacadas? Ela é chamada de Skimming. Já o Scanning é quando você percorre o texto procurando palavras-chave, que te interessam no momento. Se você estiver fazendo uma leitura de pesquisa ou estudo, essas duas técnicas te ajudarão a ter uma leitura mais focada no que você precisa no momento, e poupará seu tempo.

 

 

Além dessas dicas, é crucial que você leia sempre que puder, pois a criação desse hábito tornará todo o resto mais fácil. Para saber se o ritmo da sua leitura aumentou, monitore seu desempenho, como por exemplo medindo quantas páginas você lê em determinado tempo atualmente e quantas você conseguirá ler depois de aplicar as dicas.

Uma grande dúvida que existe em relação à leitura dinâmica é: será que estou entendendo e absorvendo tudo o que estou lendo? Para comprovar se a técnica está funcionando, resuma o que você leu após a leitura. Você pode escolher recitar em voz alta, como se estivesse explicando para alguém (se tiver alguém por perto para você explicar, melhor ainda), pode resumir escrevendo ou fazendo um mapa mental. Isso ajuda a sintetizar o que você entendeu e você descobrirá se a leitura dinâmica está funcionando com você.

Outra coisa: não leia se estiver cansado. Você não absorverá nada, e será apenas tempo perdido, que você poderia ter gasto descansando para ler melhor em outro momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do artigo? Conta pra mim nos comentários 👇🏻

Que a força da leitura esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

Anda dormindo nas aulas online? Confira 10 dicas para se manter acordado

Descubra se sua faculdade combina com os games que você anda jogando

Como desenvolver um pensamento crítico? Descubra com essas 4 lições

Jane The Virgin e a organização de calendário no dia a dia de universitário


Denunciar publicação
6 Curtidas
4 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você