O estresse é uma resposta do organismo quando o indivíduo se sente ameaçado ou vive sob pressão e um ambiente de trabalho muito competitivo, hostil e com muita pressão é um prato cheio para que o profissional sofra desse mal e tenha seu rendimento e motivação prejudicados.
Estudos recentes mostraram que pessoas que com problemas de saúde mental, como o Burnout por exemplo, revelaram que a principal causa do estresse na vida das pessoas é o trabalho. A OMS reconheceu o burnout como doença provocada pelo excesso de trabalho.
O acúmulo de funções, cobranças por resultados imediatos, frustrações profissionais, falta de comunicação organizacional e relacionamentos interpessoal difíceis, estão como as principais causas do estresse profissional.
Para manter a saúde mental equilibrada e um bom desempenho, devemos aprender a lidar com alguns fatores. Praticar a autogestão, desenvolver a habilidade de gerenciar o tempo, reconhecer os sinais de estresse e pressão e cultivar um ambiente de trabalho saudável.
Não ultrapasse seus limites por conta do trabalho. Não se sinta fraco em reconhecer e admitir que precisa de ajuda. Saúde mental é coisa séria e deve ser levada à sério. Faça pausas, caminhadas, medite e/ou outras atividades que façam você recarregar suas energias. Ajuda muito.