Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como você estagiário ou futuro estagiário pode ter uma mente saudável e equilibrada com tantas tarefas?

Como você estagiário ou futuro estagiário pode ter uma mente saudável e equilibrada com tantas tarefas?
Tamires Santos
Sep. 27 - 7 min read
000

 

Não importa classe social, etnia ou idade, todos vivemos em grande estado de ansiedades, preocupações, frustrações e expectativas, o que abala nossa saúde mental e física.

Vida de estagiário também não é nada fácil, em sua grande maioria, estão em uma idade em busca do autoconhecimento e amadurecimento e tudo isso gera inúmeras sobrecargas mentais.

 Então vamos de dicas importantíssimas para encontrar o ponto de equilíbrio e a paz que tanto precisamos?

7 dicas riquíssimas para prolongar sua saúde mental:

 

1 - Lute contra pensamentos negativos

É nato do ser humano ter essa tendência de pensar sempre no lado ruim das coisas, surge de maneira inesperada, naturalmente. Especialistas advertem que viver assim causa doenças físicas e mentais como: depressão, apelidada como o "mau do século" e ansiedade, que em seu estágio avançado são difíceis de reverter. Por isso é fundamental focar no otimismo e positivismo, enxergar possíveis soluções em vez de se fixar em problemas.

Valorize e preserve a sua autoestima.  A capacidade de superar obstáculos é o que alimenta uma mente saudável.

 

2 - Aprenda a conversar sobre o que você está sentindo.

O relacionamento mais delicado e controverso é entre seres humanos. A situação se complica muito mais quando temos timidez em excesso, dificuldade de nos expressar por medo ou qualquer outro motivo. Assim podemos acabar guardando mágoas ou ressentimentos ferindo a comunicação.

As discussões saudáveis e criticas construtivas ajudam a externar seus próprios sentimentos e ponto de vista. Ninguém é obrigado a aceitar o que o outro pensa, mas todos precisamos ouvir e ser ouvidos, em respeito mútuo pela opinião do outro. Vivemos em uma sociedade democrática, ou seja, temos direito em constituição de livre expressão de idéias. 

Assim, de forma pacífica e respeitosa é sempre importante conversar sobre os sentimentos, desabafar e tirar o peso da consciência, evitando que esses sentimentos provoquem reações de ansiedade ou outros sintomas.

* Dica de ouro e exercício da empatia: escreva sobre o que você sente e leia em voz alta como se alguém estivesse falando diretamente com você, se sentir que está confortável com tudo o que ouve é sinal de que já pode falar sobre o assunto tranquilamente com qualquer pessoa. 

 

3 - Faça exercícios físicos com regularidade

Em média o corpo humano precisa de 3 a 5 dias de exercícios por semana com duração entre 30 minutos a 1 hora, mas sempre é importante consultar um especialista.

Como sabemos os exercícios físicos liberam a endorfina que é o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem bem-estar. Também eliminamos energia aliviando a sobrecarga na nossa mente.

Não permita que a rotina domine totalmente seu tempo. Uma pessoa organizada encontra tempo para as coisas mais importantes e a saúde é uma delas. Como disse um certo sábio " Há um tempo para toda atividade debaixo dos céus".

Faça atividades físicas de forma periódica. Dúvidas sobre qual exercício é melhor para você? Consulte um médico. Se manter em movimento vai ajudar a acelerar o organismo e o fluxo sanguíneo, facilitando as atividades mentais.

 

4 - Cuide da alimentação

O que comemos interfere e muito na nossa saúde mental. A alimentação saudável e equilibrada, baseada em produtos naturais e ricos em nutrientes é muito importante para um bom funcionamento do cérebro . Por isso, é essencial manter hábitos alimentares saudáveis. Consulte um nutricionista e faça uma avaliação para entender melhor o assunto e fazer uma dieta específica.

Alguns alimentos são ricos em nutrientes que estimulam a memória, aprendizado e ajudam a evitar problemas nas funções ligadas a alteração do humor, ansiedade e depressão. A hidratação também é de extrema importância alinhada com uma alimentação livre de agrotóxicos e conservantes.

 

5 - Tenha momentos de lazer

Como já falamos, há tempo para tudo basta ter uma boa organização. Todos precisamos de tempo para diversão e descanso. Como a própria técnica do Pomodoro já nos orienta a gestão do tempo é muito importante e momentos de lazer são cruciais para a saúde mental. Essa técnica também nos possibilita ter uma aprendizagem mais eficiente.

 

6 - Se esforce para controlar a ansiedade

Ter ansiedade é normal do ser humano não tem como viver sem ela, mas é possível controlá-la. Como?

A melhor maneira é viver cada dia sua própria ansiedade. Não pense muito em algo que ainda não aconteceu, não crie ou fantasie idéias negativas pelo simples fato de que, ainda não se concretizaram. Se a ansiedade é por causa de algo que foge do seu controle, faça o que estiver ao seu alcance para resolver o problema e o resto deixe a cargo do tempo. Algo também muito importante é ser uma pessoa organizada, é incrível como isso pode diminuir a ansiedade.

Lembre-se, você não é um super homem ou super mulher. Algumas coisas realmente vão fugir do seu controle, mas a maneira como você lida com isso vai fazer toda a diferença no seu dia a dia. O auto controle é uma soft skill muito requisitada que está totalmente ligada a resiliência, portanto, pesquise sobre ela e se empenhe em exercê-la na vida.

 

7 - Durma o suficiente

Essa conversa já é antiga qualquer especialista vai dizer que o ideal é dormir de 7 a 8 horas por dia para ter mente e corpo saudáveis, mas muitas pessoas ignoram por vários motivos, alguns dizem que para eles 4 a 5 horas é o suficiente, outros dizem que não tem tempo. 

O que posso dizer caro leitor é que sem uma vida (mente e corpo) saudável não dá para ter um bom ou até mesmo excelente desempenho em suas atividades diárias, então a dica é se organizar, voltamos ao famoso lema "debaixo dos céus há tempo para tudo".

Tire alguns momentos para descansar e se livrar do peso das atividades rotineiras, faça pausas diárias (Técnica Pomodoro) e períodos mais longos quando tiver oportunidade.  Em alguns momentos saia da rotina e crie formas diferentes de relaxamento, os vídeos no Youtube ajudam muito para ter idéias.

O sono com regularidade é uma necessidade da fisiologia humana, para repor as energias gastas durante o dia. Esteja em um ambiente confortável para um sono adequado, pois a falta disso leva a alterações de humor, improdutividade e falta de atenção.

Outra coisa muito importante é deixar o celular de lado, nada de redes sociais ou navegações desnecessárias. A internet por ser uma rede com muitas informações sobrecarrega o nosso cérebro, então FUJA dela nesses momentos.

 

Não tem uma pílula secreta para fazer com que a nossa mente fique mais saudável, tudo depende de mim e de você, por isso corra atrás da sua melhora mental, física e emocional sempre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you