Estimado Leitor (A), Boa noite!
Espero que se encontres bem :)
Antes de qualquer alvoroço, não, não iriei tirar minha vida! Encontro-me bem, em um momento de muitas transições na vida pessoal e profissional.
Setembro tem uma característica marcante nos ultimos anos.
O suicídio faz parte da sociedade, essa que está doente.
Está tão presente, que mal nos damos conta que a pessoinha ao lado "grita" por ajuda as vezes.
Esse fenómeno necessita de atenção. De escuta atenciosa, profunda, repleta de cuidados, empatia e respeito. A dor que ele sente, só ele sabe traduzir, por meio de palavras, lágrimas, imagens... Dar a ela essa abertura, requer que você tenha a mentalidade de compreender que ela confia em você. E uma vez essa confiança quebrada, consequências terríveis podem vir.
Lidamos constantemente com seres humanos de diferentes fatores, histórias, vidas, sentimentos...
Atentar-se com mudanças de personalidades e humor são fundamentais para poder notar que algo não está bem, que uma assistência psicológica precisa ser realizada.
Outros, por vezes, permanecem com as suas vidas "normais", e num piscar de olhos, tiram a sua própria existência.
Particularmente, quando situações começam a ser estranhas, com pessoas de vidas "normais", desconfio. E lá está, nas entrelinhas.
Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda profissional, bem como se mostrar à disposição, caso ela queira conversar novamente, são pontos importantes. Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de se matar e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. (CVV.ORG)
Bem como a citação diz, se você sentiu, ou a pessoa disse abertamente o seu pensar, não a deixe-a. Permaneça com ela, escute-a.
Conforme o levantamento deste ano, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. OMS (Organização mundial da Saúde).
TENSO! Sim! Meu Deus!
São tantos fatores que podem levar um ser humano a tirar a própria vida, como, por exemplo: Transtorno de humor, Psicoses, Transtornos de Ansiedade, Demências e Transtorno de Personalidade.
(Temas para um próximo texto.)
Não deixe de pedir ajuda!
Não é vergonha nenhuma! O corpo social precisa aprender a entender, que nem tudo é brincadeira!
Vidas são importantes!
Estou aqui se você precisar!
Ou, ligue 188!!
#setembroamarelo #saudemental