Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

“Respira, inspira e não pira” - Como você tem cuidado da sua saúde mental?

“Respira, inspira e não pira” -  Como você tem cuidado da sua saúde mental?
Thaís Martins
Jan. 22 - 2 min read
000

Há anos que os cientistas apontam a necessidade do equilíbrio entre os diferentes momentos da vida para garantir uma boa saúde mental e física.

Hoje eu quero abordar esse tema com vocês pois acredito que, assim como eu, estejam sofrendo ou já sofreram as consequências da rotina sobrecarregada que foram evidenciadas, principalmente, na pandemia.

Pesquisa do Ministério da Saúde com mais de 17 mil pessoas apontou que 86% dos entrevistados registraram sintomas de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão. Não por acaso, a própria residência foi apontada como o principal local de trabalho pela maioria dos participantes.

Tenho parado para pensar em como a tecnologia também influencia no bem estar das pessoas e no meu e precisa de atenção, sabe?

As vezes queremos dar conta de tudo ao mesmo tempo, ou no mesmo dia, até no mesmo mês e não avaliamos antes se realmente aquilo vai dar certo - eu espero muito que sim! - ou lidar com imprevistos. Mas, quero te dizer que se algum dia não der, não é o fim do mundo e você não deve se afligir por isso.

Uma das minhas distrações é escrever, inclusive aqui na Comunidade do Estágio. Aqui eu aprendo sobre tudo um pouco e compartilho também, além de me preparar para o mercado de trabalho. Se posso te dar uma boa dica, tente ingressar em trabalhos que te despertem, sendo remunerado por isso ou não. No final, você sentirá como um prazer e não como um "compromisso" ou peso .

Música também me deixa com boas sensações, principalmente em pico de estresse.  Nada melhor pra mim do que ouvir aquela boa música no fone de ouvido.

Ok Thaís, por que você está mencionando seus gostos aqui?

Porque quero te lembrar que cada pessoa precisa estabelecer o tempo de conexão para não entrar em estafa.

Cada um precisa experimentar a melhor forma de se desligar, ter seu descanso, perceber seu tempo mental. 

Ah, e não se trata apenas de dormir não, tá? Risos.

E sim fazer de fato aquilo que alivia sua cabeça e recarrega as energias do corpo. 

Qual a sua distração?

Você tem separado tempo pra si próprio?

Pense nisso.

Até a próxima!

 


Report publication
    000

    Recomended for you