Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O que fazer quando o professor passa uma tarefa gigantesca pra entregar num prazo minúsculo?

O que fazer quando o professor passa uma tarefa gigantesca pra entregar num prazo minúsculo?
Maria Clara Martins
abr. 30 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

 

Semana passada minha professora passou uma tarefa G-I-G-A-N-T-E com um prazo de entrega bem curto, o que fez com que toda a sala de aula surtasse em conjunto. Eu surtei também, e hoje eu tô aqui pra passar algumas dicas pra vocês do que fazer em situações como essas, em que o prazo é tão apertado que a gente fica a todo o momento pensando se vai conseguir entregar. Bora lá!

A primeira coisa a se fazer é algo que parece irreal, que eu muitas e muitas vezes não consigo fazer e depois vejo que só me prejudiquei sem necessidade, que é:

 

1 – Não se desespere! 🤯

Eu sei, eu sei. Parece impossível, né? Mas é o melhor a tentar se fazer. Se você entrar em desespero e surtar, vai ficar difícil de pensar em soluções e maneiras de cumprir a tarefa gigantesca, e você vai se atrapalhar por inteiro. Recebeu uma grande meta? Pare, respire, beba uma água, xingue o professor mentalmente (brincadeira rs) e bora pro segundo passo.

 

2 – Se organize 📅

Se você não se organizar, vai ficar tudo pra última hora e não vai dar tempo de fazer nada!

Liste tudo o que você precisa fazer, tanto a tarefa gigante e impossível quanto os outros afazeres da sua vida, e faça um cronograma. Defina horários pra realização das tarefas, e busque sempre fazer um pouco de cada tarefa a cada dia, pra não “saturar” a mente.

(Você sabe organizar seu calendário? Tem dicas nesse post aqui, e de quebra uma indicação de série maravilhosa pra você assistir no seu tempo livre 😊)

Depois que você fizer sua programação, tente ao máximo seguir à risca, longe de distrações, porque senão você pode se atrasar. Lembre-se de sempre se organizar colocando metas diárias possíveis de se fazer, nada de definir metas impossíveis que você sabe que não vai conseguir cumprir. É normal que precisemos rearranjar sempre alguns itens da agenda porque faltou tempo pra algum, mas se isso acontecer, não surta amigo, por favor! Reorganize a agenda e siga em frente. Se o desespero bater, volte e releia o primeiro item desse texto.

 

3 – Alterne o seu foco 🎯

Tudo o que é demais não é bom. Procure sempre alternar entre as tarefas diárias. Separe sempre um tempo maior pra tal tarefa gigante, mas não dedique o dia todo totalmente a ela. Isso vai fazer com que sua mente e seu corpo se esgotem de tal maneira que a tarefa vai ficando cada vez mais exaustiva. Dessa forma, fazendo um pouco dela a cada dia, ao invés de tentar concluir tudo em um dia só, a tarefa se torna mais leve, além do mais, não é nada saudável deixar tudo de lado por conta de uma só lição. Mas faça mesmo a tarefa no horário que você programou pra ela, evitando ao máximo procrastinar, senão já sabe...

 

4 – Tenha momentos de descanso 💤

Esse tópico é importantíssimo. Se você não der pausas pra relaxar, tomar um ar, beber água ou comer alguma coisa, você ficará super exausto, além de causar prejuízos à sua saúde. O cérebro precisa de pausas, porque senão ele fica sobrecarregado e seu foco diminui, e é aí que entram técnicas como a Pomodoro, que visam ciclos alternados de tarefa e descanso, melhorando o desempenho e a produtividade.

 

5 – Se tudo der errado...

Às vezes, os professores passam tarefas extremamente gigantes e esquecem que nós não somos robôs. Geralmente, quando o trabalho dado é muito pesado, quase toda a classe encontra inúmeras dificuldades para concluí-lo. Se você e seus colegas perceberem que a tarefa é realmente impossível, reúnam-se e peçam um prazo maior. Não custa nada tentar e não é nada vergonhoso dizer que vocês não conseguirão cumprir num prazo tão pequeno. Usem bons argumentos e tentem conquistar um prazo maior para não saírem prejudicados.

 

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário aqui pra eu saber 👇

 

Que a força da estratégia esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

O que fazer para não dormir nas aulas online

Faça slides lindos para seus trabalhos acadêmicos

Descubra que personagem de Percy Jackson seria seu colega de faculdade


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você