Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que fazer quando o professor passa uma tarefa gigantesca pra entregar num prazo minúsculo?

O que fazer quando o professor passa uma tarefa gigantesca pra entregar num prazo minúsculo?
Maria Clara Martins
Apr. 30 - 5 min read
000

 

Semana passada minha professora passou uma tarefa G-I-G-A-N-T-E com um prazo de entrega bem curto, o que fez com que toda a sala de aula surtasse em conjunto. Eu surtei também, e hoje eu tô aqui pra passar algumas dicas pra vocês do que fazer em situações como essas, em que o prazo é tão apertado que a gente fica a todo o momento pensando se vai conseguir entregar. Bora lá!

A primeira coisa a se fazer é algo que parece irreal, que eu muitas e muitas vezes não consigo fazer e depois vejo que só me prejudiquei sem necessidade, que é:

 

1 – Não se desespere! 🤯

Eu sei, eu sei. Parece impossível, né? Mas é o melhor a tentar se fazer. Se você entrar em desespero e surtar, vai ficar difícil de pensar em soluções e maneiras de cumprir a tarefa gigantesca, e você vai se atrapalhar por inteiro. Recebeu uma grande meta? Pare, respire, beba uma água, xingue o professor mentalmente (brincadeira rs) e bora pro segundo passo.

 

2 – Se organize 📅

Se você não se organizar, vai ficar tudo pra última hora e não vai dar tempo de fazer nada!

Liste tudo o que você precisa fazer, tanto a tarefa gigante e impossível quanto os outros afazeres da sua vida, e faça um cronograma. Defina horários pra realização das tarefas, e busque sempre fazer um pouco de cada tarefa a cada dia, pra não “saturar” a mente.

(Você sabe organizar seu calendário? Tem dicas nesse post aqui, e de quebra uma indicação de série maravilhosa pra você assistir no seu tempo livre 😊)

Depois que você fizer sua programação, tente ao máximo seguir à risca, longe de distrações, porque senão você pode se atrasar. Lembre-se de sempre se organizar colocando metas diárias possíveis de se fazer, nada de definir metas impossíveis que você sabe que não vai conseguir cumprir. É normal que precisemos rearranjar sempre alguns itens da agenda porque faltou tempo pra algum, mas se isso acontecer, não surta amigo, por favor! Reorganize a agenda e siga em frente. Se o desespero bater, volte e releia o primeiro item desse texto.

 

3 – Alterne o seu foco 🎯

Tudo o que é demais não é bom. Procure sempre alternar entre as tarefas diárias. Separe sempre um tempo maior pra tal tarefa gigante, mas não dedique o dia todo totalmente a ela. Isso vai fazer com que sua mente e seu corpo se esgotem de tal maneira que a tarefa vai ficando cada vez mais exaustiva. Dessa forma, fazendo um pouco dela a cada dia, ao invés de tentar concluir tudo em um dia só, a tarefa se torna mais leve, além do mais, não é nada saudável deixar tudo de lado por conta de uma só lição. Mas faça mesmo a tarefa no horário que você programou pra ela, evitando ao máximo procrastinar, senão já sabe...

 

4 – Tenha momentos de descanso 💤

Esse tópico é importantíssimo. Se você não der pausas pra relaxar, tomar um ar, beber água ou comer alguma coisa, você ficará super exausto, além de causar prejuízos à sua saúde. O cérebro precisa de pausas, porque senão ele fica sobrecarregado e seu foco diminui, e é aí que entram técnicas como a Pomodoro, que visam ciclos alternados de tarefa e descanso, melhorando o desempenho e a produtividade.

 

5 – Se tudo der errado...

Às vezes, os professores passam tarefas extremamente gigantes e esquecem que nós não somos robôs. Geralmente, quando o trabalho dado é muito pesado, quase toda a classe encontra inúmeras dificuldades para concluí-lo. Se você e seus colegas perceberem que a tarefa é realmente impossível, reúnam-se e peçam um prazo maior. Não custa nada tentar e não é nada vergonhoso dizer que vocês não conseguirão cumprir num prazo tão pequeno. Usem bons argumentos e tentem conquistar um prazo maior para não saírem prejudicados.

 

 

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário aqui pra eu saber 👇

 

Que a força da estratégia esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

Outros artigos da autora:

O que fazer para não dormir nas aulas online

Faça slides lindos para seus trabalhos acadêmicos

Descubra que personagem de Percy Jackson seria seu colega de faculdade


Report publication
    000

    Recomended for you