[ editar artigo]

Se sentindo pouco produtivo? Conheça a ‘Técnica Pomodoro’

Se sentindo pouco produtivo? Conheça a ‘Técnica Pomodoro’

Você tem dificuldade em terminar as tarefas a tempo? Tem uma listinha de coisas acumuladas por aí? A gente te entende. Para quem está trabalhando ou estudando de casa desde o início da pandemia de Covid-19, se concentrar em tarefas simples pode parecer cada vez mais impossível. São muitas as distrações no nosso dia a dia, e como resultado, chegamos ao fim da semana com a sensação de não ter cumprido as obrigações.

E para dizer a verdade, às vezes é assim que eu me sinto também, então hoje venho trazer para vocês a Técnica Pomodoro, e o método com o qual vamos melhorar a produtividade e a organização.

Mas fica tranquilo, não é só a gente, o criador dessa técnica se sentia exatamente assim. Francesco Cirillo em seus primeiros anos como universitário, na década de 80, procurava aumentar sua produtividade nos estudos, e criou o Pomodoro para utilizar o tempo como seu aliado. Conforme o livro “The Pomodoro Technique”, se trata de um método de gestão de tempo, que foi apelidado assim em alusão ao cronômetro de cozinha em forma de tomate, em italiano “pomodoro”, que ele usava para concluir suas tarefas dentro de um determinado tempo.

Como funciona?

De uma maneira geral, o método usa o tempo como aliado e consiste em dividir o dia em blocos de 25 minutos, apelidados de ‘pomodoros’, com pequenos intervalos entre eles.

O passo a passo é esse:

1 – Escolha a tarefa a ser executada;

2 – Ajuste o cronômetro para 25 minutos;

3 – Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque;

4 – Quando o alarme tocar, verifique se completou a tarefa;

5 – Faça uma pausa curta de 5 minutos;

6 – Após concluir quatro blocos de 25 minutos de tarefas, faça uma pausa mais longa de 30 minutos.

É importante se concentrar ao máximo para realizar a tarefa dentro do tempo estipulado, e ir anotando as distrações que ocorrerem durante esse período. Essas interrupções podem ser internas (como sentir fome, ir ao banheiro), ou externas (como checar e-mails, ou dar aquela olhadinha no celular). A parte interessante em anotar tudo, é que aos poucos podemos aplicar mudanças para evitar essas ocorrências, e melhorar o fluxo das atividades.

O objetivo da técnica, segundo Cirillo, é manter a organização durante nosso dia, uma vez que ao sabermos o número de tarefas que realizamos e o tempo gasto, podemos fazer a divisão para cumprir com os afazeres. Por exemplo, se você executa menos tarefas na parte da manhã, é mais vantajoso começar a trabalhar mais tarde, se isso for possível, mas se não for, vale a pena investir mesmo se a produção começar baixa, e tornar isso uma rotina, para melhorar a eficiência e a qualidade.

É importante ressaltar que, mesmo que não seja possível terminar a tarefa em 25 minutos, tire o tempo de descanso – durante esse período, não faça nada que exija um grande esforço mental, como comer ou beber, assistir à tv, e etc. – caso contrário, sua mente não será capaz de absorver o aprendizado.

Vantagens de usar a técnica

O italiano afirma, em seu livro, que a técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos. Alguns deles são:

- Alivia a ansiedade;

- Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;

- Aumenta a conscientização das decisões;

- Aumenta a motivação e mantém-na constante;

- Reforça a determinação para atingir os objetivos;

- Melhora o processo de trabalho ou estudo;

- Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

Desde que foi inventado, o método conquistou fãs ao redor do mundo, e é usado desde estudantes a empreendedores de sucesso. E, com o avanço da tecnologia, inúmeros aplicativos e extensões para navegadores simulam o cronômetro de cozinha em forma de tomate.

Anda se sentindo improdutivo? Por aqui eu ando testando esse método incrível, e já sinto a diferença durante o dia. Introduz isso na sua rotina e eu garanto que você não vai se arrepender.

E se você chegou até aqui me conta nos comentários o que achou desse método, seu feedback é sempre importante.

Um beijo e um queijo, e até a próxima <3

Comunidade do Estágio
Liliane Carvalho
Liliane Carvalho Seguir

Colunista Oficial Comunidade do Estágio - é graduanda em Jornalismo, apaixonada por esportes, e pela natureza, adora escrever, ver filme, série, e ler. "Minha mente é meu guia!"

Ler conteúdo completo
Indicados para você