[ editar artigo]

Descubra qual personagem de Percy Jackson e os Olimpianos seria seu colega de classe na faculdade

Descubra qual personagem de Percy Jackson e os Olimpianos seria seu colega de classe na faculdade

"Ir à praia com Percy Jackson, frequentar a biblioteca com Annabeth Chase ou fazer uma trilha com Grover Underwood? Que personagem seria seu companheiro de rolê nos fins de semana na faculdade?"

 

É quase impossível que você nunca tenha ouvido falar no best-seller da cultura pop Percy Jackson: O Ladrão de Raios, o primeiro da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor Rick Riordan. Se nunca leu ou ouviu falar, provavelmente já assistiu pelo menos o trailer da adaptação - nada fiel - para os cinemas, que leva o nome do primeiro livro (a produção cinematográfica é muito boa, mas não segue várias coisas do livro, então decepciona todo mundo que já leu).

Assim como Harry Potter, Percy Jackson segue sendo a “primeira leitura de um livro com mais letras que imagens” de muitas crianças, adolescentes, e até adultos mundo afora, despertando o prazer e o hábito de ler. É uma série fantástica de livros, com personagens cativantes que te levam a pensar: como seria se um deles fosse meu colega de classe na facul?

Foi pensando nisso que trouxe hoje esse artigo descontraído pra todos que, assim como eu, se apaixonaram por Percy Jackson e suas aventuras. Fiz essa análise da personalidade e faculdade dos personagens em cima do teste MBTI, que eu vou explicar agora do que se trata:

 

MBTI: definindo sua personalidade

O MBTI é uma classificação utilizada para identificar a personalidade das pessoas. É feito por meio de perguntas com alternativas opostas, e com os resultados é possível ser classificado de 16 maneiras diferentes. Foi criado em 1943 por Isabel Briggs Myers e sua mãe Katharine Cooks, duas psicólogas (eu ouvi Girl Power?). A intenção de Isabel foi mostrar que as diferenças entre as pessoas são positivas e complementares, buscando ajudar os indivíduos a se conhecer melhor psicologicamente. O resultado do teste MBTI gera um documento detalhado sobre o tipo psicológico, comportamento, preferências e tendências do indivíduo para a solução de problemas, seus pontos fortes e fracos, e as possíveis faculdades que cada personalidade cursa.

Você pode descobrir a personalidade fazendo o teste neste site aqui.

Agora, vamos aos personagens e suas personalidades:

 

Percy Jackson: ESFP

Quem é: protagonista da saga, é um semideus, filho de Poseidon, o deus do mar. Ele é retratado como amigável, muito querido, e sempre muito disposto a ajudar todo mundo. Ele é um garoto leal e muito bem-humorado.

Personalidade: Percy possui a personalidade ESFP, intitulada na tabela MBTI como “artista”. É um perfil típico de pessoas calorosas e otimistas, que divertem as pessoas ao redor, e que estão sempre fazendo algo novo e diferente. Estão sempre em alguma aventura, o que muitas vezes pode gerar muitos problemas (realmente é a cara do Percy), mas sempre arrumam um jeito de dar a volta por cima. Costuma ser um indivíduo impulsivo, o que o torna vulnerável em algumas situações. Prefere empregos ativos, nos quais tenha que trabalhar em grupo, pois não gosta muito de ficar sozinho. É uma pessoa muito intuitiva, que leva sempre como referência suas experiências pessoais, ou as de pessoas que ama.

Alguns pontos fortes: comunicação, entusiasmo, cooperação, compreensão, praticidade e persuasão

Algumas possíveis armadilhas: excesso de socialização, perda de foco em situações de longo prazo e falta de planejamento

Percy faria faculdade de: Relações Públicas, pois se dá bem no tratamento com pessoas. Pedagogia também, pois tem como ponto forte a comunicação. Teatro e Moda são opções, pois a personalidade ESFP gosta de “estar com o público” e de se vestir bem.

 

Annabeth Chase: INTJ

Quem é: uma semideusa, filha da deusa Atena. Também é uma das principais, e se dá bem em situações de pressão, além de sempre planejar cada detalhe. É o amor da vida de Percy Jackson.

Personalidade: Annabeth possui a personalidade INTJ, que tem como característica a autoconfiança, além do fato de saber que é capaz de fazer muitas coisas com maestria. Na grande maioria das vezes, utiliza os pensamentos de forma lógica e racional, não se deixando levar pela emoção. Indivíduos INTJ são bons tomadores de decisão, e na tabela MBTI são intitulados como “construtor”. Fazem brainstormings de maneira super natural, pois sempre têm muitas ideias em mente. Adoram desafios que requisitem o uso da criatividade. Às vezes podem ser vistos como pessoas frias, por dar prioridade à razão. Gosta de liderar, então pode ser visto como alguém exigente em algumas ocasiões. É uma personalidade muito independente.

Alguns pontos fortes: poder de decisão, determinação, independência e autoconfiança

Algumas possíveis armadilhas: racional demais, pouco empático e bastante exigente

Annabeth faria faculdade de: Arquitetura, pois ela deixa bem claro nos livros. É amante das construções gregas, uma digna filha de Atena. Se daria muito bem, por sua capacidade de planejamento e seu pensamento racional. Se daria muito bem também em alguma Engenharia, principalmente a Civil ou a da Computação, por conta de a construção de projetos estar mais presente.

 

Grover Underwood: ISFJ

Quem é: um sátiro, melhor amigo de Percy Jackson, que sempre tenta defender os amigos e é alguém muito leal. Por ser um ser da natureza, a trata realmente como mãe, até porque a natureza é parte dele mesmo.

Personalidade: Grover é um ISFJ, personalidade intitulada na tabela MBTI como “defensor”. A principal característica dos defensores é a forte disposição em ajudar o próximo. Possui uma boa memória de tudo que viveu e de todas as pessoas com quem se relacionou. É um indivíduo que dá muito valor às tradições. É uma pessoa trabalhadora, que considera que o lazer é algo que temos que fazer por merecer. Quando assume uma tarefa, sempre a cumpre. É uma pessoa metódica, que gosta que as regras sejam seguidas. É super confiável, e sabe ajudar muito bem quem precisa, ficando satisfeito quando a ajuda dá resultado. É alguém que sempre dá conta da rotina e de processos repetitivos. Valoriza tudo que conquista, e odeia quando desperdiçam algo. Está sempre preparado e gosta de economizar. Pode ser que viva sobrecarregado, pois gosta de resolver as coisas por si mesmo sem delegar tarefas. Se tratando de amizade, costuma se identificar mais com pessoas simples e quietas. Às vezes pode ser mal valorizado, por ajudar demais as pessoas sem querer nada em troca, sendo “usado” muitas vezes. Pode se cobrar demais e achar que tem que fazer tudo para agradar os outros, o que muitas vezes pode gerar acúmulo de ressentimentos e causar sofrimento.

Alguns pontos fortes: cumpre prazos, é prático e realista, cooperativo, sensível, tem opinião firme, harmonia e seriedade

Algumas possíveis armadilhas: pessimismo, excesso de timidez, pensa muito com o coração, autodesvalorização

Grover faria faculdade de: qualquer curso na área da Saúde, em especial Enfermagem ou Medicina, por conta da vontade de ajudar as pessoas. Pedagogia, Psicologia e Direito também seriam boas opções.

 

Clarisse La Rue: ESTP

Quem é: uma semideusa, filha de Ares, a mais valentona do Acampamento Meio-Sangue. É corajosa e forte, mas muito temperamental. Vive em conflito com Percy Jackson, apesar de no fundo serem amigos.

Personalidade: Clarisse é ESTP, intitulado na tabela MBTI como “desbravador”. Os desbravadores são pessoas voltadas para a ação, e costumam ser engraçadas, espertas e divertidas, além de terem o dom de observar os sinais corporais e mentais das outras pessoas, e usam isso para estarem sempre a frente das situações. É um indivíduo que frequentemente usa os fins para justificar os meios, entretanto, costuma nem se preocupar em justificar suas ações. Consegue vender uma ideia de maneira brilhante como nenhuma outra pessoa consegue. É alguém que prefere viver o presente de forma intensa, assim sendo, não costuma se relacionar de forma mais profunda com alguém, levando mais em conta o que o outro tem a oferecer no momento. Não gosta de ficar sozinho por muito tempo, e gosta de conhecer novos lugares e viver novas experiências.

Alguns pontos fortes: é uma pessoa pragmática, realista, engenhosa, que faz acontecer, assume riscos, busca resultados, possui um senso de observação e é espontâneo

Algumas possíveis armadilhas: pode não cumprir prazos e horários, improvisa demais, tem dificuldade em concluir tarefas e por vezes é impaciente

Clarisse faria faculdade de: Empreendedorismo, pela facilidade em ter boas ideias de sucesso. Relações Públicas também seria uma boa opção, pois exerceria a diplomacia de forma fantástica por conta das habilidades em negociar. Psicologia não fica de fora, pois sabe ler os sinais que as pessoas dão.

 

Luke Castellan: ENFJ

Quem é: um semideus, filho do deus Hermes. Inicialmente, é um grande amigo de Percy Jackson, mas depois as coisas mudam de cenário. É um garoto de espírito forte e um bom líder.

Personalidade: Luke é um ENFJ, intitulado na tabela MBTI como “protagonista”. Os protagonistas são líderes extraordinários, com um carisma único que conquista as pessoas ao redor, fazendo com que sejam seguidos. Estão sempre dispostos a cooperar e valorizam a cooperação dos outros. São pessoas que transmitem carinho, interesse e disposição para se envolver, e isso faz com que outras pessoas busquem seu apoio. Quando não consegue ajudar alguém por falta de tempo ou energia, pode se sentir culpado. É um indivíduo que possui uma oratória excelente. Gosta de planejar tudo com antecedência. Geralmente é popular em todos os círculos sociais e lugares que habita.

Alguns pontos fortes: tolerância, cooperação, empatia, lealdade, confiança e sociabilidade

Algumas possíveis armadilhas: excesso de autocrítica e busca excessiva pela perfeição

Luke faria faculdade de: Pedagogia, pois é um líder nato, que saberia conduzir muito bem uma classe de alunos. Empreendedorismo e Gestão de Negócios também seriam boas opções, pois são faculdades que formam líderes. Nessa lista também entraria Administração, por conta do gosto por planejamento.

 

Nico di Angelo: INFP

Quem é: um semideus, filho do deus Hades, intitulado no Mundo Inferior como o “Rei Fantasma”. Possui um ar mais sombrio, porém é um menino de bom coração e um bom estrategista. Na segunda saga de livros dos Olimpianos, é revelado que Nico é apaixonado por Percy Jackson.

Personalidade: Nico é um INFP, intitulado na tabela MBTI como “idealista”. Os idealistas são pessoas calmas e agradáveis, muitas vezes sendo tímidos. É um indivíduo capaz de fazer sacrifícios incomuns por alguém ou algo em que acredita. É uma pessoa muito comprometida com as coisas legais e corretas. É adaptável, gosta de ideias novas e de novas informações. Trabalha bem tanto sozinho como em grupo. É muito paciente em situações complicadas. Possui um comprometimento acadêmico alto, estando sempre entre os melhores alunos da turma. É compromissado com as obrigações que assume. Gosta de viver em harmonia e se esforça para evitar conflitos. Pode ter dificuldade de expressar os sentimentos diretamente, mas faz isso indiretamente. Protege com garras e unhas todos aqueles que ama. A vida com um INFP é tranquila, a menos que seus ideais sejam violados, porque aí o “bicho pega”.

Alguns pontos fortes: é uma pessoa flexível, sensível, atenciosa, criativa, curiosa e que tem facilidade em unir as pessoas

Algumas possíveis armadilhas: excesso de perfeccionismo, dificuldade de dizer “não” e tendência ao isolamento

Nico faria faculdade de: Direito, pois é fiel ao que é correto, além de ser aplicado academicamente. Serviço Social também seria uma boa, pois gosta de defender e ajudar quem precisa.

 

Rachel Elizabeth Dare: ENFP

Quem é: uma menina humana que consegue ver através da Névoa, isto é, consegue ver o que somente seres mágicos deveriam conseguir. Ela é designada para ser o Oráculo de Delfos, que tem como responsabilidade propagar profecias divinas. É uma artista plástica nata, que conhece Percy na escola, e viram amigos. É uma menina gentil e de mente aberta.

Personalidade: Rachel é uma ENFP, intitulado na tabela MBTI como “ativista”. Os ativistas enxergam a vida como um desafio emocionante. Agem espontaneamente e sempre são autênticos. UM ENFP gosta de experiências emocionais intensas, e é um grande observador atento. As pessoas procuram – e acham – nos ativistas a sabedoria, a coragem, a inspiração e a liderança. Possuem o dom da criatividade, tanto em áreas executivas como em áreas artísticas. É alguém que necessita constantemente de feedbacks, pois se importa muito com a opinião dos outros. Às vezes pode ser impaciente e ter dificuldades em se organizar. É um indivíduo caloroso, muito alegre, gentil, e um pouquinho dramático.

Alguns pontos fortes: inovação, curiosidade, criatividade, entusiasmo, espontaneidade, cooperação, apoio e versatilidade

Algumas possíveis armadilhas: inconstância, usa demais a intuição, pode ter dificuldades em se concentrar, dificuldade em dizer “não” e pode ignorar prazos e procedimentos

Rachel faria faculdade de: Artes, pois é uma artista plástica nata. Publicidade e Propaganda e Marketing também seriam boas escolhas, por conta da grande criatividade.

 

Ethan Nakamura: ISFP

Quem é: um semideus, filho de Nêmesis. Por sua mãe ser uma das deusas menores, não tão importantes no Olimpo, ele não tinha seu “espaço” no Acampamento Meio-Sangue, o que o leva a se rebelar e se aliar a Cronos, o grande vilão da saga. É um dos personagens que atrapalha as aventuras de Percy Jackson. É um bom lutador, e um menino corajoso e forte.

Personalidade: Ethan é um ISFP, intitulado na tabela MBTI como “aventureiro”. Os aventureiros costumam não se expressar com palavras, mas sim com ações, ou por meio da arte. Não costuma planejar as coisas, apenas vive o momento, mas essa característica faz com que um aventureiro seja competente em diversas circunstâncias. Possui os sentidos mais aguçados que a maioria das pessoas. É uma pessoa amável e simpática, e muito intensa e sensível. Não tem como forte a oratória nem a escrita, sendo visto às vezes como alguém mais fechado ou reservado. Se identificam bastante com a dança, com a música e com os esportes, que são as formas que usam para se comunicar com o mundo. Gosta de liberdade, é um indivíduo prático e confiante, e mais gastador que econômico.

Alguns pontos fortes: flexibilidade, confiança, sensibilidade, observação e realismo

Algumas possíveis armadilhas: ingenuidade, excesso de autocrítica e dificuldade em comunicação

Ethan faria faculdade de: Educação Física, pois é através da luta no campo de batalha que demonstrava quem era. Artes e Música também seriam boas escolhas, pois são formas de demonstrar o que se pensa sem necessidade de uma excelente oratória.

 

 

 

 

P.S.: Nesse artigo estão presentes só 8 personalidades, por conta da quantidade de informações que eu consegui dos personagens.

 

 

 

 

E aí, gostou do personagem que representa sua personalidade? Quem seria seu colega de classe? Conta pra mim nos comentários 👇

 

 

 

 

Que a força dos deuses do Olimpo esteja com você! Um beijo da Maria <3

 

 

 

Outros artigos da autora:

Mais um ano de EAD? Confira 10 dicas para não dormir na aula

Organize seu calendário com Jane The Virgin

Skoob: a rede social para quem ama ler

 

 

 

Comunidade do Estágio
Maria Clara Martins
Maria Clara Martins Seguir

Colunista Oficial da Comunidade do Estágio, é uma graduanda em Odontologia apaixonada por leitura, escrita, tecnologia e design.

Ler conteúdo completo
Indicados para você