Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Energytech, Edtech, Fintech. Você já ouviu falar desses termos?

Energytech, Edtech, Fintech. Você já ouviu falar desses termos?
Gabrielle Eduardo
Aug. 31 - 4 min read
050

 

Olá, caro leitor!

Vamos falar sobre startups? 

Hoje trouxe como tema os termos usados para designar os setores de atuação de uma startup.

Oque você sabe sobre esse assunto? Olha, sendo sincera eu ficava meio perdida nos nomes porém quando entendi a lógica dos nomes ficou bem mais tranquilo.

 

E como disse em um outro post o mundo das startups tem sua própria linguagem e para se referir às áreas de atuações não seria diferente. Aliás se você ainda não leu o meu outro texto sobre os 10 termos básicos para quem quer se aventurar no mundo das Startups, te convido a ir lá dar uma olhada.

 

Bem para começar, geralmente quando nos referirmos a área de atuação de uma startup iremos adicionar o sufixo TECH, ao setor de atuação da jovem empresa. Mas cuidado para não sair colocando TECH adoidado.

 

Vamos de exemplos para ficar mais claro.

 

No setor de Foodtechs (Food = em português “comida ou alimento” + o sufixo Tech) que são startups que geram soluções para o setor alimentício de forma disruptiva, temos um grande exemplo sendo o Ifood, e também temos um exemplo brasileiro que é a Fazenda Futuro que está na lista da World Changing Ideas 2020 ( premiação para empresas inovadoras ao redor do mundo).

 

Nas Edtechs ou Edutechs (Educação + Tech), um exemplo que não podemos não falar é a startup que deu origem a essa comunidade, né? Não sabe qual?! Beleza eu falo, é a Academia do Universitário. As edtechs são voltadas para a educação, visando facilitar e melhorar o desempenho, usando recursos tecnológicos, parece ser bem nichado, mas as edtechs podem influenciar em outros setores. 

 

Fintechs (Finanças + Tech) são usadas pelas startups que trazem como diferencial a aplicação de serviços financeiros com modelos de negócios disruptivos,  produtos mais acessíveis, inclusivos, e personalizados. Alguns exemplos brasileiros são: Nubank, PagSeguros, GuiaBolso.

 

Energytech (Energy = em português “energia” + Tech) são aquelas que estão no setor de energia seja ela renovável ou não, e tem ligação direta com designações como greentech e cleantech, que são usados para empresas que lidam com energias renováveis e energia limpa. Exemplos como a Enercred e Cartão Solar.

 

As Mobtech já são startups voltadas para a mobilidade urbana, e nessa categoria o exemplo que irei deixar foi o primeiro “unicórnio” do brasil, e essa empresa é a 99.

Já as Imobtech ou Imobitech, visam transformar a maneira como corretoras, imobiliárias e pessoas, compram, vendem e alugam imóveis, e temos um exemplo brasileiro que está crescendo que é o Quinto Andar.

 

E tem outros setores como as Agritech que desenvolvem tecnologias voltadas para o meio agrícola. As Legaltech ou Lawtech que visam automatizar e agilizar trabalhos e documentos da área jurídica. Ou as Healthtech que como objetivo encontrar soluções para melhorar a área da saúde, geralmente fazem uso de tecnologias.

 

Para não deixar esse post enorme só descrevendo os nomes dos setores, vou deixar aqui mais alguns nomes de setores e te desafio a tentar descobrir a quais setores se referem, pode ser?

Insurtech, Fashiontech, Biotech, RHtech, Adtech, Govtech, Construtech,Sporttech, Martech e Logtech.

Depois me diz quais você conseguiu identificar!

 

Espero que esse texto tenha te agregado algo.

De uma universitária para outros universitári@s e quem mais quiser ler. 

Leaving See Ya GIF by MOODMAN

 


Report publication
    050

    Recomended for you