Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Minha experiência no Technovation Girls Challenge e por que você deve se inscrever como mentor(a)!

Minha experiência no Technovation Girls Challenge e por que você deve se inscrever como mentor(a)!
Beatriz Waehneldt da Silva
Mar. 12 - 3 min read
000


Em um dia ensolarado de 2019, uma grande amiga minha, Juliana Janot, surgiu com uma proposta… "Bia, o que você acha de criarmos um projeto social para um Hackathon?" De cara topei! Porém, mal sabia eu o que viria pela frente.

Para quem não sabe, Hackathon é uma maratona/competição de programação para encontrar a melhor solução para um determinado tema.

O Hackathon que ela me convidou, na vez, se chama Technovation Girls Challenge. Essa competição é feita para meninas estudantes criarem soluções para a comunidade em que vivem se utilizando das tecnologias que estão ao seu alcance, buscando inovação.

Na época, pensamos em diversas alternativas de projetos, porém, acabamos nos decidindo por transformar o Construindo o Futuro, movimento criado pelo Breno Teixeira, em um empreendimento social amplificado.

A missão do CF é promover o desenvolvimento sustentável em escolas e comunidades ao conectar e empoderar os jovens locais para que sejam verdadeiros agentes de mudança, fortalecendo uma geração de líderes que conseguem coletivamente melhorar suas comunidades. Breno, ao criar o CF, se baseou nas 17 ODS, ou seja, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e 169 metas da ONU para 2030.

Para todos aqueles meus leitores que gostam de movimentos de impacto social e de inovação, acho que deu para perceber… Esse é um projeto sustentável muito interessante para se ampliar através de uma competição global como o Technovation Girls Challenge.

A plataforma do Hackathon oferece aulas completíssimas sobre ideação, programação, empreendedorismo, apresentação e uso de inteligência artificial na criação dos projetos. Com o auxílio de uma incrível mentora, Amana Juricic, conseguimos entregar um excelente e bem executado projeto, ganhando o prêmio de semifinalistas. Infelizmente não chegamos a final, nem ganhamos o prêmio em dinheiro, mas sem dúvida a bagagem e as conexões que formei com essa experiência seguem comigo até hoje.

Graças a esse movimento, tive a oportunidade de conhecer jovens empoderadas de todo o mundo.

Palestrei para garotas da Nigéria que estavam se candidatando para a competição, para outras brasileiras e pude fazer parte do começo do Construindo o Futuro BR e do Construindo o Futuro Global como Diretora de Projetos e onde, atualmente, atuo como Conselheira.

Mas por qual razão estou contando isso tudo para vocês, jovens universitários, que não tem mais idade para serem competidores no programa? Bom… Vocês ainda podem participar do Technovation e fazer a diferença! Basta se inscreverem como mentores!

“Ah, mas por qual razão eu iria gastar meu tempo participando disso?”. Para aqueles mais interessados em currículo, posso afirmar que essa sem dúvida é uma experiência excepcional para alavancar seu CV e rede de contatos.

Porém, para aqueles que se interessam em aprender e enquanto isso fazer a diferença no mundo… Essa é a sua chance de tomar a liderança em um projeto e transformar sua comunidade! (Para ser mentor, não é necessário ser mulher).

Se você se interessou ou conhece alguém interessado em mentorar pelo Technovation, não deixe de compartilhar essa oportunidade incrível! Basta clicar aqui.

E se você tiver qualquer dúvida sobre a inscrição, precisar de algum auxílio para se candidatar ou já for parte da comunidade do Technovation, não deixe de comentar aqui embaixo!




Report publication
    000

    Recomended for you