Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Ousadia ou Atitude?

Ousadia ou Atitude?
Vitoria Mara Soleman
Aug. 21 - 3 min read
000

 

Esta semana, no dia do estagiário, tivemos a live De Estagiário para Estagiário no canal de Youtube da #AU com os Superestags: Giovanna Durães da Minimiza, Brenda Spinosa da S12 Arquitetura, Will Stellet da Mercadou e Vitor Tavares da Jovens Gênios. Teve ainda a presença brilhante do Fabio Martins - Human Capital Specialist da Total. (Vejam os comentários da live e entendam o adjetivo brilhante 😁)

Em um momento da live, no chat, falou-se sobre ousadia, e o Fábio Martins escreve a seguinte frase: "Atitude é melhor que ousadia.".

Confesso que aquilo me deixou um tanto confusa, e eu quis entender a frase. Parti pro bom e velho dicionário e a etimologia dessas palavras. Veja:


Ousadia: substantivo feminino (fonte: https://www.dicio.com.br/ousadia/)
Característica ou particularidade do que é ousado; que possui valentia ou coragem; arrojo ou coragem: tomava suas decisões com ousadia.
[Por Extensão] Falta de prudência; realizado sem reflexão; imprudência ou temeridade: por andar de bicicleta com ousadia, acabou por se machucar.
[Por Extensão] Atrevimento injustificado; excesso de petulância; audácia. 

Atitude: substantivo feminino
Maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada; comportamento [...].
Modo que indica a posição do corpo; postura [...].
Objetivo, desejo [...]
Comportamento repleto por afetação.
[Por Extensão] Aeronáutica. Circunstância ou disposição de uma aeronave (foguete, míssil, satélite etc.) caracterizada pela elevação do eixo em comparação ao ponto de referência.


Agora sim!!! E sou obrigada a concordar com o Fábio. Vamos comparar pegando umas palavras chaves:

Ousadia: valentia (👍🏽); coragem (👍🏽); falta de prudência (👎🏽); realizado sem reflexão (👎🏽); atrevimento injustificado (👎🏽); excesso de petulância (👎🏽); audácia (👍🏽/👎🏽).

Atitude: agir por disposição interna (👍🏽/👎🏽); postura (👍🏽/👎🏽); objetivo (👍🏽); desejo (👍🏽/👎🏽).

Assim ficou mais fácil de visualizar: há muito mais pontos negativos na ousadia do que na atitude, e a atitude tem vantagem de ponto positivos.

Estamos vivendo uma Nova Era. Uma era onde os soft skills são habilidades de extrema importância. "As empresas andaram contratando pelo hard skills e demitindo pelo soft skills." (Vi essa frase em algum momento no LinkedIn).

Investir somente em graduações e cursos extracurriculares não é mais suficiente. Precisamos investir nas nossas habilidades sócio-emocionais, na nossa inteligência emocional. São elas que nos separam das máquinas e dos animais. Não é sustentável ser somente racional, tão pouco somente emocional, e o segredo é o de sempre: o equilíbrio.

As soft skills tem um poder inimaginável. São elas que irão transformar o mundo, seja ele corporativo ou social.

O mundo é VUCA, e quem não se mexe, fica pra trás. Tenha a atitude de mudar a sua vida, de transformar seus sonhos em metas, vestir suas asas e voar!


Report publication
    000

    Recomended for you