Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Faculdade: coisas que eu queria saber quando era caloura!

Faculdade: coisas que eu queria saber quando era caloura!
Francyne Marilia Firmes dos Santos
out. 1 - 3 min de leitura
020

     Olá, pessoal!

     Atualmente estou na minha segunda graduação e quando olho para trás, vejo que minha jornada até aqui poderia ter sido bem mais suave se alguém tivesse me dito no meu primeiro ano de faculdade o que eu vou escrever nesse post. Pensando nisso resolvi deixar umas dicas por aqui para que você não precise aprender "na marra", como eu.

     Então vamos lá:

•    Você não é obrigado a saber o que você vai fazer da vida assim que termina o ensino médio e entra na faculdade

     Tem uma coisa que você precisa saber se acabou de entrar na faculdade e se sente meio (ou totalmente) perdido com relação ao seu futuro: tá tudo bem! É sério, não se cobre demais com relação a isso e procure entender melhor o mercado de trabalho e acima de tudo procure entender a si mesmo, inclusive esse é o assunto do próximo tópico.

• Invista em autoconhecimento

     Se conhecer é indispensável para que você possa fazer escolhas saudáveis não só em âmbito profissional, mas no pessoal também! Busque entender o que te faz bem e o que te faz mal, suas habilidades e seus defeitos, etc. Esse conhecimento é importante em todas as fases da vida, pois por meio dele você pode buscar se aprimorar e desenvolver inteligência emocional.

     Para alcançar o autoconhecimento, além de se observar, você pode investir em cursos e livros sobre o tema e também em terapia - inclusive eu já fiz um post sobre o último aqui na Comunidade - você pode acessar por esse link: https://comunidadedoestagio.com/blog/setembro-amarelo-coisas-que-eu-aprendi-fazendo-terapia. E nunca se esqueça: sua saúde mental é importante!

•    Não se cobre de maneira tóxica

     Buscar ser melhor é sempre uma coisa boa, mas não se esqueça de ser gentil com você mesmo! Todos nós falhamos e erramos ao longo dos anos. Procure aprender com esse tipo de experiência e utilize esse aprendizado em sua vida.

•    Procure mentores

     Invista em mentorias com pessoas que tiveram sucesso em áreas de seu interesse! Procure entender a trajetória de vida dessas pessoas, em que tipo de conhecimento elas investiram, o que fazem para se manterem produtivas... Enfim, não tenha vergonha de pedir dicas e conselhos!

•    Seja organizado 

     Procure estabelecer uma rotina de estudos e anotar suas tarefas! Isso te ajudará a não ficar desesperado no final do semestre com matérias e tarefas acumuladas. Protelar tarefas e deixar tudo para cima da hora só vai te prejudicar.

 

Até a próxima!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você