Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Aprendizados que você leva para a vida ao morar num alojamento universitário

Aprendizados que você leva para a vida ao morar num alojamento universitário
Rafael Ramos
Nov. 14 - 2 min read
010

As residências estudantis (ou alojamento), estão presentes em algumas das principais universidades públicas brasileiras.

Os alojamentos são prioritários para quem mora distante do campus, e também para estudantes de vulnerabilidade socioeconômica.

É fato que morar dentro do campus irá de trazer benefícios no seu dia a dia, como estar mais próximo dos prédios das aulas, economia com aluguel, usufruir de toda a vantagem do Restaurante Universitário (famoso 'bandejão') sem necessidade de grande deslocamento, poder descansar entre as aulas, etc.

Mas aqui eu quero trazer alguns benefícios de morar num alojamento universitário, que vão impactar por toda sua vida pessoal e profissional.

Eu escrevo como um morador do Alojamento Estudantil da UFRRJ durante toda a graduação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1° Liderança

Já começo com um ponto muito importante que irá influenciar em toda a sua vida profissional. Obviamente, quando eu fui morar no alojamento, eu era o mais novo. 3 anos depois depois eu já era o morador mais antigo do quarto, e ficou ao meu cargo liderar o quarto para que o mesmo se mantenha organizado. Não é 'mandar' ou definir o que os outros moradores têm que fazer, mas motivar e influenciar os outros alojados, a manter o ambiente saudável. Afinal, pelos próximos anos aquele local vai ser a sua casa.

2° Diversidade

Eu já morei com paulista, mato-grossense, mineiro, capixaba, fluminense, paraense, maranhense e por aí vai. Imagine a diversidade cultural que não se tem aqui. Isso sem entrar em questão de religião e sexualidade. É muita vivência para compartilhar, história para contar e muitos costumes para aprender. Sem contar que que você fica muito próximo de pessoas de outros quartos e até mesmo de outros prédios. Não tem preço.

3° Vivência Universitária Intensa

Morar dentro do campus te deixa muito mais conectado com a universidade. Lá existem centros de convivência onde os alojados se reúnem para ver jogos, filmes e novelas, você pode ficar mais próximo do DCE, da Atlética, Sala de Cultura, biblioteca, etc.

4° Trabalho em Equipe

O Alojamento é a sua casa agora, e você têm que cuidar daquele espaço junto com os outros moradores. O trabalho em equipe é essencial para que tudo funcione do jeito certo e ninguém saia sobrecarregado.


Report publication
    010

    Recomended for you