Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Adulto em Construção: um olhar sobre a juventude

Adulto em Construção: um olhar sobre a juventude
Mariana Fekete Oshima
Dec. 1 - 2 min read
000

 E essas crianças nas quais vocês cospem

  Enquanto elas tentam mudar seus mundos 

  São imunes a suas consultas

  Estão bem atentas ao que estão passando. 

                                                                                                                                    -  David Bowie

 

 

Esse pequeno mas poderoso trecho da canção Changes de David Bowie abre Clube dos Cinco.  O longa, lançado em 1985, rapidamente se tornou um clássico por sua realidade e crueza ao falar sobre adolescentes e para adolescentes.

Mais de três décadas depois de uma das obras mais emblemáticas de John Hughes, muito ainda se discute sobre a adolescência e cada uma das suas nuances, e um exemplo perfeito disso é Adulto em Construção, documentário de 2017, que foca em entender como a personalidade e as mudanças ajudam a fomentar a maturidade, principalmente durante a juventude.

O documentário é contado sob o ponto de vista de Line, uma jovem jornalista dinamarquesa, que sai em busca de respostas sobre o funcionamento do cérebro adolescente, entrevistando médicos, psicólogos e filósofos.

A partir da visão de especialistas, pouco a pouco deixamos de lado algumas crenças sociais a respeito do comportamento jovem - por vezes tido como rebelde, descontrolado e imaturo - e damos lugar a questões como a influência da genética, a formação da personalidade e a ação dos hormônios.

Como uma fase essencial da vida, a adolescência se mostra não somente um momento de transição e transformação, mas também representa um marco na história da evolução do ser humano, por ser o momento em que nos encontramos mais abertos a novas experiências, aptos a correr riscos, rever opiniões e mudar quando preciso.

Assim como os filmes oitentistas de John Hughes, a lição que fica de Adulto em Construção é de que, por mais complicada que a juventude possa ser, não há momento para o “depois”, a vida é aqui e agora

Adulto em Construção está disponível no Globoplay.

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you