Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

A importância e diferencial do personal branding para sua carreira

A importância e diferencial do personal branding para sua carreira
Laís Santiago
jul. 19 - 7 min de leitura
4 Curtidas
0 Comentários
0

 

Fala gente, tudo bem ? Espero que sim!

Como anda a sua relação com a carreira ?

Quando resolvi começar a escrever no Linkedin e aqui na comunidade foi exatamente com esse objetivo : de ajudar não só os universitários, mas profissionais que já estão no mercado de trabalho a  alcançarem de forma mais assertiva ,saudável e consciente, o seu desenvolvimento e transição de carreira.

Entendo como orientadora de carreira, que não só a orientação como outros serviços relacionados à carreira, não são acessíveis a todos dentro da realidade social do Brasil e em seguida pensei que fazer os artigos e posts seria uma forma de democratizar mais a OPC (Orientação Profissional e de Carreira).

Mas, o que isso tem a ver com o personal branding ?

Tudo. Pois, o meu ''sobre'' no Linkedin, por exemplo, é exatamente a respeito disso nas 3 primeiras linhas  e quanto a  essa questão de democratização das informações de carreira, eu sustento trazendo sempre conteúdos atuais e que venho aprendendo nessa minha transição de carreira, com o compromisso  de melhorar o bem-estar das pessoas na relação com suas carreiras . 

Faz parte do meu posicionamento e isso conversa diretamente com a maneira como faço a gestão da minha marca ,ou seja, meu personal branding .

Já começou a pensar em como fazer a gestão da sua  ?

Acha que isso não é para universitários ?

Um coisa é certa : a resposta está com você, geralmente no que gostamos de fazer, no que faz sentido para gente, na sua verdade!

E estudantes em geral podem e devem começar a construir a sua agora ,assim como eu,  também universitária venho fazendo E aprendendo bastante.

Vai refletindo aí...

O que é personal branding ?

 

''Personal Branding é pensar em você como marca, no sentido de que você é responsável por determinar a sua própria jornada, é o CEO de si mesmo. Você é (ou deveria ser) o responsável por criar as experiências ao seu redor e para o outro. E o retorno do impacto delas é que determinará a construção da sua reputação e da atração das oportunidades certas.''

            Juliana Saldanha, estrategista em personal branding

 

''Personal branding é a gestão da sua marca pessoal, agindo e se posicionando de forma que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer. Ou seja, é necessário entender claramente pelo que você quer ser lembrado e trabalhar para projetar essa imagem para sua audiência.''

                Dimitri Vieira ,LinkedIn Top Voice, Copywriter e                                                                            Estrategista Digital

 

Se parar e pensar, marca todos nós temos seja no Face, Insta , Tiktok, Twitter e por aí vai... quando posta nas redes, querendo ou não ,está aos poucos desenhando sua marca.

O motivo que as organizações têm de acessarem suas redes sociais para saber o que você posta ou deixa de postar, como se relaciona com outras pessoas, o que e como anda comentando ,quando está em um processo seletivo, por exemplo, só reforça o quanto o personal branding seu e delas é importante no mundo do trabalho, hoje em dia.

Mas Laís, logo acima você só citou redes sociais pessoais, as empresas irão acessá-las mesmo assim ?

Sim! Em outros artigos meus eu já esclareci que não existe esse negócio de separar o pessoal do profissional, isso é lenda . Até quando fazendo escolhas profissionais,  a nossa essência influencia ,ou seja, o nosso eu.

#invistaemautoconhecimento

As organizações não só irão acessá-las como levarão em consideração o que irão encontrar por lá... e isso não é costume de empresas multinacionais ou coisa do tipo, qualquer uma pode usar dessa estratégia, inclusive startups.

#ficaadica

A importância do personal branding 

 

Ao estabelecer sua marca, você vai, na verdade, incentivar outras pessoas a promoverem seus serviços. E se executar tudo muito bem, pode até ser que alguém decida fazer isso em um megafone. Afinal, personal branding não é sobre você, mas sobre o que as pessoas percebem de você.

                                                                                                                                                                                              Dimitri Vieira

 

É interessante ressaltar que construir a marca pessoal não é somente para quem quer empreender, serve para todos. E se isso está relacionado a promoção dos seus serviços como Dimitri ,diz acima. É necessário ficarem atentos o quanto isso impacta  sua construção como profissional e ajuda bastante no seu networking ,pois tem muito a ver como as pessoas irão lembrar de você, independente do seu momento de carreira, ok?

O diferencial do personal branding

A diferença é que ele potencializa a sua marca, se for observar verá que existem 3 grupos :

  • Profissionais que não fazem gestão da sua marca, às vezes ainda nem sabem do que se trata ou veem de uma forma equivocada.
  • Profissionais no processo de construção da sua marca pessoal, sempre em busca da melhoria contínua, aprendendo a lidar com os desafios.
  • Profissionais já com sua marca pessoal construída só mantendo e seguindo dentro da coerência já estabelecida  e confiança conquistada.

Já deu para entender que não basta só está presente nas redes. Realizar  a gestão dela é caminho para chegar em outro patamar né ?

E você,  se identifica com qual grupo de profissionais  hoje ?

Caso faça parte do primeiro, mas já entende a importância e os resultados que pode trazer para sua vida, se liga nas dicas  para ajudar você começar a construir :

Personal Branding para Estudantes.

Mudei De Carreira, E Agora? Como Reposicionar A Minha Marca Pessoal

Quais são as melhores práticas para fazer um personal branding?

Personal branding: 7 dicas de construção de marca pessoal.

E siga profissionais que são da sua área e que já chegaram aonde você quer ,ou seja, que já fazem parte desse terceiro grupo, de preferência. E observe , aprenda e troque informações.

 Vamos começar ?

Até...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
4 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você