Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Autoconhecimento: o que é, qual é a sua importância e benefícios

Autoconhecimento: o que é, qual é a sua importância e benefícios
Fernando V. Alberigues Da Silva
abr. 19 - 5 min de leitura
0 0 0


Imagine conhecer quase tudo e todos e não conhecer a si próprio? O autoconhecimento é uma etapa fundamental na construção do seu Marketing Pessoal. 


E não é só isso. Alcançar o sucesso está profundamente ligado ao processo de se conhecer. É sobre este universo pouco explorado que aborda este texto. Vamos à leitura?


O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento é uma análise aplicada sobre si mesmo. É uma jornada individual, de busca e conhecimento de quem você é. Que resulta no reconhecimento daquilo que afeta o seu bem-estar, qual é a sua personalidade e essência (motivação).  


Essa reflexão frente ao espelho interior, facilita a sua interação com o mundo e deixa bem explícito quais são as suas motivações. Com isso, o desenvolvimento dessas percepção de si, gera destaque e benefícios. Seja no âmbito pessoal ou profissional


No livro Marketing Pessoal, Bordin define autoconhecimento como um processo de amadurecimento pessoal, que é capaz de libertar você de fardos impostos. Seja por parte da família ou do mundo que está em constante transformação e se alimenta de resultados.


Sintetizando, é você entendendo e descobrindo o caminho que deseja seguir a partir das suas aspirações, personalidade e motivações. Essa jornada leva você para uma trilha interna, pouco explorada e muito importante. Logo, não entre numa de seguir uma trajetória, se nela você não for se encontrar.


Qual é a importância e os benefícios do autoconhecimento?

Estar conectado a si próprio vai facilitar muita coisa para você. Com uma percepção aguçada sobre suas características e onde deseja chegar, definirá metas de modo muito mais fácil. Isso ajuda a definir qual caminho seguir, suas motivações e o que é ser bem-sucedido para você.


Lao-Tzu (século VII a.C.) já havia avisado, não adianta você saber quem são todos os figurões. Só encontrará clareza conhecendo a si mesmo. A frase não é bem essa, mas a ideia é a mesma. Conhecer pessoas é bom, conhecer a si próprio é muito melhor.


Veja a seguir alguns benefícios de trabalhar o autoconhecimento.


Ajuda na escolha da profissão e dos rumos da carreira

O conhecimento de quem se é vai ajudar você a entender quais são suas habilidades, características e interesses. A partir disso, explorar carreiras que façam sentido mediante suas competências ou oportunidades de desenvolvimento.


Melhora a autoestima e o controle das emoções

Junto ao benefício anterior, a autoestima vem junto. Conhecendo suas habilidades, você é capaz de entender o que  pode alcançar e fazer. Essa perspectiva e entendimento permite que você saiba em quais capacidades desenrola bem e quais precisam de aperfeiçoamento. 


Permite a descoberta das forças e fraquezas

Quem se conhece não tem dúvida do que pode alcançar, profissão que pode ocupar e áreas que precisa desenvolver. O famoso não dá um passo maior que as pernas. 


Colabora com a melhor definição dos objetivos

Um benefício de extrema importância. Quem tem um objetivo, sabe (ou descobre) o que precisa fazer para alcançá-lo. É preciso ter metas bem definidas se aspira ter um crescimento constante. 


Proporciona uma mente mais aberta

Se você se conhece, está apto, ou possui uma predisposição a encarar novas oportunidades e correr alguns riscos “calculados”. Aqui mora a oportunidade para romper limites e conquistar oportunidades inéditas. 


Favorecer decisões conscientes

Com consciência de quem você é, do caminho que precisa seguir, suas decisões são pautadas em metas e objetivos definidos por você. Aqui o impulso não tem vez. Existe uma análise de prós e contras.


Momento mão na massa

Livre das amarras, esse é o lema, certo? Papel e caneta nas mãos, assim como faziam os antigos. Faça este exercício: pense na profissão que você deseja alcançar (ou já atua). Veja o futuro, e se pergunte: ela realmente deixará você realizado?


O arremate

Esse texto se limitou em abordar algumas perspectivas sobre o autoconhecimento. Longe de esgotar o assunto. Você viu que o termo propõe uma análise aplicada sobre si. E que fazer isso gera benefícios no âmbito pessoal e profissional, certo?


No próximo texto, veremos como desenvolver essa prática e algumas sugestões que podem ajudar neste caminho pouco explorado.


Que você consiga, com o que já foi apresentado sobre o autoconhecimento, investir um pouco mais de tempo tentando se entender e reconhecendo os benefícios dessa prática pouco explorada por muitos para a sua vida.


Abraços e até o próximo texto!



E, não menos importante, se o texto ajudou você de alguma forma, interaja com ele enviando para uma única pessoa que anda meio desgarrada de si. 






Denunciar publicação
0 0 0
0 respostas

Indicados para você