Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

5 livros que todo universitário deveria ler

5 livros que todo universitário deveria ler
Thais Alves Dias
Sep. 28 - 3 min read
030

Ler é algo fundamental na vida do ser humano e isso nos proporciona: abrangência na visão de mundo e aumento da criticidade. Por isso, hoje trouxe dicas de leituras maravilhosas, que faz refletirmos sobre a sociedade e a visão que temos sobre nos mesmos.

Momento Dicionário da Arte '^' | M(arte) Amino

Contudo, conheça os livros de literatura que todo universitário deve ler:

1984, de George Orwell 

Publicado em 1949, a obra do escritor britânico George Orwell nos apresenta uma visão totalitarista do, então futuro, o ano de 1984. O livro traz discussões sobre abusos e manipulações do governo sobre uma população estimulada a abandonar o pensamento crítico, o individualismo e os sentimentos soa atual e relevante até hoje.Depois de conferir 1984, não deixe de ler também A Revolução dos Bichos, outro excelente livro.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Baseado numa historia que nos transporta a uma versão alternativa do nosso próprio mundo em que a população vive sob o efeito da soma, droga que mantém todos em um estado constante de alegria e tranquilidade. Qualquer coisa que possa distrair as pessoas de seu propósito é inibido,incluindo qualquer forma de amor ou desejo. Sem casais ou gravidez, os bebês de Admirável Mundo Novo nascem em incubadoras e são divididos por castas. O escritor inglês Aldous Huxley traz discussões sobre: convenções sociais, repressão e convencionalismo.

O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

Um dos meus livros preferidos, O Mundo de Sofia é uma viagem pela história e pelo fascínio da Filosofia.A obra do escritor e professor norueguês Jostein Gaarder tem início perto do aniversário de 15 anos de Sofia Amundsen, quando ela começa a receber misteriosos bilhetes e cartões postais anônimos. As mensagens perguntam a Sofia se ela sabe quem é e quais são as origens de nosso mundo. A cada capítulo, ela recebe uma nova “lição” que leva a garota  e o leitor, por uma jornada sobre toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo em que o mistério da origem e o verdadeiro destino das mensagens lidas por Sofia dão um toque envolvente de mistério a esta obra fascinante.

Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago

 O escritor português José Saramago cria alegorias fascinantes e complexas que nos ajudam a compreender melhor nós mesmos e o mundo ao nosso redor, por meio do realismo fantástico. O livro inicia com um homem que, em um dia normal, espera em seu carro pela luz verde do semáforo, contudo, ele é tomado por uma cegueira branca, “cor de leite”, que rapidamente se mostra uma epidemia que toma conta do mundo inteiro. Todos os esforços para achar uma solução ou para manter a sociedade funcionando mostram-se fúteis, enquanto uma única mulher retém sua visão e presencia os horrores a que as pessoas se entregam. A obra traz dicussões sobre os limites a que o ser humano é capaz de chegar.

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Um livro brasileiro, escrito pelo maranhense Aluísio Azevedo que trabalha o naturalismo, estabelecendo o cortiço que dá nome ao livro como personagem principal, o autor nos apresenta a um grupo variado de figuras complexas e envolventes, que constróem o retrato do nosso país no final do século XIX.

Espero que gostem da dica e que esses livros possam acrescentar na sua vida e abranger a sua visão de mundo.

Saiba como é feita uma instalação elétrica e gabarite naquele concurso

 

 


Report publication
    030

    Recomended for you