Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

4 dicas para desenvolver soft skills ainda na faculdade

4 dicas para desenvolver soft skills ainda na faculdade
Nadiane Santos
fev. 25 - 4 min de leitura
010

Soft skills são as habilidades comportamentais que dizem respeito a maneira como um profissional lida com as situações. Entram aqui competências como liderança, resolução de problemas e comunicação. 

Em um mundo em constante mudança e cheio de desafios, tais habilidades se tornaram indispensáveis e, segundo pesquisa, para mais de 90% dos recrutadores elas são importantes no momento da seleção. 

Muitas dessas competências vão se desenvolvendo com o tempo e a experiência profissional de cada um. No entanto, elas também podem ser aprendidas desde a faculdade, através de atividades que estimulam o nosso desenvolvimento profissional. Pensando nisso, separei 4 dicas para você que deseja se aventurar no universo da soft skills. 

1. Faça leituras sobre o tema

Diversas são as opções de leituras que tratam sobre o tema ou sobre uma soft skills em específico. Assim, pense primeiro sobre o que deseja aprender antes de buscar o livro. Por exemplo, se você tem interesse em desenvolver as suas habilidades de liderança, busque livros diretamente sobre o tema. 

Abaixo, separei três livros que tratam do desenvolvimento de diferentes competências:

  • O poder do Hábito (Charles Duhigg) - para criação de novos hábitos e rotinas produtivas;

  • Comunicação não-violenta (Marshall Rosenberg) - comunicação e resolução de problemas;

  • Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso (Daniel Goleman) - Inteligência emocional e liderança.

2. Cursos onlines

A segunda dica, é buscar por cursos online para fazer em seu tempo livre. Dessa forma, você aprende e também consegue certificados de horas complementares. Além disso, há diversas plataformas com diferentes metodologias e durações das aulas, o que permite encontrar uma que se adeque ao seu método de estudo.

Através desse link, você acessa algumas opções gratuitas de cursos, já com certificados. Nessa curadoria feita pelo portal Terra, temos cursos de instituições já renomadas e temas variados, como Design Thinking. 

3. Participe de projetos do seu interesse

Estudos são bons, mas a prática é sempre a melhor professora. Por isso, participar de projetos é muito importante para testar o que estudou e também as suas habilidades na hora de trabalhar em grupo. 

Na própria faculdade, você encontra diversas opções de projetos: iniciação científica, empresa júnior, atlética, dentre outras. No entanto, caso você não tenha muito tempo disponível, também é possível buscar opções fora do ambiente acadêmico, como rodas de leitura, voluntariado e concursos. 

Por fim, criar o seu próprio portfólio pode ser uma ótima forma de começar a colocar a mão na massa.

4. Busque Feedbacks

Para fechar a lista, buscar feedbacks é uma excelente forma de saber no que melhorar, em especial, nas habilidades que você percebe ter dificuldades, mas não sabe o que fazer para resolver o problema.

Porém, como fazer isso?

O primeiro passo é escolher o momento certo e a pessoa para quem pedir. Em seguida, selecione o assunto, por exemplo,  um feedback sobre as suas habilidades de liderança. Para isso, você pode escolher algum colega que realizou um trabalho em grupo na faculdade, com você, e questionar:

Nome, eu elaborei o planejamento do nosso trabalho e dividi e supervisionei as atividades de cada um. O que pensa sobre a forma como foi feita essa divisão? Houve dificuldades da sua parte ou de outros membros devido à forma como desenvolvemos o trabalho?

Perceba a importância de ser específico, pois assim você obterá melhores insights. Não se esqueça de estar aberto a ouvir oque vai ser dito e refletir sobre o que pode ser feito após o feedback. Afinal, ele é uma forma de melhorar e não definir a sua capacidade.


Agora, é só colocar as dicas em prática e começar a desenvolver as soft skills que o mercado mais procura.😉



Denunciar publicação
    010

    Indicados para você