Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Vamos falar sobre hobbies?

Vamos falar sobre hobbies?
Jeanne Delava
Sep. 27 - 6 min read
020

Leitores e leitoras, como vocês estão?

Vocês já pararam para pensar em quanto tempo vocês usam para fazer atividades simplesmente porque vocês gostam?

Vamos lá, pensem comigo...

Quantas vezes nos últimos dias você parou para fazer algo como cozinhar coisas novas ou dançar uma música qualquer?

E nas últimas semas.... nos últimos meses?

Um pouco difícil de pensar, não?

Se você se lembrou de muitas vezes em que isso aconteceu, fico muito feliz!! Mas, se não foi o seu caso, nós precisamos bater um papo sincero.

Você está preparado??

jon stewart GIF

A nossa conversa aqui vai tratar de algo bom simples: hobbies!

Mas, o que são hobbies?

Hobby é uma palavra da língua inglesa cuja tradução é passatempo. Passatempo, por sua vez, nada mais é do que uma atividade praticada por prazer nos tempos livres.

Mais importante, essa atividade é feita por vontade própria em busca de satisfação e alegria. E, de quebra, traz equilíbrio a nossa vida. Isso porque um hobby funciona para nós como um período de desligamento, relaxamento e alívio do ambiente de trabalho.

Além de ser um momento para você mesmo e para você, literalmente, se expressar sem medo de ser feliz (se for em grupo, vai na cara e na coragem mesmo haha).

Mas o ponto preocupante é o seguinte:

Antes da pandemia, já era muito difícil separar a vida profissional da pessoal durante nossos dias. (OBS: mesmo que alguns de nós não tenhamos um trabalho, com vida profissional eu quero dizer as coisas da faculdade, estudos e afins)

No momento em que estamos agora, onde todo mundo está a maior parte do tempo em casa, ficou ainda mais complicado. 

Agora, nós temos que tomar cuidado para que as horas de passatempo não se transformem em momentos de trabalho. (E falo isso por experiência própria, muitas vezes eu me pego checando o e-mail ou entrando em contato com algum professor enquanto converso com minha mãe)

Por isso, é muito importante que nós realizemos tarefas que nos deixem satisfeitos e sejam outras fontes de realização. Inclusive, ao começar um novo hobby, é muito importante buscar assuntos que estão distantes de sua vida profissional para encontrar um equilíbrio e, ainda, aprender coisas novas.

Alguns psicólogos afirmam que o hobby precisa ser colocado na rotina e não ser apenas uma opção. Ou seja, você precisar deixar um horário reservado para ele para evitar que outros compromissos surjam em seu dia e você mande seu hobby para encanteio.

league one basketball GIF by Lansing Ignite FC

Se depois desses belos benefício, você ainda está em dúvida se deve ou não manter um hobby regularmente, vou te dar alguns motivos para acabar com essa indecisão.

Um hobby nos ajuda a...

  • Ter mais experiências para compartilhar

É isso mesmo que você leu, um hobby nos traz inúmeras experiências novas e nos ajuda a expandir nosso repertório de vida. Você pode conhecer novos lugares, ler novos livros, aprender sobre novos asuntos e muito mais.

Imagina só o tanto de coisa que você pode vivenciar e compartilhar com o mundo?? 

  • Aliviar o estresse

Lembra sobre o momento de desligamento e alívio que eu te disse antes? Pois então, ao nos proporcionar isso, nossos hobbies são uma ótima forma de nos mantermos concentrados no presente, ou seja, no aqui e agora (já publiquei sobre esse assunto em específico, o artigo pode ser encontrado aqui).

Eles nos ajudam a deixarmos de lado as preocupações e investirmos todo nosso tempo no que estamos fazendo no momento.

  • Ter mais paciência

Esse benefício aqui é mais fácil de ser notado em atividades onde você aprende alguma coisa nova. Essas atividades nos ajudam a respeitar a curva de aprendizado e esperar para ver os resultados aparecem (percebi isso quando resolvi tocar violão, pois foi somente depois de alguns meses de prática que consegui começar a tocar músicas).

  • Conhecer novas pessoas

Muitas atividades podem ser feitas em grupos. Elas, além de serem um ótimo momento de interação, ajudam no bom e velho networking que é bom pra todo mundo, né? A melhor parte é que, ao praticar hobbies que sejam no coletivo, você não vai estar simplesmente encontrando novas pessoas, mas vai poder conhecer pessoas que possuem os mesmos interesses que você.

well done ok GIF by funk

Certo, agora que nós já entendemos o que são hobbies e porque eles são importantes, que tal conhecermos um pouco sobre nossas possibilidades?

Eu serparei alguns exemplos de atividades que podem ser feitas em nosso tempo livre por serem prazerosas. Tem para todos os gostos: para quem gosta de atividades lentas ou paradas, curtas ou longas.

Alguns exemplos de hobbies:

  • Atividades físicas: andar de bicicleta, volei, natação, skate, corrida, escalada, dança, surf, artes marciais, academia;
  • Novas habilidades: cozinhar, jardinagem, escrever, decoração, fotografia, pintura, maquiagem;
  • Atividades musicais: aprender a tocar um instrumento, juntar-se a um coro, formar ou juntar-se a uma banda.

Tá achando que acabou???

Naaaada disso, ainda tem mais:

Excited No Way GIF by SNAKEHIPS

  • Lazer: viajar, colecionar objetos, cinema, teatro, shows, apresentações musicais, livro;
  • Concentração: meditação, yoga;
  • Artes manuais: aquarela, corte e costura, crochê, escultura, sketchbook, encadernação;
  • Trabalho voluntário: ensinar pessoas com dificuldades, auxiliar em hospitais ou organizações sem fins lucrativos, ajudar na organização de eventos.

Chegamos ao final de mais um post aqui na Comunidade do Estágio!!

Obrigada por sua leitura e, agora, eu gostaria de saber um pouco sobre você: o que gosta de praticar em seu tempo livre? Como tem sido praticar nisso em meio a pandemia?

Sinta-se à vontade para nos contar um pouco e mandar aquele feedback.

Até o próximo post!! 


Report publication
    020

    Recomended for you