Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Guia prático para viver o momento presente

Guia prático para viver o momento presente
Jeanne Delava
Aug. 14 - 8 min read
050

Essa semana eu estava ouvindo um podcast do Hal Elrod (o criador do "Milagre da Manhã", caso você não se recorde do nome) e ele contou sobre uma situação mais ou menos assim.

Estava ele e a esposa sentados no quintal de casa quando ele olhou para ela e disse algo como:

- Querida, vamos ficar um momento em silêncio? Observe as árvores, escute os pássaros e respire.

Breath Uy GIF by Dominicana's Got Talent

Eles passaram poucos minutos totalmente em silêncio e, após esse momento, Hal fez algumas perguntas e o diálogo se seguiu mais ou menos assim:

- O que você notou, querida?

- Foi calmo.

- O que você sentiu?

- A brisa tocando minha pele.

- E você se preocupou com alguma coisa?

- Não.

- Tinha algum problema, algo que te incomodava?

- Nada, foi calmo e tranquilo.

- Essa é a essência da vida: o momento!


E é após essa pequena introdução que eu começo (de verdade haha) meu diálogo com você, querido leitor.

Você já prestou atenção na batalha que acontece dentro de nós a todo momento?

Seus arrependimentos do passado e suas preocupações com o futuro estão constantemente brigando por um lugar em sua mente e em seus pensamentos.

O ponto é que, quando isso acontece (e olha que acontece em mais de 90% do tempo), esse misto de angústia e ansiedade te invade e ele acaba jogando o momento presente para escanteio.

Aí você deve estar se perguntando...

Mas qual o problema disso tudo, Jeanne?

O problema é que você acaba entrando em um loop infinito. Você está sempre buscando, pensando ou esperando o futuro, só que esse futuro nunca chega.

Vou dar um exemplo para ficar um pouco mais fácil.

Digamos que você está andando de ônibus, indo para o trabalho. Eu posso apostar que sua cabeça está cheia de questionamentos sobre o que você vai fazer no trabalho, como você vai fazer, quais desafios você irá enfrentar ou com quem você irá falar.

Porém, quando chega o momento de tudo isso que você estava imaginando, sua mente já está novamente pensando no futuro. Você já começa a fazer planos para quando chegar em casa e para o dia seguintte.

Dessa forma, vira um ciclo sem fim, endenteu? Você está constantemente na busca pelo futuro mas, quando o futuro chega, você já está pensando em um futuro mais distante.

loop GIF

Certo, mas o que tem de errado com esse loop, Jeanne?

O fato é que, por conta disso acontecer na maior parte do tempo, você nunca está realmente presente no momento atual, ou seja, no agora.

Nós (eu, você e a maioria das pessoas) estamos sempre sendo estimulados por todos os lados. Por isso, não temos o costume de aproveitar nossos momentos, não conseguimos estar completamente presentes.

E, se não estamos completamente presentes, não conseguimos viver nossa vida por completo. Porque como Hal mesmo diz...

O momento que você está agora é a única coisa real no mundo.

Esse momento em que você está lendo esse artigo (que é diferente do momento em que estou escrevendo), é a única coisa que pode ser sentida. E ele está acontecendo para todo mundo, em todos os lugares. 

Qualquer coisa que você faça agora, é a ÚNICA COISA REAL nesse momento, então por que não aproveitar da melhor maneira possível?

E você sabe o que pode ganhar simplesmente desfrutando do presente?

Você pode ganhar aquela calma e tranquilidade que observamos no diálogo do começo do artigo.

Siga meu conselho para ver se funciona:

come ricky martin GIF

Olhe ao seu redor, no lugar em que você está agora. Você pode olhar rápida ou calmamente, a decisão é sua. Só peço que você tire os olhos da tela e olhe tudo que está à sua volta.

Você está vendo algum problema?

Consegue ver algum arrependimento do passado? 

Eu acredito que não.

É SÓ VOCÊ. Talvez com alguma companhia, ou algum ruído, mas continua sendo só você nesse momento, observando o agora.

Quando você está presente, seus problemas estão longe. Você se concentra e aproveita o que está acontecendo agora, então não sobra espaço para todas as outras coisas.

Só que falar é fácil, não é mesmo? É bem complicado conseguirmos focar no momento presente em meio a esse mundo frenético e cheio de estímulos em que vivemos.

Mas eu estou aqui para te ajudar!!!

Juntei pontos importantes comentados pelo Hal e alguns hábitos que venho tentando adotar e, então, criei uma lista com 5 DICAS para estar verdadeiramente presente.

(sugiro que você separe um pedaço de papel e caneta, ou tire um print da tela pra que possa se lembrar disso depois)

Agora, com vocês....

Big Eyes Wow GIF by TV4

As 5 Dicas para estar verdadeiramente presente:

  • DICA NÚMERO 1

Veja e observe tudo que está em seu campo de visão: o seu cérebro pode processar muitas coisas ao mesmo tempo, então usar isso a seu favor é um ótimo conselho. Se você assimila o que está ao seu redor, você se concentra nisso e não deixa espaço para sua mente alternar entre o passado e o futuro.

  • DICA NÚMERO 2 

Tenha contato com a natureza: estar nela é uma ótima forma de estar presente, pois não temos como ser estimulados por eletrônicos. Além disso, podemos observar e sentir a brisa, ouvir os pássaros e contemplar tudo isso. O momento perfeito para se acalmar e fazer as coisas no seu tempo.

  • DICA NÚMERO 3

Medite: a meditação é uma das formas mais recomendadas de acalmar a mente, pois ela permite que você se sinta mais tranquilo e analise algumas coisas com mais clareza. Em suas primeiras experiências, é importante que você dê algo em que seu cérebro possa focar, seja a respiração ou a repetição de uma palavra

  • DICA NÚMERO 4

Quando você for fazer algo, use todos os seus sentidos: preste atenção ao maior número de sensações possível, levando em consideração os cinco sentidos.

Por exemplo: ao lavar os pratos, se concentre no cheiro, na sensação da água, do sabão, do utensílio, etc. É uma ótima técnica que te auxilia a se manter focado no aqui e agora.

  • DICA NÚMERO 5

Coloque um alarme ou lembrete para te lembrar de dedicar um tempo para estar totalmente presente: na correria da rotina, você pode se esquecer de parar, respirar e acalmar. Para evitar isso, deixe um horário programado ou escolha uma ferramenta que te ajude a lembrar.


Essas dicas são tão simples e fáceis de serem aplicadas, mas infelizmente não as colocamos em prática, o que faz com que não tenhamos o costume de concentrar nossa atenção no presente.

Algo que precisa ser esclarecio aqui é que estar presente não significa não pensar no futuro, é só se desligar desses pensamentos por um tempo. É importante pensarmos no futuro e definirmos nossas metas e objetivos, mas não devemos viver no futuro ou no passado.

Porque a nossa vida acontece aqui e agora, nesse exato momento.

A vida é para ser vivida, então viva ela em sua plenitude. 

Esteja presente, aproveite o momento e tenha uma vida completa.

(Ps. Se você ficou curioso e deseja ouvir na íntegra sobre tudo que Hal fala, você pode ouvir esse episódio de seu podcast aqui.)

Por último mas não menos importante...

Agradeço muito por chegado ao fim desse artigo e espero que as dicas possam te ajudar a viver uma vida mais completa. Caso coloque uma delas em prática, volte aqui e me conte sobre sua experiência :)


Report publication
    050

    Recomended for you