Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Timidez ou introversão?

Timidez ou introversão?
Kamila Camargo Dolinski
Sep. 22 - 2 min read
010

Oioi galera, no último post entendemos um pouquinho sobre a timidez e quais as maneira de superá-la. Mas, você sabe a diferença entre a pessoa tímida e a introvertida?

 

Bom, a informação mais importante é que a timidez se caracteriza como um sentimento relacionado ao medo do julgamento alheio, já a introversão é um comportamento, ou seja, o introvertido continua se relacionando normalmente, mas prefere estar em ambientes calmos, que as tarefas a serem realizadas sejam feitas de maneira individual.

Timidez e falta de jeito nos quadrinhos de Tony Cardoso – Satirinhas

O quadrinho acima, do autor Tony Cardoso, ilustra de maneira simples o comportamento de uma pessoa tímida: nervosismo, dificuldade em exprimir o que pensa e sente, além da dificuldade de interagir com o outro de forma espontânea. Características essas que existem devido ao medo do julgamento alheio, apesar disso essas pessoas almejam pelo contato social porém esse desejo é na mesma proporção do seu medo...

 

Já o próximo quadrinho, do mesmo autor, ilustra o comportamento de uma pessoa introvertida:

 

antissocial

Diferentemente do tímido o introvertido sabe muito bem como manter e guiar uma conversa, quando necessário se saem muito bem em meio a multidão, entretanto, são mais quietos, não gostam de expor sua individualidade, preferem um pequeno grupo de amizade e também adoram um ambiente calmo e solitário.  Pessoas com essa personalidade tendem a ser boas ouvintes e possuem um autoconhecimento de dar inveja!

 

Após essas breves explicações é perceptível que o introvertido não possui nada da timidez, já o tímido tem a introversão como uma de suas características principais.

Pois quando essas características são somadas com todo o medo existente dentro dele ele irá acabar evitando o contato social, não por vontade própria, mas porque o seu medo fala mais alto e o impede criar laços sociais.

 

 

E aí, você possui alguma dessas particularidades? É tímido ou introvertido?

 

Caso o a sua situação seja a timidez recomendo que leia o post anterior: Sou tímido e agora?

 

Nesse post dei algumas dicas de como deixar a timidez de lado e arrasar no seu networking.

x-men goodbye GIF

 


Report publication
    010

    Recomended for you