Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sou tímido e agora?

Sou tímido e agora?
Kamila Camargo Dolinski
Sep. 17 - 4 min read
040

Eai galera, tudo bem? Semana passada falamos sobre networking e ficou claro a importância dele, mas e agora? Sou tímido e não consigo me relacionar de forma eficaz com as outras pessoas, o que fazer? 

 

Primeirante devemos ter o conhecimento sobre o que é a timidez:

Segundo o especialista norte-americano Bernardo Carducci, a timidez é geralmente o desconforto e inibição do comportamento na presença de outras pessoas, esse especialista explica que o tímido se sente inseguro e apreensivo quando precisa lidar com situações desconhecidaas.

 

E isso acontece porque o indivíduo sente medo de como será sua performance e desenvoltura diante de novas pessoas, ele sente medo do julgamento alheio, e procura fugir de ambientes assim estando sempre presos a sua zona de conforto.

 

Logo, podemos perceber que a timidez é uma resposta ao medo.

 

É muito importante destacar que a timidez é diferente da introversão. De acordo com esse mesmo especialista, Bernardo Carducci, os introvertidos não são necessariamente tímidos, pois esses possuem autoestima o suficiente para se relacionar com outras pessoas, porém prefere o isolamento e sente aconchego na solidão.  (na próxima matéria iremos entender melhor sobre a introversão)

 

Agora, por que a timidez pode ser prejudicial?

 

Como você já sabe manter uma rede de contatos saudável é essencial para o sucesso tanto da sua vida pessoal quanto da profissional, logo,  a timidez atrapalha -e muito- esse tipo de relacionamento  sendo prejudicial para sua vida.

 

Caso você seja uma pessoa tímida não se apavore pra tudo há uma solução e nesse caso não vai ser diferente, vou te dar cinco dicas para vencer esse comportamento e melhorar sua qualidade de vida.

 

Presta atenção e guarda essas dicas com você!!!!!

stitch ok GIF

1-Elimine suas crenças limitantes: crença limitante é aquilo em que você acredita e que te limita de alguma forma, você toma uma determinada ação como verdadeira e se sente incapaz de realizá-la. O ponto aqui é deixar de acreditar na sua incapacidade de se sair bem em uma conversa.

 

mean girls lindsey lohan GIF

2- Aceite e aprecie a rejeição: é super importante ter em mente que nem sempre seremos aceitos e okay, tudo bem, tranquilo, acontece !!!!!

É algo normal e não é por causa disso que devemos nos fechar em nosso mundinho, ao sair da nossa zona de conforto  devemos ter em mente "qual o pior cenário que pode acontecer aqui?" e  então ficar tranquilo caso este cenário ocorra. Só não podemos deixar  de dar o pontapé inicial apenas por causa disso.

 

talk love GIF by stickfiguregirl

 

3-Acredite em você:  saiba que você possui um potencial enorme, todos nós possuimos, e a timidez não define ninguém. Uma boa ideia é praticar alguns exercícios que estimulem a autoconfiança.

 

bob esponja GIF

 

4-Exercite seu músculo social: uma vez ouvi um podcast em que podcaster usava exatamente esse termo "músculo social" para se referir a nossa capacidade de relacionamento social, ele fazia um paralelo de que a nossa comunicação é como um músculo e então é necessário exercitá-la, pois os pequenos contatos que temos vão nos dando mais segurança para que ampliemos a nossa rede de contatos.

 

talking homer simpson GIF

 

5-Trabalhe a postura corporal: a forma na qual uma pessoa se porta diz muito sobre o que ela é. Manter a cabeça erguida, evitar ficar com os ombros caídos, controlar a respiração e evitar ficar de braços cruzados são apenas alguns exemplos de como melhorar sua postura durante uma conversa. Essas ações simples, mas eficazes, passam segurança e disfarçam sua timidez. 

                                                                      

Espero que você aproveite as dicas e arrase no seu networking!!!

savvy shields wink GIF by Miss America

 


Report publication
    040

    Recomended for you