Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Série: Inteligência Socioemocional

Série: Inteligência Socioemocional
Ana Carla Gouveia
Sep. 27 - 2 min read
000

Chegamos na parte dois da série da resenha do livro Inteligência Socioemocional, de Augusto Cury e darei continuidade sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado. Segue abaixo algumas das causas da SPA:

  1. Excesso de informação.
  2. Excesso da atividades.
  3. Excesso de trabalho intelectual.
  4. Excesso de cobrança.
  5. Excesso de uso de uso de celulares, internet, computadores.

Sabemos que todo excesso é uma falta e esses excessos geram uma avalanche de informações, que são armazenadas no córtex cerebral sem a autorização do Eu e com isso, satura a Memória de Uso Contínuo.

Cury traz como uma solução para a SPA a técnica D.C.D. que é Duvidar, Criticar e Determinar seus pensamentos e assim, conseguir gerenciar suas emoções e liderar o próprio Eu.

A técnica D.C.D. deve ser realizada dezenas de vezes por dia, com muita vontade de reorganizar e reescrever a própria história, como se fosse um grito de liberdade, a fim de que a pessoa possa controlar a própria mente e não o inverso. É necessário proteger e administrar a emoção, preservar a juventude no único lugar em que não é admissível envelhecer: no território da emoção. 

O livro traz ainda importantes temas como a depressão, que é o último estágio da dor humana, o risco de suicídio, dependências de drogas e álcool , sentimentos de culpa asfixiante e como podemos ajudar mediante tal situação.

Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela na realidade não quer acabar com a  com a própria existência, mas sim com sua dor, seja qual for: autoabandono, sentimento de exclusão, humor deprimido, conflitos internos...  Filosoficamente falando:

Todo pensamento de sobre a morte é uma manifestação da vida, pois representa a mente viva pensando na morte, não a morte pensando em si mesma. Quem pensa em morrer tem, na realidade, fome e sede de viver.

Por hoje é isso, espero que vocês aguardem com paciência o próximo e último artigo da série, e como de costume, vou deixar aquela reflexão:

" E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."

João 6:35

Uma boa semana para você na doce paz e presença de Deus. #usemascara

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you