Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Resiliência

Resiliência
Rodrigo Carrijo Pimentel
jul. 3 - 3 min de leitura
000

 

Gostaria de externar minha felicidade em poder, escrever nessa comunidade tão especial, um lugar democrático e tão legal para expor os nossas ideias.

Hoje eu vou escrever um pouquinho sobre resiliência, uma palavra que de certo modo apareceu a pouco tempo no nosso vocabulário do dia a dia.

Eu venho refletindo nessa palavra a duas semanas, na semana passada meu texto não foi suficiente em palavras e  ideias para ser publicado, para vocês vêrem , que não é qualquer texto para ser publicado, por isso quando conseguimos passar pelo critério de publicação já é motivo de grande alegria para nós estudantes e acadêmicos.

Fui pesquisar no dicionário o significado de resiliência e descobri que tanto pode ser usada na física , quanto na linguagem. Na primeira quer dizer de um corpo que elevado a altos níveis de tensão , quando solto ele passa ser o mesmo de antes em sua forma física , ex: elástico, a gente estica ele quando solta volta ao seu tamanho normal. E o segundo que é característica do ser vivo se adaptar  a lugares ou habitat que não são o seu  ou se desenvolver em lugares inóspitos. ex: uma flor que nasce no meio do concreto , quem nunca viu ?

Continuei minha pesquisa na própria biologia , descobri um animal micro , quase imperceptível ao olho nu, visto que seu tamanho pode chegar no máximo a 0,5mm.

O que me impressionou nesse micro animal de 8 patas , é sua alta capacidade de se adaptar a qualquer ambiente. Ele pode viver tanto em altas temperaturas,  como em baixíssimas , no gelo. Pode também ficar mais de trinta anos sem comer ou beber nada e mesmo assim sobreviver.

O que eu quero dizer é que temos que ser resilientes na vida , porque nós não sabemos quando vamos ter que sair da nossa zona de conforto e se reinventar.

Vamos supor ,é um exemplo bem simplório, uma pessoa está casada há 20 anos , possui uma vida tranquila e segura ao lado de seu par, quando ele ou ela decide ir embora . Você que não estava preparado para isso agora , de repente vai ter que se acostumar com uma nova realidade , as vezes você não precisava ao lado dessa pessoa de trabalhar para se sustentar, agora vai precisar.

Temos que estar preparados para nós adaptarmos a certas condições que a vida pode nos impor e muitas vezes podem ser condições muito duras e aí vamos suportar ou não eis a questão? 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você