Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quando se trata de liberdade de escolha profissional, o que será que tem por trás ?

Quando se trata de liberdade de escolha profissional, o que será que tem por trás ?
Laís Santiago
Jun. 17 - 5 min read
000

 

Fala galera,tudo de boa ? Vamos que vamos!!

Então... esse lance de escolher, de ficar em dúvida é uma coisa complicada para muita gente.

Você se vê em ''cima do muro'' ou com medo de escolher ?

Ou depois que escolhe, segue com medo,mas agora devido achar que escolheu errado ?

E se estiver escolhido errado,vai fazer o quê ?

Se tratando de escolhas profissionais, muita gente dá uma pirada,pois acha que errou e não pode voltar ou não poderá mudar,recalcular a rota, não é verdade?

Já estive nesse grupo durante anos da minha vida galera e posso te dizer o seguinte :

Você não está sozinho (a) nessa e tem solução !

Uma coisa que é fundamental entender, podemos sim, recalcular a rota, e não é o fim do mundo querer repensar a sua carreira, suas escolhas ainda na graduação,pelo contrário.

E existe uma demanda grande quando se trata de universitários que querem trocar de curso,e às vezes já estão no 6° semestre,7° semestre devido ter medo ou achar que é muito tarde para trocar e vão protelando...

Realmente não é tarefa fácil,ainda mais para fazer sozinho(a),por isso que tem casos  em que os estudantes chegam para fazer o processo de reorientação  já adoecidos, devido vários anseios e medos que vieram passando, sem a orientação de um profissional especializado.

Quer saber mais a respeito desses medos que causam as crises universitárias?Clique aqui.

Muitos orientadores profissionais e de carreira preferem recomendar que o estudante faça sim uma reorientação,mas em paralelo,a terapia também é necessária. Não são todos os casos,mas acontece.

Pois, a  escolha profissional traz com ela outras questões que atravessam a sua identidade profissional  e estão conectadas ao social , à família, influência que o orientando sofre do meio em que vive e nem todos sabem lidar com isso.

Clique aqui, para entender melhor esses fatores destacados no trecho acima.

Geralmente a galera que faz reorientação precisa com urgência ressignificar sua trajetória até chegar ao exato momento que está,pois, vem carregado(a) de culpa,com sensação de tempo perdido.

Também  pode acontecer de chegar ao fim do processo de reorientação e a pessoa conclua que terminar a graduação é o melhor, no momento. Isso não deixa de ser uma escolha consciente,mas pode construir com o apoio do seu orientador ,por exemplo,um planejamento de transição de carreira que permitirá que ela entenda qual caminho seguir após término do processo.

O ideal é procurar ajuda o mais rápido possível,pois no começo do curso pode ser mais fácil contornar ou até mesmo sair  e ir para outra graduação que faça mais sentido para você , e priorize sua saúde mental e faça escolhas saudáveis.

Quer saber de forma mais aprofundada e leve, a respeito de reorientação?    clique aqui.

Hoje em dia são inúmeras opções de cursos disponíveis,o que faz aumentar a dificuldade de escolha,ou seja, mesmo ''nadando em uma mar de alternativas'' que  essa tal liberdade oferece, te faço a seguinte pergunta:

Escolher sem critérios ou escolher qualquer coisa,faz sentido para você ?

      O detalhe está em aprender a escolher.

Existe na orientação profissional (OPC) o chamado luto, que nós profissionais da área entendemos ser uma dificuldade no processo de escolha, devido ser complexo. Pois, a partir do momento que realizamos uma escolha,isso significa que renunciamos a uma infinidade de possibilidades e essas não escolhidas, permanecem idealizadas por nós.

Por isso que é comum ficarmos com aquela sensação que algo pode estar errado e acabamos não ficando confiantes,pois a verdade é que não podemos escolher fazer tudo. E pode vir o famoso arrependimento.

#ficadica

  • É  necessário se autoconhecer para escolher seja o que for.
  • Aprender a escolher é fundamental,saber priorizar também.
  • Entender onde está (momento atual) e aonde quer chegar.
  • Se não escolher,escolherão por você,é fato!
  • Não terceirizem suas escolhas ,cada indivíduo é único!
  • As escolhas sempre estarão conosco para tudo na vida e em vários momentos diferentes da carreira, da 1° escolha (saindo do ensino médio e indo para faculdade) até a aposentadoria.

 

''A liberdade de escolha se tornou a maior dor e a  maior delícia dessa geração.''

                                                               Fabiana Abath 

 

E você,o que acha dessa liberdade de escolha que temos hoje em dia ?

Te ajuda ou atrapalha?

Consegue lidar ou te aflige ?

Deixem aqui nos comentários.

 

Inté...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you