Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Crises Universitárias, o que sabe você sabe a respeito?

Crises Universitárias, o que sabe você sabe a respeito?
Laís Santiago
Aug. 20 - 4 min read
030

 

Falem comigo!

Tudo bem ??

    Demorei ,mas postei e espero que gostem ,já é um assunto que venho estudando algum tempo e que tem super a ver com orientação profissional, mas por incrível que pareça, não se houve falar muito ,apesar de se ter muitos artigos acadêmicos voltados para esse tema e até mesmo relatos de universitários em algumas reportagens.

    

 

As principais queixas dos universitários são:

- Depressão

- Ansiedade

Alguns principais motivos dessas queixas:

- Provas

- Apresentações de trabalhos

- Preocupações a respeito de carreira e mercado de trabalho

- Acúmulos de tarefas

- Pressão da família

- Incertezas da vida profissional e pressões da vida adulta

- Medo do desemprego

-Pressão por bom desempenho

-Adaptação na  vida universitária e criar uma rede nova de contatos

- Dificuldade financeira

- Não identificação com o curso

-Fatores situacionais como: moradia ,tempo, logística  e saúde.

-Dificuldade de conciliar trabalho com a graduação

     Trouxe algumas dessas dores, por serem muito importantes de se falar em ambientes acadêmicos ,um dos relatos que me marcou bastante, foi alguns universitários dizerem o quanto que a  saúde mental do universitário ainda é um tabu nas instituições de ensino, fazendo assim com que muitos não se sintam à vontade em relatar o que se passa, principalmente no início, no período de adaptação (saindo do ensino médio e entrando no ensino superior).

       Sendo assim, somente 40% dos estudantes que entraram no nível superior concluíram a graduação, no mesmo curso em que ingressaram, entre 2010 e 2019. Por outro lado, a taxa de desistência acumulada é de 59%, no mesmo período, segue o senso de educação superior de 2019,clicando aqui.

     Os orientadores profissionais e pesquisadores da área de educação  entendem que essa mistura de fatores sociais, psicológicos , pedagógicos e de escolhas profissionais são fatores principais que justificam essa grande evasão universitária no Brasil.

    Em 2015 o MEC começou a entender que  era preciso haver uma reforma do ensino médio (daí que surgiu a ideia do novo ensino médio) , o mesmo enxergou que nosso é deficitário. Atrasadinho né? Trazendo com ele o projeto de vida que é justamente para trabalhar o pessoal, social e profissional dos estudantes, antes de entrarem na facul. Segue a matéria clicando aqui.

Acolhimento

    Como reitera Tania Mello ,coordenadora geral do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE) , da Unicamp, o acolhimento do estudante que passa por dificuldades envolve o atendimento psicológico e de saúde, se necessário, somado à orientação de estudos e de carreira.

Atenção!!

   “O Brasil tem apenas 8% dos alunos do ensino médio em programas vocacionais. A falta de orientação contribui para que haja uma desistência significativa dos jovens que ingressam no nível superior”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho em 2016.

    Então galera... como dá para ver o efeito é dominó . Que a orientação profissional possa a cada dia ser melhor divulgada para que uma quantidade maior de jovens possam se beneficiar dela e passar a fazer  escolhas profissionais mais saudáveis e assertivas. 

    E se tem alguém por aqui, repensando a escolha, entenda que isso é o que mais acontece. E se for necessário, procure um profissional orientador para tomar a melhor decisão possível em relação a sua carreira, não precisa fazer isso sozinho, pois a decisão perfeita não existe. Mas, há quem trabalhe em estado de amor, sim, como diz a galera que trabalha na Workalove, e em falar nessa Edtech,vocês a conhecem? Caso não, fiquem à vontade,ela vem construindo um trabalho maravilhoso, acelerando carreiras,não só de universitários através de parcerias que faz com as instituições de ensino por todo o Brasil,tem muito conteúdo na dua página do YouTube.

 

OBS: Para quem quiser saber de uma forma mais aprofundada é só ir ao amigo do peito chamado Google e digitar: dores ou crises universitárias.

 

Sempre torcendo por noiz ! 

 

                                                                              

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

 


Report publication
    030

    Recomended for you