Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Piloto Consciente ou Piloto Automático, e aí você é qual ?

Piloto Consciente ou Piloto Automático, e aí você é qual ?
Laís Santiago
Sep. 3 - 4 min read
030

 

Falem comigooo!

E aí, tudo tranquilo? Torcendo que sim!!

    Para começo de conversa, vou falar de Reorientação Profissional, mas de uma forma não muito tradicional, digamos assim. Vamos fazer algumas reflexões básicas através das seguintes indagações abaixo:

1- Caso esteja insatisfeito com sua escolha de curso acadêmico, tem noção do motivo?

2- Escolheu esse seu curso se baseando nas matérias que mais gostava ou que tinha melhores notas na época da escola?

3- Escolheu o que seus pais disseram que é melhor para você, e agora está dando ruim, e não sabe lidar com isso?

4- Quando estuda  a grande maioria das matérias da grade, fica se perguntando o que está fazendo estudando aquilo? E vem à cabeça com frequência, a cobrança de quais disciplinas ainda se identifica e se vale seguir com a formação?

 5- Escolheu baseado no status social que a profissão irá lhe trazer como benefício e na questão financeira?  E agora seu propósito está gritando, dizendo que algo está errado, mas você ainda não sabe exatamente o que pode ser?

6- Escolheu, pois está na moda e é mais fácil de arrumar emprego?

7 - Não consegue enxergar-se exercendo a profissão?

                         

      Relaxa... pois o que posso dizer é que nem tudo está perdido. Essas perguntas são justamente as angústias mais comuns que não só os universitários, mas estudantes até mesmo de ensino técnico passam.

      Se tratando do mundo das escolhas profissionais, em que temos a primeira escolha ,que muita das vezes, não é feita de maneira consciente e saudável, acaba gerando um "efeito colateral'' que é a insatisfação com o curso e transformam esses futuros profissionais em pessoas infelizes na vida.

      A solução  é repensar essa escolha e entender que isso a cada dia vem sendo comum e não é um crime voltar uma ''casa'' para andar duas. E melhor que isso, é saber que hoje em dia pode-se recorrer a um orientador profissional para fazer um processo de reorientação e está tudo bem.

     A  reorientação pode ser  um pouco dolorosa, a depender do nível de autoconhecimento ,de como está sendo a trajetória de vida desse orientando, da pressão social e familiar que ele pode está sofrendo. Durante o processo poderão ressurgir gatilhos que precisarão ser trabalhados, mas o trabalho da orientação profissional é acolhedor demais, e geralmente traz alívio e um resultado muito positivo.

    Em outro artigo meu, eu falo justamente das angústias que geram crises universitárias para que possam entender os motivos que estão em torno delas e que impactam nesse  59% de universitários no Brasil que não terminam suas graduações, o que é um número assustador. A falta de orientação profissional para jovens é uma das causas principais, em 2016 o ministro da educação relatou que apenas 8% dos alunos do ensino médio estavam em programas vocacionais/ profissionais. Segue o artigo, clique aqui.


      É muito comum as pessoas escolherem conforme os critérios das perguntas 2,3 e 5. É errado? Não, necessariamente. As vezes terceirizamos  as nossas  escolhas, ou seja, permitimos , seja lá por qual motivo for, que outros escolham por nós, ou escolhemos baseado nas escolhas de outras pessoas, a questão não é achar  o vilão da história, o importante nesses casos é repensar se serve para você tal critério.

                                               Seja um piloto consciente! 

      Autoconhecimento é a chave para a  porta das soluções pessoais e profissionais ,o que serve para sua mãe, pai ,tio ,vizinho e amigo pode não servir para você, seja você o protagonista!

     Procure um bom profissional de orientação, hoje temos vários, seja no Linkedin ou Instagram, e temos com várias formações diferentes, não precisa necessariamente ser um psicólogo como muitos acham , a realidade hoje é outra, qualquer dúvida falem comigo no Linkedin ,clique aqui ou troquem por aqui mesmo, sintam-se à vontade.

Inté...

 

#torcendopornoiz

#acreditoemumavidauniversitáriasaudável

 

 


Report publication
    030

    Recomended for you