Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O surgimento do Google imagens

O surgimento do Google imagens
Elen Cristina
Sep. 14 - 5 min read
080

Apesar de ser uma das ferramentas mais uteis criada, e que todo mundo use todos os dias você já se perguntou como surgiu a ideia para criação dessa ferramenta?

O Google imagens surgiu por causa de um vestido, acredita?

Como assim um vestido? Como os outros aplicativos que foram criados por causa de alguma grande necessidade o Google imagens surgiu por causa da curiosidade de várias pessoas. Chega até ser engraçado essa história.

Tudo aconteceu quando a cantora e atriz, Jennifer Lopez usou o jungle Dress vestido da marca Versace, na cerimônia do 42º  Grammy Awards em 23 de fevereiro de 2000. O vestido foi feito de chiffon seda verde, tecido transparente foi impresso com folha tropical e padrão de bambu, e cortado com um decote muito baixo que se estendia bem passando pelo umbigo da JLO, enquanto a cintura do vestido era cravejada de quartzo e foi desenhado pela estilista Donatella Versace. Esse vestido também foi uma virada para estilista pois ele foi lançando após a morte do irmão Giovanni Versace que era o estilista principal da marca (tem uma serie que conta essa história: The Assassination of Gianni Versace: American Crime disponível na Netflix). Esse vestido fez tanto sucesso que foi escolhido para ser exposto na coleção do Fashion Museum Bath's Dress of the Year – como vestido do ano. Sem falar que ele é um exemplo chave da estreita relação entre moda, celebridades e publicidade.

Então após Jennifer Lopez aparecer no tapete vermelho com esse vestido, basicamente o mundo foi à loucura pois todos queriam ver ela com esse vestido, então começaram várias pesquisar no Google para achar a foto, só que na época não existia uma ferramenta em que aparecia apenas imagens só links e isso gerou uma enorme decepção nas pessoas pois ao clicar nesses links não tinha as imagens que buscavam. No site do Grammy foram baixadas as fotos dela 642.917 vezes em apenas 24 horas após o evento. No dia seguinte, JLo foi capa do L.A. Times sem ter ganhado nenhum prêmio – e o guitarrista mexicano Carlos Santana, que faturou oito Grammys naquela noite pelas canções do álbum Supernatural, ficou só com uma notinha de rodapé. (KKKKKKKKKKKKK A JLO LENDARIA)

Em 2015 o CEO Eric Schmidt, escreveu um artigo para o site Project Syndicate: “Na época, foi o termo de busca mais popular que nós já havíamos visto, Para ele, o usuário não queria mais saber apenas de texto e o Grammy daquele ano apenas confirmou isso. Mas nós não tínhamos um tiro certo que pudesse dar aos usuários exatamente o que eles queriam: JLo usando aquele vestido. Assim nasceu o Google Imagens.”  Com isso o Google viu uma oportunidade e eles procuraram uma maneira de extrair todas as imagens ligadas a uma palavra-chave e junta-las em outra ‘’ aba’’ na página de busca. O Google Imagens nasceu já no ano seguinte com um acervo de 250 milhões de fotos.

Em 2019 em uma brincadeira o Google fez um cartão com o nome da Jennifer Lopez como Chief Inspiration Officer, CIO (chefe de inspiração, algo do tipo haha) e ela também fez um vídeo para o youtube contando sobre o momento.

19 anos após JLO parecer usando o vestido, em comemoração o Google fez uma parceria com a estilista Donatella Versace para recriar o vestido e também apresentar alguns recursos da empresa durante um desfile. Em 2020 durante o Versace woman’s spring-summer fashion show após Donatella usar o Google Assistent pedindo imagens do vestido icônico usando pela JLO em um momento único de surpresa, ela entra na passarela usando o vestido e enquanto desfilava o Google usou o aplicativo de pintura de realidade virtual Tilt Brush para "decorar o espaço da passarela com obras de arte digitais inspiradas na nova versão"(é de tirar o folego esse momento, pois quem não viveu a época teve essa sensação assistindo e sem falar que esse desfile foi muito lindo e impactante quando aparece a Donatella no canto do palco conversando com o google assistent e logo depois a JLO entrando. >clicando aqui< vocês podem assistir o desfile 18:20 é quando começa).

Eai, Já agradeceram a JLO hoje por ter ''criado'' o Google imagens ?

 


Report publication
    080

    Recomended for you