Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como Fazer Uma Marca Se Tornar e Permanecer Como "Top Of Mind"?

Como Fazer Uma Marca Se Tornar e Permanecer Como "Top Of Mind"?
Lucas Pegázi
Sep. 13 - 7 min read
060

De qual marca você lembra primeiro quando se fala de achocolatado? E de Fast Food? E pasta de dente

É exatamente isso que significa ser uma marca Top of Mind! haha

Traduzindo literalmente, Topo da Mente! Ou seja, é a primeira marca, a referência que vem à sua cabeça logo ao pensar em determinado produto ou serviço. Em uma expressão brasileira poderíamos entender melhor como “na ponta da língua”.

Mas como conseguir esse efeito na cabeça do consumidor? Como se tornar uma grande referência a ponto de ser lembrado instantânea e involuntariamente? Vem comigo que te mostro! Aproveita e já curte esse conteúdo e compartilha com seus amigos 😜

high five schitts creek GIF by CBC

Quando você quer corrigir algum erro de caligrafia feito à caneta, você pega um corretivo ou um Liquid Paper? E aquele bolo de pote sabor Ninho com Nutella que todo mundo gosta, será que o leite em pó usado realmente foi o Ninho? E o creme de avelã era mesmo Nutella? Ou será que a marca já está tão enraizada na cabeça das pessoas que, independente do produto ser realmente dessas marcas, as pessoas os chamam pelos nomes delas?

No caso de alimentos, pode ser que a pessoa queira gastar menos, mas passar a impressão de um produto melhor, utilizando produtos baratos e dando nome dos produtos mais reconhecidos e de maior qualidade (mais caros) no mercado. Mas aí já são outros 500 né? Vamos voltar ao foco rs.

O que estou querendo dizer é que, de fato, os produtos ficam tão marcados na cabeça das pessoas que acabam substituindo a categoria inteira de produtos de que faz parte. O Miojo, por exemplo, substitui toda a categoria de macarrão instantâneo. Bizarro né?!

Antes de terminar de ler deixe aqui nos comentários, quais as primeiras marcas que vieram à sua cabeça quando perguntei lá em cima? Veremos se realmente faz sentido conforme mais gente for comentando =)

Obs: é pra dizer a primeira marca que veio à sua cabeça, não a que você mais gosta hein rs

 

“Estar no topo da mente do público não necessariamente implica ser líder de mercado, mas, muitas vezes, essa relação existe. Alcançar essa condição passa por ações que vão desde investimento em branding à presença no cotidiano das pessoas”

 

Qual A Importância De Ser Uma Marca Top Of Mind?

No tempo em que estamos vivendo temos informações em excesso, não é mesmo? Informações que às vezes nem procuramos saber, mas de um jeito ou de outro acabam chegando até nós. Imagina só você conseguir ser o centro das atenções nesse turbilhão de informações automáticas. Deixa eu falar de outro jeito rs. Imagina só alguém fazer uma pesquisa no Google e sua empresa, aparecer em primeiro lugar na pesquisa. Seria excelente, porquê, normalmente, os primeiros resultados das pesquisas no Google são os primeiros a serem clicados e são os mais acessados. Quase ninguém desce pra ver os links que estão mais embaixo.

Ser uma Top Of Mind tem essa mesma importância! Se sua marca é a primeira que vem à cabeça das pessoas, elas não vão ficar pensando muito em adquirir outros produtos ou serviços quando já tem você como primeira referência! Pode até ser que sua marca não seja a escolhida por fatores como distância, deslocamento, financeiros ou outros, mas pode ter certeza que é ela quem estará sendo desejada 😉

E tem outra! Quem lembra do famoso Marketing Boca a Boca? Então, nada melhor do que uma boa indicação, o que ainda tem uma enorme relevância hoje! Eu mesmo quando quero indicação de algum restaurante, por exemplo, pergunto num grupo qualquer de Whatsapp e pronto. É tanta sugestão que fico até mais indeciso do que já estava antes (risos).

Já falei sobre o Marketing Viral antes, e olha como ele é importante aqui também.

Hoje sabemos que é possível ver as avaliações dos produtos e serviços, feitas pelos próprios clientes e usuários, no Google (falando dele de novo). Se seu cliente tiver uma boa experiência com sua marca, ele pode avaliá-la bem e sugerir para outras pessoas que ainda não experimentaram o que você oferece. Agora pensa se várias pessoas começam a falar bem da sua marca nas redes sociais, o impacto que isso iria causar! O destaque que isso te daria!

 

...Mas Atenção!

“Ser um Top of Mind é ser positivamente lembrando, mas não necessariamente ser o mais consumido.”

 

Como Se Tornar Uma Marca Top Of Mind?

Aqui vão algumas dicas para sua marca não sair da cabeça do seu público, igual aquela música chiclete não sai da sua cabeça 😋

 

- Invista em Branding, monte suas estratégias!

Construa a identidade da sua marca! Defina as missões, visões e valores dela. Essa é uma estratégia de longo prazo, e é preciso ser reforçada constantemente para facilitar a comunicação com seu público e permitir que ele se identifique com seu negócio.

 

- Defina sua persona, faça pesquisas!

Não adiante se posicionar de uma maneira e querer atingir um público que não compactua com suas ideias e valores. Faça pesquisas de satisfação e estudos de mercado para saber se suas ideias estão alinhadas com seu público.

 

- Ofereça produtos/serviços de qualidade, faça com excelência!

Preciso nem falar nada, né? A dica sozinha fala por si só.

 

- Passe credibilidade, seja verdadeiro e honesto!

Se o Branding da sua marca foca em sustentabilidade, você precisa focar em produtos e serviços sustentáveis. Seria um tiro no próprio pé querer parecer uma coisa mas no fim das contas ser outra. Para garantir que você esteja no “topo da mente” do seu público de forma positiva, é preciso que o branding, público-alvo e produto estejam completamente alinhados.

 

- Esteja presente no cotidiano das pessoas, interaja!

Invista em divulgação constante para que esteja sempre na mente das pessoas. É aquele ditado né: quem não é visto não é lembrado! Se você se tornar parte do cotidiano das pessoas, fica mais fácil de ser lembrado e se tornar referência!

 

Espero que tenham gostado =)

Se tiverem dúvidas e/ou sugestões, deixem aqui nos comentários!

 

Referência:

Redator Rock Content. Top of mind: como ter o nome da sua empresa na cabeça dos consumidores rockcontent.com, 2019. Disponível em: rockcontent.com/br/blog/top-of-mind. Acessado em: 13/09/2020


Report publication
    060

    Recomended for you