Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A Chave Para Alcançar O Marketing Viral!

A Chave Para Alcançar O Marketing Viral!
Lucas Pegázi
Aug. 30 - 6 min read
020

Um conteúdo viral é qualquer tipo de mídia que se propaga em um curto espaço de tempo, assim como um vírus. Por isso tem esse nome! Ha.

Pode ser qualquer tipo de mídia, uma foto, um áudio, um tweet, um vídeo no YouTube ou uma publicação no Facebook. Quando essa informação começa a ser compartilhada muito rápido, atingindo um grande número de pessoas num curto espaço de tempo, dizemos que ela viralizou.

Beleza, mas como fazer esse marketing viral?

 

É quase impossível saber qual publicação vai viralizar, porque elas dependem única e exclusivamente da interação do seu púbico. Por isso, vou lhe apresentar algumas estratégias que você pode usar para aumentar as chances de ter sua campanha viralizada!

yey GIF

 

Lembrando que a nossa intenção é viralizar a informação. Já estamos cansados do vírus COVID-19, por isso continue lavando as mãos e se cuidando, haha.

 

Primeiro é preciso definir qual mensagem você quer transmitir. Uma mensagem bem estruturada é tudo, né amados? Quando você consegue atingir seu público alvo, ou seja, sua persona, naturalmente eles compartilham porquê se identificam com a sua ideia. Aí seu conteúdo começa a se tornar viral à medida que sua ideia fica exposta para um novo público, que talvez você nunca conseguisse atingir de uma forma orgânica.

Olha que genial! É mais ou menos assim que também funciona o Marketing de Guerrilha (se quiser saber mais sobre o marketing de guerrilha, curta essa postagem, compartilhe e marque 3 amigos nos comentários).

Pronto, Marketing de Guerrilha feito com suce$$o! É isso mesmo rs.

Agora vou listar algumas dicas para você, futuro Digital Marketer (é esse o nome que se dá? Nem sei rs), pôr em prática. Mas antes já vou logo avisando que é preciso dominar o assunto para transmitir o conteúdo certo. O aspecto viral será uma consequência.

 

Como Bombar na Rede Com o Mkt Viral?

1 - Faça as pessoas se sentirem inteligentes!

Quando você compartilha algo na internet, provavelmente você se identificou muito com a ideia de quem criou aquele conteúdo e quis fazer parte daquilo. Logo, você tem a sensação de estar contribuindo com aquele pensamento, o que te faz agregar valor.

 

2 - Faça conteúdos curtos e de fácil compreensão!

A maioria dos conteúdos virais são bem pequenos. Os vídeos costumam variar de 30 segundos a 1 minuto, apenas.

As pessoas têm momentos muito curtos de atenção, por isso é preciso de estratégias que prendam a atenção delas à sua publicação. Divida os textos em partes, crie listas numeradas, crie subtítulos, use imagens, GIFs, etc. Tudo isso bem organizadinho para envolver mais o seu público, além de facilitar o entendimento do conteúdo.

Criei esse artigo aplicando exatamente essas estratégias!

Se você está lendo até aqui, é porque deu certo! Repara só rs.

 

3 - Crie abordagens humanizadas!

Você pode ser mais direto ao falar com seu público. Chame-os pelo nome, fale na primeira pessoa do singular, não use muitos termos técnicos, seja dinâmico e menos formal. Eu costumo escrever alguns textos, dependendo do conteúdo e do público alvo, como se eu estivesse conversando pelo Whatsapp. Fica parecendo uma história contada mesmo, como uma conversa entre amigos. Quer ser mais humano e informal do que isso, meu filho?

 

4 - Estimule e interaja com seu público!

Se você sabe bastante sobre um determinado assunto, invista nele! As pessoas adoram curiosidades e aprender coisas novas. E você, como um expert no assunto, irá ajuda-las! Quanto mais seus assuntos despertarem interesse no seu público, mais eles vão querer discutir sobre.

Por isso, sempre deixe um espacinho para os comentários! Faça um Quizz, abra caixas de diálogo, peça sugestões, abra votações, etc... Isso é muito importante e faz total diferença!

 

5 - Use memes e não perca o timing!

Os memes sozinhos já falam por si só, não é verdade? haha. E eles já são - tão maravilhosos - automaticamente viralizados! Olha que oportunidade boa pra você pegar uma carona na onda dos memes!

Só que, a fama dos memes acabam muito rapidinho né, porque o tempo todo tem meme novo surgindo. Existem algumas exceções porquê tem meme que é muito bom e fica sendo usado pra toda vida. Mas não vamos apostar que isso irá acontecer. Então, quando surgir um meme novo, PEGA E USA NAQUELE MESMO MOMENTO! Se for esperar, o assunto vai mudar, o meme vai expirar e você vai dançar.

 

6 - Permita e estimule o compartilhamento!

Deixe explícito que a divulgação do seu conteúdo está liberada, usando apenas a regra de que os créditos são da publicação original, ou seja, a sua. Inclusive, peça para que compartilhem! Ser referência para outros sites pode ajudar a divulgar seu conteúdo em diversos canais e a conquistar um novo público.

 

7 - Construa a postagem conforme a rede social!

Se for publicar no Facebook, escreva conforme as pessoas escrevem lá, ou seja, com uma forma mais facebookiana se é que você me entende. O perfil das pessoas no Facebook é diferente do perfil das pessoas no Twitter, logo, se você quer atingir um determinado público numa determinada rede social, adapte sua publicação à qual está escrevendo.

 

“Fazer com que seu marketing de conteúdo seja viral não é uma ciência exata. Mas se você seguir estas estratégias, você certamente pode aumentar sua chance de ter um conteúdo viral que lhe permite alcançar a exposição que deseja. “

 

E aí, gostou do conteúdo e das dicas que dei pra vocês? Agora sim o Marketing Viral está mais factível hein! Conta pra mim nos comentários, qual dica você mais gostou e qual vai tentar aplicar.

Escreva pra mim também se tiver mais dicas! Networking é tudo!


Report publication
    020

    Recomended for you