Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O Autoconhecimento Como Habilidade Comportamental

O Autoconhecimento Como Habilidade Comportamental
Daniel Siqueira
Aug. 11 - 3 min read
010

Em 2019 e 2020, vi muitas publicações e conteúdos sobre o termo Inteligência Emocional. Cheguei a pesquisar e acompanhar um pouco desse tema e até a comprar livros sobre. Mas, acredito que só desenvolvi essa habilidade em minha vida através do autoconhecimento e dos momentos que tive comigo durante a pandemia COVID-19.

O autoconhecimento é uma habilidade comportamental que todos devem desenvolver durante a sua vida. Não somente para o mercado de trabalho, mas também para manter bons relacionamentos e uma boa rede de contatos em seu ciclo social.

Muitos ainda não sabem, mas, eu tenho um perfil no instagram onde falo compartilho dicas sobre produtividade e organização e graças a esse perfil, também, que pude me conhecer melhor e desenvolver diversas outras habilidades exigidas no mercado de trabalho e em um ciclo social.

Mas, o que é "autoconhecimento"?

De acordo com a definição do Google: "conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc."

E, atrelado à inteligência emocional, o autoconhecimento é justamente você saber:

- O que causa as suas emoções
- Como você lida com elas
- Como o seu corpo reage
- Como você reage
- O que vem na sua mente em determinadas situações
- Quanto tempo você demora para voltar ao estado neutro
- Como você lida com as pessoas

Essas são algumas das reflexões que você precisa se observar e fazer para conhecer mais do seu interior. É preciso saber lidar consigo mesmo para conseguir lidar com outras pessoas. 

Se você trabalha ou já trabalhou, sabe que um escritório geralmente é bem agitado, são pessoas falando com você enquanto você faz uma demanda, são tarefas que se tornam urgentes do nada e você precisa manter a sua inteligência emocional para não acumular tarefas e ficar estressado, certo?

Utilizando ainda o exemplo acima, quando você conhece os seus próprios limites, você é capaz de manter o controle quando isso acontece. Você sabe exatamente o que precisa ser feito e o que não precisa ser feito. Sabe como reage e sabe o que não deve falar ou fazer.

Para finalizarmos, eu te recomendo separar um momento para refletir sobre as questões anteriormente citadas. Pegar um caderno ou até mesmo online para evitar o acúmulo de papel, e escrever as respostas que estão em sua mente e depois avaliar o que você escreveu.

Não deixe de conhecer o seu próprio eu!!


Report publication
    010

    Recomended for you