Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novembro Azul: Saúde também é para homem!

Novembro Azul: Saúde também é para homem!
Pricila Halana Melchior
nov. 11 - 3 min de leitura
000

Muito Boa Noite Querido(A) Leitor(A)!! Espero que esteja bem :D

Se o Outubro foi Rosa, o Novembro é Azul!!

 

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). (Ministério da Saúde)

 

É inimaginável que ainda as estatísticas sobre esse assunto sejam tão elevadas em pleno século vinte e um, onde a informação é 24 horas na palma da mão. 

Acredito que seja muito relacionado ao "pré-conceito" que muitos homens sentem quando o assunto é saúde!

Principalmente, a deles!

Sem sombra de dúvidas que a questão cultural criada bate fortemente quando se trata de assuntos que são tabus em vários lugares. Basicamente, a sociedade deve se reconstruir em relação a isso! Urgentemente!!

 

17 de Novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul que teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

 

Minha gente!!!

Se teve esse movimento fora do BR, pode apostar que a proporção de mortalidade de homens estava chamando a atenção da comunidade da saúde. Essa que por vez, foi buscar as causas dessa letalidade e se deparou que o homem não cuida da sua saúde como deveria! Mesmo tendo casos na família, a ideia de que homem não pode se submeter a determinadas situações fazia, e ainda faz, com que muitos não procurem ajuda. 

 

                              Lembrando que você não é um monte de ferro!!

 

Conforme o Ministério da Saúde:

- Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Se você sabe que  na sua família existe um histórico em relação a essa enfermidade, não deixe de se cuidar! Sua família lhe dará todo o suporte e amor que você precisa! Além deles contarem com a sua boa saúde para viver e aproveitar!

Já passamos da erra do julgamento, especialmente após a pandemia ter chegado e revirado a vida do mundo inteiro. Hoje, observa-se que gozar de boa saúde é como ganhar na loteria. 

Perca o seu "pré-conceito", e aqui, digo de homens e mulheres, pois não é apenas um gênero que procede de tal maneira e busque realizar seus exames anuais, cuidar de você!! 

Só você pode fazer isso por você!!! 

 

Abençoada seja sua Vida!!

Abraços

 

 

Novembro Azul Saúde Masculina Homem Ministério da Saúde

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você