Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Não minta sobre a demissão

Não minta sobre a demissão
Thaís Martins
Mar. 1 - 2 min read
030

Foi publicado um artigo no LinkedIn, nosso melhor amigo, referente a um assunto extremamente necessário e que ocorrem nos processos seletivos: demissão.

Ser demitido não é uma situação fácil. Após o desligamento inesperado sua autoestima fica abalada, começam os questionamentos, e então vem a insegurança de como explicar a demissão em uma nova entrevista de emprego.

Ter sido demitido alguma vez na vida não é motivo para desclassificar candidatos em processos seletivos, mas mentir sobre esse histórico sim.

Se o recrutador perceber que está mentindo (e eles conseguem ter essa percepção),  o candidato pode perder a oportunidade e causar uma péssima impressão. Sempre fale a verdade os motivos que levaram ao seu desligamento da empresa.

  • Explique a demissão, mas seja breve;

Não há necessidade de uma explicação longa sobre o desligamento da empresa. Pense em algumas frases objetivas para elucidar o que aconteceu sem parecer que você está na defensiva.

  • Não culpe o antigo empregador;
  • O que você busca é criar uma imagem íntegra para sua provável nova empresa e isso não se conquista jogando a culpa e difamando lugares por onde você passou. Seja franco e assuma suas responsabilidades. Caso o problema causador de toda situação realmente não tenha sido você, busque a melhor forma de comunicar isso para não soar imaturo.

 

  • Não fique na defensiva;
  • Sem orgulho! Seja sincero consigo mesmo e analise os fatos que o levaram à demissão. Faça uma reflexão e veja realmente o que deu errado. Não fique procurando culpados, pois eles não existem.

 

  • Construa uma resposta clara;

Antes de ir à entrevista, crie uma resposta concisa e clara a respeito de por que você foi demitido. Verbalize exatamente o que aconteceu, o que você aprendeu com ela, o que você faria de diferente e como você poderia evitar confrontos certos no futuro. Escreva para memorizar a resposta.

  • Pratique sua resposta;

 Pratique, para que você possa dizer de forma sincera e calma. Quem realiza o processo irá analisar mais como você se expressa do que o que você está dizendo. Concentre-se em como falar a sua resposta e como os outros vão percebê-lo.

Por fim, o ideal é buscar aprender com a situação, levantar a cabeça e partir em busca de novas oportunidades. Nada será tão bem exaltado como a sua honestidade!

 


Report publication
    030

    Recomended for you