Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como melhorar as suas chances de ser aceito em uma vaga de estágio

Como melhorar as suas chances de ser aceito em uma vaga de estágio
Matheus Osório
mar. 30 - 9 min de leitura
010

Conseguir um estágio é algo que muitos universitários e muitas outras pessoas almejam. Além de ser um veículo para o ganho de experiência profissional, pode ser o impulso necessário para o começo da vida profissional da maior parte das pessoas. No fim, é por isso e para isso que a Academia do Universitário e a Comunidade do Estágio existem, não é mesmo?


Nesta publicação, irei discutir meios para aumentar as chances de você ser selecionado para uma vaga de estágio.




Inscreva-se não em uma, nem duas, nem algumas, mas em MUITAS vagas de estágio!

O primeiro meio para se aumentar as suas chances é, obviamente, expandir a sua gama de inscrições.


A lógica é simples: se você se inscrever para apenas algumas seletas vagas, a chance de você ser aceito em alguma delas é muito menor do que, por exemplo, se você aplicasse para várias vagas. Para melhor entender essa lógica, pense no seguinte: a chance de você vencer a loteria é muito maior se você tiver dez mil bilhetes de loteria ao invés de um só bilhete. Perceba que vencer na loteria ainda é muito difícil, mas tendo mais "bilhetes" (ou seja, mais aplicações em diversas vagas) as suas chances de ser aceito serão muito maiores.


No entanto, devo notar aqui que isso não quer dizer que você deva se inscrever em todos os tipos de vaga, não importe os seus interesses. Há vagas por aí que você jamais aplicaria, pois consta como um trabalho presencial em algum lugar muito distante de onde você habita, o salário é baixo demais, não há benefícios como vale alimentação ou vale transporte, é um trabalho que você não tem o menor interesse ou perspectiva etc. Pense no que você quer em um estágio, e busque vagas por aí! Mas não seja tão seletivo ao ponto de fazer apenas um punhado de inscrições. Isso não é uma ideia inteligente.




Preencha o seu CV!

Ganhar experiência profissional com um estágio é muito importante, sim, e pode até mesmo servir para que você arranje um emprego como efetivado no futuro. Porém, primeiro, para conseguir um estágio, deve-se conseguir algum tipo de experiência prévia. Empresas preferem contratar estagiários com algum tipo de experiência do que nenhuma! Por isso, preencher o seu CV com experiências é tão importante assim.


Mas como posso conseguir experiência se nem mesmo consigo um estágio? Como posso ter experiência se nunca estagiei?


Ora, experiência não é só com trabalho ou com estágio. Você pode, por exemplo, inscrever-se em um voluntariado, juntar-se à atlética do seu curso da faculdade, fazer um curso (seja de excel, java, de alguma línga estrangeira etc.), publicar um artigo científico, fazer parte de um blog, envolver-se com um movimento estudantil etc. Tudo isso pode lhe render experiência, como habilidades de comunicação, de gestão, de escrita, de organização, de diligência e de planejamento, que são muito importantes para uma empresa que procura um estagiário experiente. Dito isso, saía de sua zona de conforto, e ganhe experiência por aí! Você não vai se arrepender.




Se passar para a etapa de entrevista, devidamente se prepare!

Essa parte se relaciona exclusivamente à etapa da entrevista para a vaga, que quase sempre é uma das últimas etapas antes de você ser contratado como um estagiário. É uma das etapas mais importante, porque é a grande peneira entre os candidatos. Você deve ter certeza que se destaca entre os demais candidatos para aumentar as suas chances de conseguir o estágio ambicionado.


E como que você pode se destacar à empresa entre os outros candidatos?


Você pode estudar previamente sobre a empresa em questão, ver os seus valores, os seus projetos e o que fazem. Isso é algo muito importante que, muitas vezes, é ignorado por candidatos que, consequentemente, tendem a não conseguir a vaga. As empresas valorizam isso, e você deve saber o que dizer à empresa, ou melhor, o que a empresa quer ouvir do candidato.


Estude-a antes de ir para a entrevista. Mostre o seu conhecimento e a sua capacidade à empresa. Melhore a sua postura frente à empresa, e ela lhe selecionará.




Tenha contatos que podem te indicar a uma vaga!

Sendo bem direto, há muitas empresas que se inclinam, primeiro, aos candidatos que foram indicados por alguém dentro da empresa, seja outro estagiário ou um efetivado. E isso pode ser muito útil para você!


Há vezes em que você pode ser o candidato mais bem preparado, competente e qualificado para a vaga, mas acabam por escolher outra pessoa... Por que? Geralmente, a resposta é porque tal pessoa fora indicada. Isso pode parecer injusto, e talvez realmente seja, mas é o jeito que as coisas são. No final, as empresas tomam as indicações como uma certeza de que tal candidato é competente para o cargo, ou que o mesmo, conhecendo alguém dentro da empresa, poderia ter um entrosamento melhor entre a equipe, ou até mesmo aprender a trabalhar em seu cargo mais rapidamente. Nem sempre esse é o caso, evidentemente, mas a questão é que, se você tiver um contato que pode te indicar para uma vaga de estágio na empresa em que trabalham, tente falar com essa pessoa! Isso pode aumentar exponencialmente as suas chances de ser aceito.




Aplique até mesmo para vagas que não tem o seu curso como requerimento!

Sei que esse ponto pode se assemelhar ao primeiro exposto nesta publicação, mas ele é sobre algo único que eu desejo falar sobre.


Há vagas que requerem com que você seja do curso X, mas você é do curso Y. Agora, digamos que o curso Y é suficientemente próximo do curso X em semelhanças profissionais. Imagine o seguinte cenário: se a empresa que está com a dita vaga não tiver candidatos com todos os requerimentos preenchidos — como muita experiência prévia, conhecimentos e habilidades específicas, ou coisas do tipo — ela pode recorrer a candidatos que não tem o requerimento de serem do curso X, e, consequentemente, buscarem o candidato mais competente, mesmo que ele seja do curso Y.


Exemplo: uma vaga de estágio requer que o candidato seja do curso de administração, tenha experiência profissional prévia, conhecimento em pacote office e fale francês e inglês. Todavia, a empresa não conseguiu achar, dentre os candidatos de administração, os outros requerimentos necessários, como alguém que fale francês, inglês, tenha experiência profissional prévia ou saiba mexer com o pacote office. Então, ela pode analisar os candidatos de outros cursos, como o de direito, Relações Internacionais ou contabilidade, e averiguar por um candidato que mais se aproxime aos demais requerimentos, apesar dele não ser do curso de administração.


Isso pode parecer estranho, mas acontece com mais frequência do que se pode imaginar. Há muitos casos por aí, por exemplo, de pessoas de Relações Internacionais sendo contratadas para vagas que eram reservadas para pessoas de comunicação ou direito.


Sempre tenha consciência, entretanto, sobre o primeiro ponto dessa publicação. Não se pode aplicar para qualquer vaga de estágio por aí. Há de se observar se é uma vaga de seu interesse, mesmo que ela não tenha como requerimento um curso no qual você não faz. Isso pode aumentar, mesmo que em escala reduzida, as chances de você ser escolhido como um estagiário. Contudo, é indiscutível que não é pertinente aplicar para uma vaga que nada tenha a ver com o seu curso, como alguém do curso de filosofia tentar se inscrever para um estágio com o requerimento de um curso de biomedicina.




Os dois "Ds": não desanime e não desista!

Muito embora possa se aumentar a probabilidade de ser aceito em uma oportunidade de estágio, é claro que isso não acontecerá muitas vezes. Na verdade, serão poucas as aplicações que você fará que serão selecionadas para as próximas etapas do processo seletivo da referente vaga, e ainda menos aplicações resultarão em você ser selecionado como um estagiário.


Mesmo assim, uma hora ou outra, seguindo os procedimentos aqui descritos, você conseguirá um estágio. Então, nunca desanime e nunca desista! Uma hora você conseguirá. Isso é certo. Sempre tenha isso em mente quando começar a sua jornada em busca de um estágio! Só continue tentando, que você logo será um estagiário. Tenha paciência!




É isso! Espero que todos vocês, leitores, consigam o tão sonhado estágio!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você