Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Apresente o diferente, seja excepcional!

Apresente o diferente, seja excepcional!
Maria Ghabryela Leite
Aug. 3 - 4 min read
000

Fazer uma apresentação na faculdade pode ser um diferencial na sua carreira, você pode está se projetando para os seus professores, futuros chefes, colegas de profissão e para ser marcante é necessário que no período acadêmico você construa uma autoridade. Uma boa apresentação pode abrir portas para diversos caminhos.  

Neste post você irá aprender a se preparar, a construir apostilas e slides, como lidar com perguntas e interrupções, com uma base sólida nestes pontos você terá conhecimento e isso desenvolverá sua confiança, pois agora você sabe o que está fazendo. 

1.Preparação 

Facilitador, Coach, Líder de Metodología, Detentor dos Processos ...

Não é dfícil fazer uma apresentação eficaz e se manter no assunto, mas para isso é necessário planejamento.  

Primeiro, crie a versão inicial dos seus slides, sempre com uma semana de antecedência da apresentação. Feito isso, deixe-o salvo e trabalhe com outra coisa nesse espaço de tempo, esse tempo afastado lhe dará mais clareza ao retomar para apresentação, nos últimos 3 dias volte aos slides e faça a edição final. Peça para que uma pessoa avalie seu trabalho, assim poderá corrigir erros de escrita, a qualidadade de apresentação e ver se o conteúdo está adequado.  Crie slides de reserva, com base nas perguntas previsíveis.

Pratique!

No mínimo 3 ensaios, em um local parecido ou no próprio local, quando ganhar confiança você pode convidar seus amigos próximos para uma plateia de ensaio. O objetivo é simular de perto, as condições reais que você vai enfrentar.

Trying To Keep Up GIFs - Get the best GIF on GIPHY

É importante que você saiba o caminho até o local da apresentação, o tamanho da sala, o número de lugares, o tipo de computador que irá apresentar, o microfone, e o tamanho da tela, cada uma dessas variáveis pode ajudar a diminuir sua ansiedade e melhorar sua autoconfiança já que estará com tudo sob controle.

5 situações em que toda pessoa que está sempre atrasada costuma ...

Chegue uma hora antes para 

Carregar sua apresentação, resolver problemas de áudio e vídeo e ficar á vontade no lugar

2. Produza um material para os ovintes acompanharem

 

Uma apostila que você produzir será levada pelos participantes, garantindo que guardem os pontos principais, também podem ser usados para apresentarem informações além do slides.

Elas devem ser distribuidas antes da apresentação, se for uma sala universitária você pode distribuir pelas cadeiras, deve ser acresentadas informações indiretas ligadas à apresentação como seus dados de contato é importante listar referências 

Revise sua apostila, antes de apresentar, é muito importante que ela não contenha erros.

Deixe claro que você apoia o compartilhamento, e disponibilize uma canal onde essas informações possam ser encontradas online.

Its Just Wild GIFs - Get the best GIF on GIPHY

3. Crie slides extraordinários

A aparência dos slides é algo que você deve se preocupar, entenda que aqui temos 2 regras : menos é mais e que consistência é tudo.

1º Menos é mais significa menos informações ao todo e menos complexidade.

2º Consistência é tudo, você tem que garantir que todos os seus slides tenham exatamente a mesma formatação em cada detalhe. Isso é mesmas fontes, uma palheta de cores específica e assim por diante. 

Quanto ao número de slides, depende muito do  que você vai apresentar mas lembre-se da primeira regra. Quero te ensinar a técnica dos 10 segundos. 

10...9...8...7...6...5...4...3...2....1

Qualquer pessoa da plateia dever ser capaz de entender o que o slide quer dizer em 10 segundos ou menos, desta forma você estará entregando algo sólido mas simples. 

 

Essas informações são básicas mas essenciais para que você inicie seu trabalho com excelência, no próximo post vamos falar sobre "Como se manter no assunto durante uma apresentação!"

 

Até mais galera! Um abraço e beijoooo da Ghaby! Lembrem sempre que a meta é melhorar 1% a cada dia! 

O que vocês acrescentariam para preparar uma apresentação? Me conta aí nos comentários! 

 


Report publication
    000

    Recomended for you