Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

5 etapas para você encontrar a competência reflexiva

5 etapas para você encontrar a competência reflexiva
Laís Santiago
jul. 12 - 4 min de leitura
2 Curtidas
0 Comentários
0

 

E aí gente, tudo beleza? 

Então... já ouviram falar a respeito dos 4 estágios de desenvolvimento das competências  ou hierarquia das competências ?

Se trata de uma teoria criada pelo  Martin M. Broadwell por volta de 1969 .

 Alguns autores anos depois ,citaram seu estudo em seus livros também  como '' estágios para aprender qualquer nova habilidade'' .

Essa teoria tem 4° estágios de desenvolvimento de competência, sendo que o 5° estágio foi adicionado bem depois por outra pessoa, seguem as etapas :

  1. Incompetência Inconsciente: “Não sei que não sei”.    
  2. Incompetência Consciente: “Sei que não sei”     
  3. Competência Consciente: “Sei o que sei”.     
  4. Competência Inconsciente: “Não sei o que sei”.
  5. Competência reflexiva :  “Sou capaz de transmitir e desenvolver ,ainda mais, o que sei”

Cada um desses estágios coloca as pessoas em um nível , levando em conta seus conhecimentos.  Esses estágios demonstram que os indivíduos no início sabem tão pouco, a tal ponto de não saberem identificar o que não sabem, por isso que é chamado essa primeira etapa de incompetência  inconsciente.

Ter consciência da incompetência para fazer algo é um passo muito importante para a aprendizagem. Nesse estágio que vem a vontade de aprender ,pois a pessoa passa a entender que existe a possibilidade de aprender  novas habilidades e procura saber o que fazer para se tornar competente no que quer.

Na competência consciente a pessoa volta a sua concentração toda para a atividade que está executando, geralmente a pessoa está começando a praticar com frequência essa nova habilidade e cresce a vontade de se aprimorar cada vez mais .

Quando o indivíduo nem se dá mais conta que faz, apenas faz, significa que ele domina totalmente ,como se fosse uma habilidade inata como dizem muito por aí, como se tivesse ''nascido com''. Esse momento significa que chegou ao 4° estágio : competência inconsciente.

Acredito que muitos devem se perguntar ,mas como chegar ao 5° estágio, se o 1° estágio é justamente o que ''não sei que não sei'' ?

 Como evoluir se nem sabe por onde começar ,não é verdade ?

É necessário investir em autoconhecimento, e se permitir conhecer coisas novas, arriscar a fazer ,não permitindo que o medo te domine. Para que a sua incompetência passe a ser consciente.

Quem nunca se viu em situações que nem sabia que não sabia fazer determinada coisa  e o quanto aquilo foi difícil para você ? Mas, só passou a saber ,pois colocou a cara no sol, como dizemos por aí... caso contrário ficarão estagnados! 

Em 2004 o David Balmer completou a hierarquia das competências ,trazendo a competência reflexiva “sou capaz de transmitir e desenvolver ,ainda mais, o que sei”. É um estágio em que o profissional é competente e  tem consciência reflexiva em relação a isso. Ele é capaz de analisar, aprimorar e transmitir o que sabe para  terceiros, pois tem ciência e domínio do que aprendeu.

Balmer entendeu que alguns profissionais poderiam sim, ser conscientes do que dominam . E se for parar para pensar, imagina se essa última etapa não existisse, como seria ? Pois, é justamente através dessas pessoas que podemos aprender mais ,é por intermédio dessa consciência que elas têm que permite as mesmas reproduzirem  seus conhecimentos  e assim podemos aprender também do que ela sabem.

Não esqueçam que o desenvolvimento das competências nunca é demais, precisamos sempre estar em busca de novos conhecimentos e aprimorar o que já temos ,lembra do lifelong learning ? Então... clica aqui para saber mais.

Quer se profundar nesse mundo das competências e habilidades ?

Se liga nas dicas abaixo :

Gaps de competência : o que fazer com o seu

Que CHA é esse, que não é de beber? Me explica aê!

 

Até...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
2 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você