Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Dicas para fazer a melhor redação no processo seletivo

Dicas para fazer a melhor redação no processo seletivo
Thaís Martins
Mar. 9 - 5 min read
000

 

Talvez você ainda não tenha passado por essa situação, mas é comum que algumas empresas peçam que os candidatos escrevam um texto em alguma etapa da seleção.

É sempre uma boa estratégia se preparar para isso! Fui a fundo e de acordo com o vagas.com, encontrei dicas relevantes pra você.

- Por que as empresas pedem redação no processo seletivo?

Quando as empresas pedem que os candidatos escrevam uma redação no processo seletivo normalmente elas querem avaliar alguns pontos, como:

  • A capacidade que você tem de se expressar de forma escrita;
  • A forma como você organiza ideias e conduz sua argumentação;
  • O conhecimento que você tem do idioma e da gramática.

Por isso, é importante ficar atento para não cometer erros de português.

- Como fazer redação para conseguir emprego/estágio

A redação do processo seletivo tem normalmente cerca de 20 ou 30 linhas. O tema pode ser livre ou pré-determinado.

A redação não é muito diferente daquela que você aprendeu a fazer na escola ou quando treinava para um vestibular, por exemplo.

1. Como escolher o tema da redação

Se o tema for livre, você pode escolher um assunto que seja confortável para você.

O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua.

É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal. Esse, aliás, pode ser um grande diferencial porque torna sua argumentação diferente da feita pelos concorrentes.

Se você investe continuamente na sua formação, uma ideia, por exemplo, é falar sobre educação continuada. Você pode começar falando sobre a importância de se manter atualizado, contar sua experiência – o que você estudou, o que cada curso trouxe para sua carreira etc. 

Evite assuntos polêmicos, tanto os assumidamente polêmicos como política, religião e futebol quanto os que podem ser mal interpretados, como família (ter ou não filhos) etc.  

2. Divida o texto em três partes

Na primeira parte do texto você deve apresentar o assunto – mesmo que ele seja proposto pela empresa. Exponha a ideia que você vai defender.

Na segunda parte, mostre seus argumentos. Por que você pensa dessa forma? O que você já leu sobre isso que possa citar? Mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sempre dá mais peso para sua argumentação.

Na terceira parte, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão, fechando o que foi apresentado no texto.

3. Faça um “esquema” (dica infalível!)

Para não se perder no texto, crie um pequeno esquema do que você pretende escrever, no cantinho da página ou mesmo mentalmente.

Se o assunto proposto for “educação continuada”, por exemplo, pense que ideia você vai defender, o que vai argumentar e que conclusão vai apresentar. Coisa simples:

Ideia: educação é indispensável para crescer na carreira;

Argumentos: tudo muda rápido, conhecimento da graduação fica antigo, fiz pós e fui promovido, fiz MBA e consegui outro emprego (contatos, conhecimento gerencial);

Conclusão: investir em educação continuamente fez toda diferença na minha carreira.

4. Use linguagem simples e direta

Use preferencialmente frases curtas, seguindo a fórmula infalível sujeito + verbo + complemento. Seja objetivo e evite palavras que você não tem certeza do significado.

É comum, por exemplo, pessoas usarem “assertividade” como qualidade de quem “acerta”. Assertividade é a característica de quem é “assertivo”, ou seja, alguém que demonstra firmeza nas atitudes e palavras, alguém que é direto, independentemente de estar certo ou errado.

Evite arriscar para não comprometer o entendimento do leitor. E, claro, muita atenção à gramática, pontuação, coesão e coerência do texto.

5. Evite gírias e excesso de termos em inglês

Mesmo que você seja fluente no idioma, evite termos que não são amplamente utilizados no Brasil. Claro que você pode dizer smartphone ou e-mail.

Evite, por exemplo, dizer forecast no lugar de previsão, profit em vez de lucro etc. Gírias também não trazem qualquer benefício para o seu texto.

6. Traga clareza e coerência ao texto

O texto precisa ser compreensível . Se você tiver de acompanhar para explicar o que está dizendo , ele não está bom o suficiente.

7. Pratique a escrita

Como Colunistas, sabemos que escrever é uma habilidade que você desenvolve apenas praticando. Não é diferente na redação para o processo seletivo. 

Isso significa passar um tempo escrevendo (sim!) e lendo (algo de qualidade).

Por fim, pense que escrever é colocar no papel ou na tela do computador o que você quer dizer para alguém. Não é mais complicado que isso!

Você precisa apenas ter tomar mais cuidado com as palavras que vai usar e ter certeza que a mensagem está sendo transmitida com eficiência.


Report publication
    000

    Recomended for you